EXPRESSO REDENÇÃO: É possível inovar e manter a tradição

onibus

Nova pintura da Expresso Redenção atendeu a um desafio: inovar , passar a imagem de modernidade, sem no entanto, deixar de lado a tradição de uma marca. Por isso, foram mantidos elementos como o sol, as montanhas e as estradas, características da região de origem da empresa. Foto: Divulgação

Redenção adota nova pintura
Desafio foi trazer ideia de renovação sem perder a tradicional identidade da empresa
ADAMO BAZANI – CBN
A empresa Expresso Redenção Transporte e Turismo Ltda, companhia de ônibus de fretamento de Taubaté, no interior de São Paulo, adotou recentemente uma nova pintura.
O objetivo, segundo a empresa, é passar a imagem de modernidade e de que a companhia sempre está acompanho as evoluções no segmento de transportes, o que inclui também o design dos veículos e das pinturas.
No entanto, o desafio foi modernizar e ao mesmo tempo manter a identidade tradicional da Redenção, que opera na região de Taubaté desde 1969.

onibus

E para passar a imagem de modernidade aliada à tradição, a escolha foi realizar uma pintura que se tornasse uma obra de arte em movimento. A inspiração veio do cubismo do século XX. Foto: Divulgação.

E um dos intuitos da empresa foi criar uma obra de arte em movimento pela pintura.
Para isso, após sugestões de diretores, funcionários, passageiros e até de busólogos, foi contratada uma agência de publicidade que pudesse reunir todas as ideias e ter como resultado, um visual arrojado, harmônico, mas tradicional.
Foram mantidos os elementos da natureza que remetem a paisagem de sol, montanhas e estradas, elementos típicos da região de origem da empresa.
Mas como ligar essa tradição à modernidade? Foi aí que entrou o Cubismo do Século XX. A inspiração veio de obras de renomados artistas como Picasso, Tarsila do Amaral e Romero Britto. O artista cubista tenta representar objetos e paisagens em três dimensões usando linhas retas e fluidas. Passa a ideia também de movimento e uma nova perspectiva de acordo com cada ângulo de observação.
Agora, imagine uma pintura que passa sensação de movimento num plano que realmente se movimenta, no caso a lataria de um ônibus?
O resultado agradou a empresa e os passageiros.
A pintura estampa dois veículos recentemente comprados pela Redenção. Trata-se de duas unidades de carroceria Marcopolo, Paradiso 1200, Geração 7.
Além de um novo conceito de pintura, a Redenção também traz serviços modernos nos ônibus, que contam com internet gratuita, apoio para descanso das pernas nas poltronas, sistema de contato com a empresa por código de barras e, para reforçar seu tempo de atuação no mercado, coloca nos veículos o selo com o slogan “Desde 1969”.
A pintura da Expresso Redenção é uma prova de que é possível inovar a identidade visual, sem deixar de lado a tradição e uma marca que cresceu junto com uma região.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Kaio Castro disse:

    Fica difícil estabelecer uma separação entre a nova pintura e a “viagem poética” a que nos remete o texto do jornalista. Um apaixonado e profundo conhecedor do assunto ônibus.

  2. Josue Marcio Lopes disse:

    Realmente. Parabens a Redencao..Nao negou sua tradicao, suas cores e marca. Sou favoravel a mudancas mas sem romper com a historia. Hoje vemos novas pinturas que nao lemnbam em nada a historia da empresa e de sua regiao

  3. A pintura anterior, a tradicional, tem simbolismo relacionado a redenção dos escravos libertos na região.

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    SENSACIONAL!

    Parabéns a todos, ao autor do design, a Redenção e a todos que contribuíram de uma alguma forma;

    Vale relembrar o ditado:

    Pela obra se conhece o autor.

    E a Redenção mostrou seu carinho pela obra, o que é imprescindível para tudo que se faça nesta vida, seja profissional ou pessoal;

    Se as rodas não forem de de alumínio, coloquem só falta esse detalhe para ficar 101 %

    Show! Show! Show!

    Att,

    Paulo Gil

  5. Reynaldo Godoy Filho disse:

    Parabéns pela nova pintura e pelo bom gosto. Reynaldo Filho(Ex-motorista da empresa/2003 a 2006)

Deixe uma resposta para Fernando NishimuraCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading