Zonas Sul e Leste lideram cadastro para Bilhete Único Mensal

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Ônibus em São Paulo. Zonas Sul e Leste lideram a procura por Bilhete Único Mensal. Nos primeiros dias de cadastro, mais de 5 mil pessoas se inscreveram para ter o cartão que possibilita o uso de quantos ônibus forem necessários por um valor fixo mensal. Foto: Adamo Bazani

Zona Sul lidera cadastros do Bilhete Único Mensal
Região Leste também concetrou alta procura
ADAMO BAZANI – CBN
Se depender dos primeiros dias de cadastramento pela internet, os passageiros das zonas Sul e Leste são os que mais vão usar o Bilhete Único Mensal, de acordo com a SPTrans – São Paulo Transportes, gerenciadora dos serviços na Capital Paulista.
As regiões, juntas, representam 56% dos cadastramentos feitos nos primeiros dois dias.
Até ontem a tarde foram feitos 5 mil 717 cadastros.
A divisão foi a seguinte:
1º) Zona Sul: 1644 – 29%
2º) Zona Leste: 1533 – 27%
3º) Oeste: 861 – 15%
4º) Centro: 842 – 15%
5º) Norte: 837 – 15%
Para se cadastrar, o passageiro deve informar um dos 96 distritos onde será retirado o Bilhete Único Mensal.
Os distritos mais registrados foram:
1º) Santo Amaro – zona Sul: 305
2º) Sé – Centro: 247
3º) Santana – zona Norte: 229
Quem se cadastrar até outubro deve receber o bilhete em novembro, quando a modalidade mensal passa a vigorar. Será possível, com um valor fixo usar quantos ônibus forem necessários no mês.
O mesmo cartão poderá abrigar os créditos nos moldes atuais, que dá direito ao uso de quatro ônibus em três horas, nas modalidades comum, vale-transporte e estudante.
Além de informar os dados pedidos na ficha de inscrição, o passageiro deve mandar uma foto 3 x 4 em arquivo eletrônico.
O objetivo disso é evitar fraudes, já que a foto será impressa no Cartão.
A prefeitura deve usar também o sistema de biometria, com reconhecimento da impressão digital e as empresas de ônibus poderão exigir que o passageiro apresente um documento com foto na hora de passar com o Bilhete Único Mensal pela catraca.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Como diria aquele personagem da Escolinha do Prof. Raimundo:

    “… TAVA INDO TÃO BEM …

    Conforme consta no post acima:

    “e as empresas de ônibus poderão exigir que o passageiro apresente um documento com foto na hora de passar com o Bilhete Único Mensal pela catraca.”

    Pegando um gancho na expressão utilizada pelo nosso amigo Renan, isso só pode ser ideia de um
    “VIÚVO DA CMTC”.

    Raciocinem comigo:

    Faz o cadastramento pela Internet, manda o arquivo com foto, espera uns dias e vai retirar o BUM, devidamente cadastrado.

    Na hora do passageiro usar o BUM, além de ter de passar na catraca (algo obsoleto e seu uso em 2014 é inadmissível) o passageiro ainda vai ter de se identificar ao cobrador.

    Continuemos o raciocínio:

    1) A verba gasta na estrutura do cadastramento do BUM, foi um desperdicio de verba pública

    2) O cadastramento foi inútil;

    2) Cobrador passou a ter Poder de Polícia;

    3) Já pensou o tempo que será gasto para cada passageiro até pegar o documento na carteira
    ou na bolsa e apresentar ao cobrador;

    4) Numa parada de um corredor se num Buzão forem embarcar 10 pessoas com o BUM e até todas se identificarem ao cobrador, imaginem como estará a fila de Buzão no corredor;

    5) O passageiro já se cadastrou, JÁ PAGOU ANTECIPADO, está de posse de seu cartão e ainda precisa se identificar. Isto me parece um julgamento antecipado, pois já está sendo presumido que o
    passageiro não é o dono do cartão.

    6) Sem contar as inúmeras brigas e discussões que serão travadas entre passageiro e cobrador.

    7) Outros.

    E depois querem fazer BRT, com a mentalidade de aplicar na prática a apresentação de documento de identificação ao cobrador e no momento da passagem da catraca.

    Não dá outra, só pode ser ideia de um “VIÚVO DA CMTC”.

    Esse procedimento de identificação do passageiro na catraca eu faço questão de ver ao vivo.

    Diante dessa aberração,antes do piloto partir com o Buzão, vou pedir ao piloto:

    a) A documentação do Buzão, para checar se está em ordem;

    b) A carteira de de habilitação do piloto para verificar se está na validade,

    c) Checar se tem o selo da inspeção veicular;

    d) Conferir se os pneus estão em condições de uso;

    e) O exame médico do motorista e do cobrador, para checar se eles estão aptos para trabalhar;

    f) A etiqueta que marca a troca de óleo para checar se esta tudo em dia;

    g) A ficha de manutenção do Buzão.

    Até checar tudo isso e se por um milagare o Buzão e seus operadores forem aprovados, SAMPA
    JÁ PAROU E ENTROU EM COLAPSO.

    “e as empresas de ônibus poderão exigir que o passageiro apresente um documento com foto na hora de passar com o Bilhete Único Mensal pela catraca.”

    RESPEITÁVEL PASSAGEIRO !

    PIADA OU ESPETÁCULO CIRCENSE ??

    Att,

    Paulo Gil

  2. alexandro disse:

    Imagine quando a máquina biométrica der problema …

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