Inauguração do BRT Transoeste agrada população
Publicado em: 6 de junho de 2012
Transoeste agrada passageiros na inauguração
Trecho do Primeiro BRT do Rio de Janeiro vai operar até a região de Guaratiba
ADAMO BAZANI – CBN
Mesmo com a ampla divulgação por parte da imprensa e da propaganda oficial, os ônibus do primeiro sistema de corredores rápidos e modernos, BRT, Transoeste, agradaram a população no Rio de Janeiro.
A inauguração do primeiro trecho do sistema ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 06 de junho de 2012.
O Transoeste é o primeiro dos quatro corredores de ônibus que o Rio de Janeiro elegeu como obra principal de mobilidade urbana.
A extensão total da obra será de 56 quilômetros, mas nesta primeira fase vai operar até a região de Gauratiba, entre a estação Pingo D’Água e Terminal Alvorada. Quando estiver em plena operação, o que é previsto para cerca de dois meses, o Transoeste vai unir a Barra da Tijuca, Santa Cruz e Campo Grande.
Os outros corredores de ônibus são Transbrasil, Trahnscarioca e TransOlimípica que vão formar uma malha de 140 quilômetros de corredores de trânsito rápido.
O Transoeste deve reduzir pela metade o tempo de deslocamento, inclusive em comparação ao feito por carros.
O sistema reúne o que há de mais moderno em corredores de ônibus.
As estações têm o mesmo conceito das estações-tubo de Curitiba, que permitem embarque no mesmo nível do assoalho do ônibus, mas são bem mais espaçosas e dotadas de climatizadores e painéis eletrônicos de informação que inclusive trazem a previsão do tempo de chegada dos veículos.
O pagamento da passagem é antes do embarque, o que diminui o tempo de parada dos ônibus. Serão possíveis também integrações tarifárias entre linhas alimentadoras e convencionais. Com R$ 2,75, o passageiro pode usar três ônibus em duas horas. Com R$ 3,95 futuramente pode se integrar com o trem e com R$ 4,95 com ônibus urbanos intermunicipais.
Os ônibus são mais modernos e confortáveis em relação aos comuns. O design dos veículos chamou a atenção da população.
Os principais modelos são o Neobus Mega BRT e o Marcopolo Viale BRT.
Os veículos possuem mais espaço interno, ar condicionado e painéis de informação.
Estiveram presentes na inauguração do Transoeste o prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o ex presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
VEÍCULOS DO TRANSOESTE , DA MERCEDES BENZ, JÁ SÃO DA NOVA TECNOLOGIA DE REDUÇÃO DE EMISSÃO DE POLUENTES
Os ônibus articulados Mercedes-Benz são os primeiros a entrar em operação no sistema BRT Transoeste da cidade do Rio de Janeiro, cujo trecho inicial – com extensão de aproximadamente 40 quilômetros e cerca de 30 estações interligando o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca ao Terminal Santa Cruz – foi inaugurado hoje.
O Transoeste deverá ser concluído totalmente no segundo semestre deste ano, indo da Barra até Santa Cruz e Campo Grande. Serão 53 estações BRT, interligando sete bairros. Com 56 quilômetros, esse sistema viário vai diminuir em 50% o tempo gasto no trajeto, beneficiando cerca de 220 mil pessoas diariamente.
Segundo Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Empresa está orgulhosa por ser a primeira a ter os veículos de sua marca operando no Transoeste, o inédito corredor exclusivo com características BRT no Rio de Janeiro. “Isso reforça a confiança das empresas e dos gestores de transporte locais nos nossos produtos e também a liderança da Mercedes-Benz na região e no mercado brasileiro como um todo. Os ônibus articulados escolhidos, modelo O 500, são líderes absolutos de vendas no País desde seu lançamento, em 2006, com mais de 1.000 unidades vendidas e mais de 70% de participação em seu segmento”.
A Mercedes-Benz realizou a venda de 91 ônibus articulados O 500 MA para uso no sistema Transoeste. Foram 49 unidades para a Auto Viação Jabour (com carroçaria Viale BRT da Marcopolo) e 42 para o Expresso Pégaso (carroçaria Mega BRT Neobus). Os veículos vão entrar em operação, gradativamente, até o segundo semestre. Chamado de “Ligeirão”, esses novos ônibus articulados têm capacidade de transporte para até 145 passageiros.
Veículo da nova linha de ônibus da Mercedes-Benz, o O 500 MA conta com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5, que se destaca por motores mais potentes, econômicos e ecológicos, atendendo ao PROCONVE P-7.
Apoio total aos clientes para operação no BRT
Além de fornecer os chassis, a Mercedes-Benz vem apoiando totalmente os clientes a se prepararem para a operação dos avançados ônibus da família O 500 no sistema BRT. Em sua unidade de Campinas, São Paulo, a Empresa realizou uma série de apresentações para profissionais de operação e manutenção da Auto Viação Jabour e da Expresso Pégaso sobre os novos ônibus 2012 e as novas tecnologias, como o BlueTec 5.
“Focamos especificamente os impactos em termos de assistência à operação, buscando familiarizar as equipes que efetivamente trabalham com os veículos no dia a dia da frota do cliente e que atuam agora como multiplicadores em suas empresas”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, asseguramos ao cliente a confiabilidade que é um atributo dos produtos e serviços da nossa marca”.
As apresentações contaram também com a presença de representantes dos concessionários do Rio de Janeiro, o que ampliou o alcance dessa iniciativa, e com a participação de especialistas da ZF e da Knorr, que contribuíram na abordagem sobre agregados, como transmissão e sistemas de freios.
Segundo Ari, na medida em que os novos ônibus O 500 forem sendo entregues aos clientes, após o encarroçamento, a equipe de Pós-Venda Ônibus irá às garagens dos frotistas, dando continuidade ao apoio na utilização e manutenção dos novos veículos.
Maioria das cidades escolheu o BRT para a Copa do Mundo
Além do sistema Transoeste, o pacote de obras viárias do Rio de Janeiro inclui mais três BRTs: Transcarioca (em obras), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil (em projeto).
“A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, gerente de Marketing BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a população”.
A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
Mercedes-Benz oferece solução completa para BRT
A gama de chassis de ônibus Mercedes-Benz atende a todas as demandas dos sistemas de transporte de passageiros. Desde veículos articulados dos corredores exclusivos até ônibus convencionais e microônibus das linhas alimentadoras e distribuidoras, que interligam os bairros, compondo o sistema integrado.
Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz também oferece aos clientes assessoria especializada em transporte de passageiros através de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, oferecendo apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.
Boa tarde.
Torçamos para que seja tão bom, quanto o de Curitiba.
Tudo ajuda. É preciso fazer mais, com o mesmo.
Muito bem para o Rio de Janeiro, é uma nova opção a mais para o transporte público do Rio de Janeiro. Seria bom se esse BRT fosse eletrifcado como o trólebus.
Será que agrada a todos cariocas mesmo? Alguns vereadores se preocuparam com uma faixa a menos na avenida das americas em outro video sobre o tema, segundo a reportagem da tv camara. Essa reação ao novo corredor desmente a idéia de que se tiver um bom sistema de transporte público as pessoas deixariam os carro em casa. Os próprios comentários no You tube naquele video criticaram o sistema.
Espero que o novo corredor carioca tenha sucesso na operação, mas no fundo não deixa de ser uma obra eleitoreira como em todas cidades – eleições municipais esse ano. E quanto essa matéria de divulgação do brt dizer que piso tatil é algo de primeiro mundo também não fica bem, ja que é uma questão de cidadania/dignidade e não de superioridade. Ou seja, essa providência independe do poder político da nação, depende de respeito ao deficiente. Essa mania que o brasileiro ainda tem de se rebaixar ja está na hora de ser eliminada.
Eu gostaria de fazer elogios ao corredor, mas pelo que vi não é lá essas coisas – e olha que aqui em SP temos passa-rápido. Mas de qualquer forma desejo boa sorte ao povo carioca.
A melhor alternativa mundial para o transporte público de massa, qualidade, rapidez, economia, conforto, com controle semaforico priorizando o sistema de transporte de massa. Acorda São Paulo a cidade e o estado mais rico da união, fica cada vez mais pra trás, a cidade que não dorme, agora tambem não anda. ACORDA SÃO PAULO, TÁ CHEGANDO A HORA DE MUDAR.
isso é cópia do Transmillenio
mas, parabéns ao prefeito PAES, em compensação NOTA ZEEEEEEEEEEEEEERO para KASSAB este corredor de BRT é um EXEMPLO PARA KASSAB.
O Kassab poderia ter colocado o nome do partido dele de PARTIDO DOS INCOMPETENTES.
falando em kassab… fico revoltado ao ver quem está na frente nas pesquisas para prefeito.
isso É CÓPIA DO TRANSMILENIO!q é cópia do de Curitiba!infelizmente,é um caminho sem volta.o investimento em corredores.não sou fâ desses corredores tão pouco desses onibus”sem sal”.mas,pelo menos,no Rio,saiu do Papel.aqui em Recife(terra de carangueijo)não acredito q saia do Papel!
Bruno, não fique revoltado, em SP, e assim governo que faz algo pelo povo não se reelege, esta ai o que saiu para ser presidente, graças a Deus perdeu, vai voltar para a prefeituta, quando esteve na prefeitura so fez proibir e multar o povo, para a elite burgesa desta SP isto basta, fazer o que, mas ele esta velhinho, daqui a pouco ele vai ser prefeito no inferno que para onde ele vai, o pior e que ele saiu e deixou este projeto de prefeito, metiroso sim, prometeu e não cumpriu.
eu gostei muito do brt eu acho que devemos da valor o brt ele muito bonito eu gostei pra valer e meu pai andor no brt transoeste eu vou andar nele ainda
antes da inauguraçã eu ja falei k ia acontecer acidentes ,e vai acontecer muito mas
o camarada que desenhou as estações ~e um INCOMPETENTE ,as estações tinha que ter pasarelas ,pois as pessoas vão ser atropelada sempre ,e mas o rio ja teve articulados
e andava junto con carros e parava em todo ponto
este articilado e a maior besteira que ja vi ,,e mas nos dirigiamos articulados com habilitação D
agora trocar habilitação so pra ganharem dinheiro
eu dirigi ,PAPA FILA [onibus carreta em 1956] ROMEU E JULIETA [ONIBUS REBOQUE]
E SANFONADO ,A HABILITAÇÃO ERA [PROFISIONAL] e AMADOR para carro de paseio
Nem tanto meu bem, ontem eu vim de Copacabana, desci na Barra, e para minha surpresa não tinha mais o 855, fiquei 40 minutos lá e não vi nenhum ônibus desse ,peguei o 854 para Campo Grande, e ele foi pela Serra, lotado ,que tal?O 855 me deixava na porta da minha casa, e o 854 na rodoviária e eu tenho que pegar outro. Vc. já viu como o ponto fica lotado de pessoas esperando o outro depois que descem do BRT, acho que só quem gostou mesmo desse BRT ´e o prefeito que vai se eleger com essa palhaçada,até o cartão tem que ser outro, daqui a pouco para andar no Rio de Janeiro teremos que carregar uma mala cheia de cartoes. Assim fica fácil se reeleger,com o dinheiro do povo para fazer campanha e o dinheiro destinado às obras para a Copa para ganhar eleitores.