EMTU publica editais para quatro corredores que vão atender 560 mil pessoas por dia

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EMTU / SP lança edital de pré-qualificação para quatro corredores de ônibus que devem ficar prontos em 2014. As obras vão custar R$ 670 milhões e beneficiar 560 mil passageiros por dia, sendo mais baratas que outros modais cuja uma única obra custa bem mais que este valor e atendem a bem menos pessoas, concentrando a demanda. Entre os corredores está o que vai ligar o Corredor ABD por São Mateus até a Zona Leste e até o Corredor São Paulo – Guarulhos. Foto: Adamo Bazani.

EMTU lança edital de qualificação para corredores de ônibus
São quatro corredores que vão somar 56,5 quilômetros e atender 560 mil pessoas por dia em 12 municípios das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas. ABC também será beneficiado
ADAMO BAZAN – CBN
Quatro novos corredores de ônibus vão facilitar os deslocamentos de 560 mil passageiros por dia em 12 municípios das regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo.
Eles devem ficar prontos até 2014 e vão somar 56,5 quilômetros de extensão. As obras fazem parte do Plano de Corredores da EMTU/SP – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo que contempla no total 80,8 quilômetros de vias segregadas para ônibus urbanos intermunicipais. A EMTU publicou nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, o edital de pré-qualificação para as empresas interessadas em participarem das obras e da elaboração do projeto executivo.
As cidades que serão servidas pelos corredores são: São Paulo, Osasco, Barueri, Jandira, Itapevi, Guarulhos, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Hortolândia, Nova Odessa e Sumaré. As obras também devem beneficiar os moradores do ABC Paulista que usam os ônibus e trólebus da Metra, no Corredor ABD.
O valor destes quatro corredores que vão atender 560 mil passageiros diários é de R$ 670 milhões, considerados baixos em relação a outros modais que consomem em uma só obra mais recursos que isso e atendem uma quantidade menor de pessoas.
O monotrilho do ABC, linha 18 Bronze do Metrô, vai atender cerca de 30 mil passageiros por hora em média, mas ao custo total de R$ 4,2 bilhões em 28 quilômetros.
Dentro deste valor estão incluídas as vias, estações de transferência, estações de embarque e desembarque, oito terminais, além de viadutos, transposições rodoviárias e passarelas.
Os corredores cujos editais de pré-qualificação foram publicados nesta sexta-feira são:
– Corredor São Paulo – Guarulhos
– BRT Perimetral Leste, que vai ligar o corredor Metropolitano ABD pelo terminal São Mateus, na zona Leste de São Paulo, até o Corredor São Paulo – Guarulhos. O traçado passará a cerca de um quilômetro do estádio do Corinthians, o Itaquerão, onde vai ser realizada a abertura da Copa do Mundo no Brasil de 2014.
– Corredor Itapevi – São Paulo, cujo este edital compreende os trechos: Jandira – Terminal Carapicuíba e Terminal Carapicuíba – Terminal Metropolitano – Km 21
– Corredor Noroeste, na região metropolitana de Campinas, compreendendo o trechos entre Nova Odessa e Santa Bárbara D’Oeste e complemento entre Campinas e Sumaré.
Ao lançar um só edital de pré-qualificação para todas as obras, mesmo que em regiões diferentes umas das outras, a EMTU quer permitir que as empresas tenham melhor conhecimento de todas as intervenções e se preparem com as melhores propostas.
O edital completo estará disponível para download a partir de 22/08 (quarta-feira) na página da EMTU/SP na Internet (www.emtu.sp.gov.br) ou pode ser retirado gratuitamente até 20/09 na sede da empresa, à rua Joaquim Casemiro, 290, em São Bernardo do Campo, de segunda a sexta-feira das 08h30 às 16h00, mediante a apresentação de um CD-R (gravável).

A sessão pública para entrega da documentação de pré-qualificação será no dia 21/09, das 10h às 10h30, na sede da EMTU/SP, no mesmo endereço em São Bernardo do Campo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

2 comentários em EMTU publica editais para quatro corredores que vão atender 560 mil pessoas por dia

  1. DR PROTESTO INDIGNADO E P..TO DA VIDA!!! // 12 de agosto de 2012 às 18:06 // Responder

    O Jurandir Fernandes tem que mostrar O DOBRO DO SERVIÇO que está mostrando pois do jeito que ele está agindo, está me dando mais saudades do PORTELLA. O MÁRIO BANDEIRA é um completo INCOMPETENTE que há anos não coloca nem o EXPRESSO BANDEIRANTES e nem os trens regionais PROMETIDOS DESDE A PRIMEIRA GESTÃO DO ALCKMIN.

  2. Todo ano que tem eleição TÉM SEMPRE ESSA HIPOCRESIA !

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