Cem por cento da frota da Leblon de Mauá é aprovada no Programa Despoluir

Despoluir

Todos os ônibus da frota da Leblon de Mauá foram aprovados no Programa Despoluir, que mede a quantidade de poluentes de veículos a diesel lançados na atmosfera. Os transportes públicos já são considerados uma atividade ambientalmente correta pelo fato de contribuírem para a diminuição do excesso de veículos. Quando os ônibus passam por manutenções preventivas regulares. Foto: Adamo Bazani

Responsabilidade Ambiental: Toda a frota da Leblon Mauá é aprovada em medição de emissão de poluentes
Análises foram feitas pelo Programa Despoluir, da Confederação Nacional dos Transportes, em parceria com o Sest/Senat. Ônibus estão de acordo com os padrões para preservação do meio ambiente

ADAMO BAZANI – CBN

Pela terceira vez consecutiva todos os ônibus da frota da Leblon em Mauá, na Grande São Paulo, tiveram aprovação na medição do Programa Despoluir, do Sest / Senat, em parceria com a CNT – Confederação Nacional dos Transportes.
O objetivo do Programa, criado em 1996, é analisar a emissão de poluentes de veículos destinados ao transporte coletivo de pessoas, tanto urbano como rodoviário, e ao transporte de cargas.
A Leblon em Mauá possui 90 ônibus e todos estavam, de acordo com as medições, dentro dos limites exigidos pelas legislações.
As análises foram feitas em dois dias seguidos neste mês de junho.
O Programa Despoluir usa computadores modernos com mais precisão de coleta de dados que a escala de Ringelmann, onde é utilizada uma imagem em papel que revela a opacidade da fumaça, ou seja, se o veículo está lançando fumaça preta no meio ambiente e com excesso de materiais particulados.
Para o coordenador de manutenção da Leblon Mauá, Marcos Antônio da Silva, o resultado mostra a preocupação da empresa com o meio ambiente.
Ele ainda afirma que a Leblon trabalha com os padrões mais rígidos de manutenção preventiva para reduzir os impactos ambientais.
“Trabalhamos voltados para a manutenção preventiva e nos pautamos pelos padrões mais exigentes. Normalmente, as fabricantes, nos manuais dos ônibus passam três parâmetros para as trocas de filtros de água, óleo e ar: o leve, médio e severo. Nos baseamos sempre no severo que indica as substituições destes filtros em quilometragens menores.” – disse Marcos.
O profissional ainda conta que a empresa também tem a preocupação em adquirir sempre diesel de boa qualidade, o que auxilia nos bons índices de emissões.
“Há limites de poluentes estabelecidos pela legislação. De acordo com o Despoluir, nossos ônibus ficaram com índices bem abaixo destes limites, ou seja, poluem pouco para o tipo de veículo” – complementou.
As análises do Despoluir são feitas a cada seis meses. A periodicidade é justamente para a empresa não ser apenas aprovada na inspeção, mas continuar mantendo a qualidade da frota.
Por conta das ações de preocupação ambiental, a Leblon no primeiro ano de operação em Mauá conseguiu a certificação ISO 14001. A companhia possui também a certificação ISO 9001 sobre qualidade na prestação de serviços, assim como a Leblon no Paraná, sede do Grupo.
TRANSPORTE COLETIVO É SUSTENTABILIDADE:
Na Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu até o dia 22 deste mês, as novas tecnologias para a prestação de serviços de transportes públicos ganharam espaço.
São ônibus elétricos, elétricos-híbridos, a gás natural, a diesel de cana de açúcar e até células de hidrogênio, que reduzem os poluentes lançados no ar.
Os transportes coletivos em si já são uma atividade ambientalmente correta na medida que os serviços conseguem diminuir o excesso de veículos particulares nas ruas.
Hoje, os automóveis respondem por 80% dos poluentes lançados na atmosfera. Quanto maior for o estímulo ao transporte coletivo, a quantidade de veículos nas ruas pode ser reduzida, diminuindo também a poluição.
Até mesmo ônibus convencionais, movidos somente a diesel, auxiliam na melhoria do meio ambiente.
Para isso, ações de manutenção preventiva e análise constante da frota, como tem feito o Grupo Leblon, são fundamentais para que os ganhos ambientais proporcionados pelos transportes públicos sejam aproveitados ao máximo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. wellington disse:

    Digo uma coisa,Quase sempre estou no terminal sonia maria,e tem bastente usuario da linha 061 e 487,é bom sim a leblon,onibus novos é dificil ver lotaçao,alem do terminal sonia maria que foi mordenizado e agora eletrificado!Leblon deve estar melhor que emtu nessas horas.

  2. Renato Martins disse:

    A Leblon é uma exímia empresa, o único problema está ligado a lotação de algumas linhas em horário de pico. Espero que ela permaneça no lote 2, em Mauá. Aliás ideal seria uma tal como ela no lote 1 também, mas enfim, nem tudo é como desejamos.

  3. Sérgio Santo André disse:

    Uma coisa que tenho observado, e acho que muitos também, já repararam na quantidade de reportagens mostrando os benefícios que a Leblon está aplicando em Mauá????? Pois é, já para os ônibus do Baltazar……hummmmmm…..não tem uma notícia que preste a seu favor….Talvez um dia, nós do ABC estaremos livres, por completo, do reinado desse senhor….

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading