O novo ônibus urbano da Irizar na Europa

Irizar i3

Irizar i3 vai atender às necessidades de transporte urbano e interurbano. Veículo apresentado em Feira de Madrid tem piso baixo central e foi encarroçado sobre chassi Volvo B 7R. Foto: Leandro Ferreira/Transportes XXI

Irizar apresenta novo ônibus urbano na Europa
O modelo i3 segue as tendências de design da fabricante. Veículo é para aplicação urbana e intermunicipal. Para o Brasil, empresa ainda não tem planos para fazer veículos urbanos
ADAMO BAZANI – CBN
O veículo chama a atenção pelo o design e mostra que a Europa já incorpora conceitos de transportes rodoviários, como mais equipamentos de conforto, para os serviços urbanos.
O modelo i3, da Irizar, foi apresentado no salão de veículos comerciais em Madrid, na Espanha, FIAA Madrid 2012.

Irizar i3

Modelo segue as tendências de design da linha da Irizar e mesmo sendo um produto urbano usa elementos da linha rodoviária com o objetivo de oferecer mais conforto e sofisticação. Foto: Leandro Ferreira /Transportes XXI

Destinado para operações urbanas e interurbanas, o modelo traz elementos estéticos de toda a linha da marca, inclusive de rodoviários, com destaque para o conjunto óptico.
A unidade apresentada foi encarroçada sobre chassi B 7R da Volvo. A configuração é de piso baixo central(low entry). Além disso, a porta do meio possui uma rampa para acesso de portadores de limitações e deficiências.
A disposição interna de poltronas foi melhorada, segundo a Irizar, para comportar maior número de lugares, sem comprometer o espaço entre os bancos e o conforto. A versão de 12,5 metros de comprimento pode receber até 45 assentos. O Irizar i3 também pode ter a versão midi, intermediária entre micro-ônibus e ônibus convencional.
Foram usados novos materiais que deixam o veículo mais leve, resultando em melhor desempenho do motor e mais economia, ainda segundo a fabricante.
A estrutura segue o padrão europeu R 66/01. A parte da frente está mais resistente às colisões e o teto, mais rígido.
O modelo vai ser comercializado na Espanha e em Portugal.

Irizar i3

Interior do ônibus traz bancos mais confortáveis e modernos. Configuração do modelo de 12,5 metros pode comportar 45 assentos sem comprometer o espaço. Foto: Leandro Ferreira/Transportes XXI


ELÉTRICO:
O i3 também vai servir para o projeto de ônibus elétrico da Irizar. Hoje na Europa, as exigências por veículos com tecnologia de tração alternativa ao petróleo têm sido cada vez maiores. E a empresa não quer perder este mercado que está em crescimento, mesmo que ainda com a velocidade não desejada.
BRASIL:
A Irizar no Brasil, com sede em Botucatu, interior Paulista, fabrica apenas ônibus rodoviários. Na Fetransrio, evento organizado pela Fabus (Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus), Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) e OTM Editora, a empresa lançou o modelo para médias e longas distâncias Irizar i6. O ônibus, dotado dos padrões europeus de estrutura de carroceria, se situa entre o modelo Century e o topo de linha PB e é a aposta da companhia para aumentar a participação num mercado cuja predominância é da linha Geração Sete (G 7), da Marcopolo.
Para o Brasil, não há planos por enquanto de produção de ônibus urbanos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Com Carlos Moura, Transportes em Revista.

9 comentários em O novo ônibus urbano da Irizar na Europa

  1. Amigos, boa tarde

    Irizar manda uns i3 para teste aqui em Sampa.

    Mandem as peças em CKD e montem aqui, vocês terão uma boa análise
    do produto para mercados tupiniquins, que ainda usam carroças urbanas,
    parafraseando o ex Presidente Collor.

    Bonito design e apesar dos degraus internos (os quais sou literalmente contra em qualquer
    parte da terra) seu interior me parece menos complicado do que os que circulam aqui
    em Sampa.

    Ahhhhhhhhhh, gostei do banco do piloto, afinal ele merece.

    Sds,

    Paulo Gil

  2. seria muito bom um desses em sp

  3. ele é quase tunado

  4. jackson de sousa leite // 25 de outubro de 2012 às 01:54 // Responder

    gostei do modelo só acho que a irizar tinha que mudar a frente do veiculo pois todos modelos tem a mesma dianteira….

  5. Para ele ser vendido aqui no brasil tem q haver uma versão com piso alto e farois mais simples e versão s/ac pois as empresas aqui são muquiranas.

  6. Donizeti t conceição // 1 de novembro de 2012 às 00:05 // Responder

    No Brasil será difícil ver um ônibus desses São Paulo e Curitiba são excessões os demais só compram chassi de caminhão com carrocerias variadas sem nenhum conforto para os passageiros motor dianteiro suspensão dura e as autoridades das cidades concedem contratos para exploração do transporte nessas condições. E lamentável.

  7. quando vai coloca um onibus dessi no brasil

  8. Verifico que alguns motoristas ainda sentem dificuldades em conduzir veiculos em marcha a ré, até pela presença de obstáculos que podem surgir, como um outro veículo, pedestres, bicicletas, o que poderia ser melhorado com a instalação de sensores de estacionamento e câmera de ré.

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