Inauguração do BRT Transoeste agrada população

Transoeste

Ônibus do corredor Transoeste começaram a operar em um trecho do sistema nesta quarta-feira. Modernidade das estações e dos veículos chamou a atenção da população: Divulgação: Prefeitura Rio de Janeiro.

Transoeste agrada passageiros na inauguração
Trecho do Primeiro BRT do Rio de Janeiro vai operar até a região de Guaratiba

ADAMO BAZANI – CBN

Mesmo com a ampla divulgação por parte da imprensa e da propaganda oficial, os ônibus do primeiro sistema de corredores rápidos e modernos, BRT, Transoeste, agradaram a população no Rio de Janeiro.
A inauguração do primeiro trecho do sistema ocorreu na manhã desta quarta-feira, dia 06 de junho de 2012.
O Transoeste é o primeiro dos quatro corredores de ônibus que o Rio de Janeiro elegeu como obra principal de mobilidade urbana.
A extensão total da obra será de 56 quilômetros, mas nesta primeira fase vai operar até a região de Gauratiba, entre a estação Pingo D’Água e Terminal Alvorada. Quando estiver em plena operação, o que é previsto para cerca de dois meses, o Transoeste vai unir a Barra da Tijuca, Santa Cruz e Campo Grande.
Os outros corredores de ônibus são Transbrasil, Trahnscarioca e TransOlimípica que vão formar uma malha de 140 quilômetros de corredores de trânsito rápido.
O Transoeste deve reduzir pela metade o tempo de deslocamento, inclusive em comparação ao feito por carros.
O sistema reúne o que há de mais moderno em corredores de ônibus.
As estações têm o mesmo conceito das estações-tubo de Curitiba, que permitem embarque no mesmo nível do assoalho do ônibus, mas são bem mais espaçosas e dotadas de climatizadores e painéis eletrônicos de informação que inclusive trazem a previsão do tempo de chegada dos veículos.

TransOeste

Obras do TransOeste além de proporcionar transportes mais rápidos vão auxiliar na qualificação paisagística do trecho por onde os ônibus modernos vão seguir. jornal Extra

O pagamento da passagem é antes do embarque, o que diminui o tempo de parada dos ônibus. Serão possíveis também integrações tarifárias entre linhas alimentadoras e convencionais. Com R$ 2,75, o passageiro pode usar três ônibus em duas horas. Com R$ 3,95 futuramente pode se integrar com o trem e com R$ 4,95 com ônibus urbanos intermunicipais.
Os ônibus são mais modernos e confortáveis em relação aos comuns. O design dos veículos chamou a atenção da população.
Os principais modelos são o Neobus Mega BRT e o Marcopolo Viale BRT.
Os veículos possuem mais espaço interno, ar condicionado e painéis de informação.
Estiveram presentes na inauguração do Transoeste o prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o ex presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

VEÍCULOS DO TRANSOESTE , DA MERCEDES BENZ, JÁ SÃO DA NOVA TECNOLOGIA DE REDUÇÃO DE EMISSÃO DE POLUENTES

Transoeste

Ônibus que serão usados no corredor Transoeste, da marca Mercedes Benz, já seguem as novas normas de redução de poluição Proconve P 7, com base nas regras europeias Euro V. Diminuição de materiais particulados pode chegar a 80% e de óxidos de nitrogênio a 60%

Os ônibus articulados Mercedes-Benz são os primeiros a entrar em operação no sistema BRT Transoeste da cidade do Rio de Janeiro, cujo trecho inicial – com extensão de aproximadamente 40 quilômetros e cerca de 30 estações interligando o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca ao Terminal Santa Cruz – foi inaugurado hoje.
O Transoeste deverá ser concluído totalmente no segundo semestre deste ano, indo da Barra até Santa Cruz e Campo Grande. Serão 53 estações BRT, interligando sete bairros. Com 56 quilômetros, esse sistema viário vai diminuir em 50% o tempo gasto no trajeto, beneficiando cerca de 220 mil pessoas diariamente.
Segundo Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Empresa está orgulhosa por ser a primeira a ter os veículos de sua marca operando no Transoeste, o inédito corredor exclusivo com características BRT no Rio de Janeiro. “Isso reforça a confiança das empresas e dos gestores de transporte locais nos nossos produtos e também a liderança da Mercedes-Benz na região e no mercado brasileiro como um todo. Os ônibus articulados escolhidos, modelo O 500, são líderes absolutos de vendas no País desde seu lançamento, em 2006, com mais de 1.000 unidades vendidas e mais de 70% de participação em seu segmento”.
A Mercedes-Benz realizou a venda de 91 ônibus articulados O 500 MA para uso no sistema Transoeste. Foram 49 unidades para a Auto Viação Jabour (com carroçaria Viale BRT da Marcopolo) e 42 para o Expresso Pégaso (carroçaria Mega BRT Neobus). Os veículos vão entrar em operação, gradativamente, até o segundo semestre. Chamado de “Ligeirão”, esses novos ônibus articulados têm capacidade de transporte para até 145 passageiros.
Veículo da nova linha de ônibus da Mercedes-Benz, o O 500 MA conta com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5, que se destaca por motores mais potentes, econômicos e ecológicos, atendendo ao PROCONVE P-7.
Apoio total aos clientes para operação no BRT

Trasnoeste

Veículos são de chassi Mercedes Benz que forneceu 91 unidades para os serviços do Transoeste: Foram 49 unidades para a Auto Viação Jabour (com carroçaria Viale BRT da Marcopolo) e 42 para o Expresso Pégaso (carroçaria Mega BRT Neobus). Foto: Arthur Moura

Além de fornecer os chassis, a Mercedes-Benz vem apoiando totalmente os clientes a se prepararem para a operação dos avançados ônibus da família O 500 no sistema BRT. Em sua unidade de Campinas, São Paulo, a Empresa realizou uma série de apresentações para profissionais de operação e manutenção da Auto Viação Jabour e da Expresso Pégaso sobre os novos ônibus 2012 e as novas tecnologias, como o BlueTec 5.
“Focamos especificamente os impactos em termos de assistência à operação, buscando familiarizar as equipes que efetivamente trabalham com os veículos no dia a dia da frota do cliente e que atuam agora como multiplicadores em suas empresas”, afirma Ari de Carvalho, diretor de Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, asseguramos ao cliente a confiabilidade que é um atributo dos produtos e serviços da nossa marca”.
As apresentações contaram também com a presença de representantes dos concessionários do Rio de Janeiro, o que ampliou o alcance dessa iniciativa, e com a participação de especialistas da ZF e da Knorr, que contribuíram na abordagem sobre agregados, como transmissão e sistemas de freios.
Segundo Ari, na medida em que os novos ônibus O 500 forem sendo entregues aos clientes, após o encarroçamento, a equipe de Pós-Venda Ônibus irá às garagens dos frotistas, dando continuidade ao apoio na utilização e manutenção dos novos veículos.
Maioria das cidades escolheu o BRT para a Copa do Mundo
Além do sistema Transoeste, o pacote de obras viárias do Rio de Janeiro inclui mais três BRTs: Transcarioca (em obras), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil (em projeto).
“A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, gerente de Marketing BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a população”.
A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.
Mercedes-Benz oferece solução completa para BRT
A gama de chassis de ônibus Mercedes-Benz atende a todas as demandas dos sistemas de transporte de passageiros. Desde veículos articulados dos corredores exclusivos até ônibus convencionais e microônibus das linhas alimentadoras e distribuidoras, que interligam os bairros, compondo o sistema integrado.
Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz também oferece aos clientes assessoria especializada em transporte de passageiros através de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, oferecendo apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.

Comentários

Comentários

  1. Gustavo Cunha disse:

    Boa tarde.

    Torçamos para que seja tão bom, quanto o de Curitiba.

    Tudo ajuda. É preciso fazer mais, com o mesmo.

  2. Muito bem para o Rio de Janeiro, é uma nova opção a mais para o transporte público do Rio de Janeiro. Seria bom se esse BRT fosse eletrifcado como o trólebus.

  3. André disse:

    Será que agrada a todos cariocas mesmo? Alguns vereadores se preocuparam com uma faixa a menos na avenida das americas em outro video sobre o tema, segundo a reportagem da tv camara. Essa reação ao novo corredor desmente a idéia de que se tiver um bom sistema de transporte público as pessoas deixariam os carro em casa. Os próprios comentários no You tube naquele video criticaram o sistema.
    Espero que o novo corredor carioca tenha sucesso na operação, mas no fundo não deixa de ser uma obra eleitoreira como em todas cidades – eleições municipais esse ano. E quanto essa matéria de divulgação do brt dizer que piso tatil é algo de primeiro mundo também não fica bem, ja que é uma questão de cidadania/dignidade e não de superioridade. Ou seja, essa providência independe do poder político da nação, depende de respeito ao deficiente. Essa mania que o brasileiro ainda tem de se rebaixar ja está na hora de ser eliminada.
    Eu gostaria de fazer elogios ao corredor, mas pelo que vi não é lá essas coisas – e olha que aqui em SP temos passa-rápido. Mas de qualquer forma desejo boa sorte ao povo carioca.

  4. zeca disse:

    A melhor alternativa mundial para o transporte público de massa, qualidade, rapidez, economia, conforto, com controle semaforico priorizando o sistema de transporte de massa. Acorda São Paulo a cidade e o estado mais rico da união, fica cada vez mais pra trás, a cidade que não dorme, agora tambem não anda. ACORDA SÃO PAULO, TÁ CHEGANDO A HORA DE MUDAR.

  5. isso é cópia do Transmillenio
    mas, parabéns ao prefeito PAES, em compensação NOTA ZEEEEEEEEEEEEEERO para KASSAB este corredor de BRT é um EXEMPLO PARA KASSAB.
    O Kassab poderia ter colocado o nome do partido dele de PARTIDO DOS INCOMPETENTES.

    1. falando em kassab… fico revoltado ao ver quem está na frente nas pesquisas para prefeito.

    2. leonardo-pe disse:

      isso É CÓPIA DO TRANSMILENIO!q é cópia do de Curitiba!infelizmente,é um caminho sem volta.o investimento em corredores.não sou fâ desses corredores tão pouco desses onibus”sem sal”.mas,pelo menos,no Rio,saiu do Papel.aqui em Recife(terra de carangueijo)não acredito q saia do Papel!

  6. Pedro disse:

    Bruno, não fique revoltado, em SP, e assim governo que faz algo pelo povo não se reelege, esta ai o que saiu para ser presidente, graças a Deus perdeu, vai voltar para a prefeituta, quando esteve na prefeitura so fez proibir e multar o povo, para a elite burgesa desta SP isto basta, fazer o que, mas ele esta velhinho, daqui a pouco ele vai ser prefeito no inferno que para onde ele vai, o pior e que ele saiu e deixou este projeto de prefeito, metiroso sim, prometeu e não cumpriu.

  7. eu gostei muito do brt eu acho que devemos da valor o brt ele muito bonito eu gostei pra valer e meu pai andor no brt transoeste eu vou andar nele ainda

  8. miramar a, santos disse:

    antes da inauguraçã eu ja falei k ia acontecer acidentes ,e vai acontecer muito mas
    o camarada que desenhou as estações ~e um INCOMPETENTE ,as estações tinha que ter pasarelas ,pois as pessoas vão ser atropelada sempre ,e mas o rio ja teve articulados
    e andava junto con carros e parava em todo ponto
    este articilado e a maior besteira que ja vi ,,e mas nos dirigiamos articulados com habilitação D
    agora trocar habilitação so pra ganharem dinheiro
    eu dirigi ,PAPA FILA [onibus carreta em 1956] ROMEU E JULIETA [ONIBUS REBOQUE]
    E SANFONADO ,A HABILITAÇÃO ERA [PROFISIONAL] e AMADOR para carro de paseio

  9. Sonia Nascimento disse:

    Nem tanto meu bem, ontem eu vim de Copacabana, desci na Barra, e para minha surpresa não tinha mais o 855, fiquei 40 minutos lá e não vi nenhum ônibus desse ,peguei o 854 para Campo Grande, e ele foi pela Serra, lotado ,que tal?O 855 me deixava na porta da minha casa, e o 854 na rodoviária e eu tenho que pegar outro. Vc. já viu como o ponto fica lotado de pessoas esperando o outro depois que descem do BRT, acho que só quem gostou mesmo desse BRT ´e o prefeito que vai se eleger com essa palhaçada,até o cartão tem que ser outro, daqui a pouco para andar no Rio de Janeiro teremos que carregar uma mala cheia de cartoes. Assim fica fácil se reeleger,com o dinheiro do povo para fazer campanha e o dinheiro destinado às obras para a Copa para ganhar eleitores.

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