Metra disponibiliza três trolebus para Aniversário de São Paulo

trolebus

O tradicional trólebus Marcopolo San Remo (amarelo), de 1982, restaurado pela Metra, será uma das atrações do passeio histórico em São Paulo. Veículo já foi destaque em edições anteriores Foto: Adamo Bazani

Metra vai disponibilizar três trólebus para passeio no aniversário de São Paulo
A SPtrans também vai colocar veículos para programa cultural com volta em pontos históricos da Capital Paulista

Como parte da comemoração dos 459 anos da cidade de São Paulo, a Metra, empresa que opera o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, em parceria com a EMTU e a SPTrans, disponibilizará três trólebus para um Passeio Turístico de Trólebus gratuito que percorrerá os principais pontos do centro antigo da cidade. Do Páteo do Colégio até Catedral da Sé, 12 ônibus circularão das 9h às 15h, em um percurso de 40 minutos.

Os trólebus partirão do Pateo do Colégio, onde a cidade foi fundada em 1554 por um grupo de padres jesuítas liderados por José de Anchieta, e farão um trajeto em baixa velocidade, passando pelo Mosteiro de São Bento; Edifício Martinelli, primeiro edifício construído em São Paulo; o Viaduto do Chá, o qual funciona como ponto de transição entre o centro antigo e o chamado ‘centro novo’; Theatro Municipal, fundado em 1911 na Praça Ramos de Azevedo, a Praça da República; o Edifício Itália, que por muitos anos foi o mais alto da cidade; Biblioteca Municipal Mario de Andrade restaurada em 2009; Academia de Direito de São Paulo; o Edifício Altino Arantes e a Catedral da Sé, marco zero da cidade.

A Metra disponibilizará três trólebus para o tradicional passeio que ocorre há oito anos. Um desses veículos é o Marcopolo Torino Scania Tectronic fabricado 1982, totalmente restaurado pela Metra, e que só circula em eventos especiais, como o aniversário de São Paulo e exposições de ônibus antigos. Já os outros dois trólebus são o Busscar Urbanus Plus, com piso baixo, que transitam normalmente nos corredores que a empresa opera entre Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e zona sul de São Paulo entre as regiões do Jabaquara e Berrini.

Conhecido como um veículo limpo, o trólebus funciona por meio da rede aérea elétrica e, não dependendo do motor a diesel, não emite poluentes que prejudicam o meio ambiente. O primeiro modelo transitou em 1900, na França, e, no Brasil, chegou em 1949, fazendo o trajeto da Praça João Mendes, no centro, ao Bairro da Aclimação, na zona sul.

Atualmente, a frota da Metra é composta por 280 veículos – entre diesel, trólebus e híbridos. Por mês, circulam no sistema cerca de 7,5 milhões de passageiros, num trajeto de 45 km de extensão distribuído entre nove terminais e 158 pontos de paradas de ônibus. A Metra é concessionária do Governo do Estado de São Paulo e opera no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e a extensão Diadema-Brooklin, totalizando 13 linhas.
Assessoria de Imprensa da Metra

Comentários

Comentários

  1. Roberto SP disse:

    Tai uma opção de passeio sensacional, neste ano vou organizar o grupo de crianças que trabalho com elas para esse passeio.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Sensacional !

    A Metra em Sampa, é festa mesmo.

    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    A única oportunidade que teremos de andar num BUZÃO LIMPO INTERNAMENTE, em Sampa.

    SPTRANS, não percam essa oportunidade e aprendam como se limpa um Buzão internamente.

    Metra, a licitação de Sampa vem ai, não esqueçam da gente, participem e ganhem, se no edital
    tiver como quesito o voto direto, já podem contar com o meu.

    Adoro quando utilizo um Buzão limpo internamente da Metra.

    PARABÉNS METRA !

    E como cidadão paulistano agradeço o presente,

    Se der, manda um “carro zerado” para fazer inveja e sucesso aqui em Sampa, libera mais 1 Buzão.

    Em tempo: Coloca um jogo de roda cromada no Buzão, ai fecha com chave de ouro.

    “Para irmos a uma festa devemos tomar banho antes; mas para chegarmos limpo na festa,
    só utilizando um Buzão da Metra ”

    UUUUUUUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    Adamo, capricha nas fotos com os Buzões da Metra nas principais paisagens de Sampa e depois
    posta aqui para todos apreciarem.

    Att,

    Paulo Gil

  3. Jackson disse:

    Que beleza acho que vou no centrão pra dar um role de torino ….. http://onibusbrasil.com/foto/1424894/

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading