Rodoviária Caxangá adquire 55 Mercedes novos

ônibus
Rodoviária Caxangá compra 55 ônibus Mercedes Benz. Executivos do Grupo Metropolitana estiveram na sede da fabricante em São Bernardo do Campo e conheceram, entre outros modelos, o superaticulado O 500 MDA. Foto: Divulgação Mercedes Benz.

Rodoviária Caxangá compra 55 ônibus novos Mercedes Benz
Empresa de Olinda se prepara para renovar a frota para o passageiro habitual e para atender demanda da Copa do Mundo de 2014
ADAMO BAZANI – CBN
Com a aproximação da Copa do Mundo de 2014, o poder público investe em novos sistemas de transportes para atender a população local e também a demanda maior que deve ser gerada pelo evento esportivo.
Se as prefeituras e estados investem em infraestrutura, como em corredores de ônibus modernos do tipo BRT – Bus Rapid Transit – as operadoras começa a renovar suas frotas, não só nas cidades-sedes mas também em municípios de grande e médio porte que têm ligação com estas cidades.
É o que ocorre em Olinda.
A Empresa Rodoviária Caxangá acabou de adquirir 55 chassis novos de ônibus da Mercedes Benz.
De acordo com a fabricante, com sede em São Bernardo do Campo, em São Paulo, foram 50 unidades de motor dianteiro OF 1721 Euro V e cinco ônibus articulados O 500 MA.
Os veículos vão operar em linhas integradas ao Terminal Xangá, em Olinda, que faz parte do sistema de Transporte da Região Metropolitana de Recife.
Em nota à imprensa, divulgada pela Mercedes Benz, o diretor do Grupo Metropolitana, Paulo Júnior, disse que a compra significa melhor atendimento ao passageiro e mais capacidade de transporte para a companhia.
O Grupo Metropolitana tem hoje cerca de mil ônibus, sendo que cerca de 95% do total são da marca Mercedes Benz.
Executivos do Grupo foram conhecer a planta de São Bernardo do Campo e as opções da empresa para sistemas de BRT – Bus Rapid Transit, tanto em relação a modelos de ônibus como assistência técnica e orientação com profissionais especializados nestes sistemas de operação.
Além dos chassis convencionais como o padron O 500, o de motor dianteiro OF e os micros LO, para os novos corredores, a Mercedes demonstrou o modelo que 0 500 MDA, denominado pela marca de superarticulado, que possui quatro eixos, sendo dois no “vagão” depois da articulação e maior capacidade de transporte em relação ao articulado padrão.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes