VOLVO COMEÇA A PRODUZIR MOTOR DE 11 LITROS E CAIXA AUTOMÁTICA NO BRASIL

motor 11 litros

Motores de 11 litros, para caminhões da linha FH e ônibus pesados da Volvo, começam já na próxima semana a serem produzidos no Brasil, que será um dos cinco países com tecnologia para fazer propulsores da marca no mundo. A unidade brasileira, que fica em Curitiba, vai também produzir a caixa automática de câmbio I Shift. Para as duas linhas de produção, a Volvo investiu cerca de R$ 25 milhões. Foto: Volvo.

Volvo começa a produzir no Brasil caixa de câmbio automática e motores para chassis de ônibus pesados
A produção será na unidade da Cidade Industrial de Curitiba. O câmbio I Shift no Brasil é o primeiro a ser feito numa planta fora da Suécia

ADAMO BAZANI – CBN

O nível de nacionalização dos ônibus e caminhões da Volvo produzido no Brasil vai aumentar.
A montadora, de origem sueca, anunciou nesta terça-feira, dia 29 de novembro, o início para a próxima semana da produção da caixa automática de câmbio I Shift, que equipa 80% dos caminhões da linha F e 90% dos ônibus rodoviários da marca.
A caixa de câmbio, que permite, segundo a Volvo troca de marchas mais macias e economia de combustível e menos desgaste em peças, dispensando alavanca de câmbiuo e pedal de embreagem, está no mercado brasileiro há cerca de 10 anos, mas era importada do país-sede da companhia.
O Brasil terá a primeira planta da Volvo fora da Suécia a fazer o câmbio I – Shift.
Segundo comunicado da montadora, “até então estes componentes eram produzidos na unidade fabril de Köping, a 340 quilômetros de Gotemburgo, onde está localizado o headquarter da Volvo”.
De acordo com a empresa, desde o início da aplicação do componente no País, houve um crescimento expressivo no número de veículos com a tecnologia, uma das causas da escolha do Brasil como produtor do sistema.
Ainda segundo a Volvo, o uso das caixas de câmbio I Shift se tornou mais popular devido ao maior conforto ao condutor e economia de operação. Pelas trocas de marchas serem precisas, a redução no consumo de combustível chega a ser de 5%.
O desenvolvimento para produção do I Shift no Brasil durou cerca de dois anos.
A Volvo acredita que a nacionalização da peça vai aumentar a oportunidade de negócios para a cadeia produtiva local, que poderão fornecer materiais nacionais para a produção da caixa de câmbio.

MOTORES NO BRASIL

A Volvo anunciou também nesta terça-feira, dia 29 de novembro de 2001, que também passará a produzi no Brasil motores de 11 litros, que equipam os caminhões da linha FM e os ônibus pesados.
Os motores começam a ser feitos já no início da semana.
Com isso, a unidade da Cidade Industrial, de Curitiba, será uma das cinco da Volvo no mundo que fazem motores. Além de Curitiba, a produção de motores deste porte é feita em Skovde (Suécia), Lyon (França), Hagerstown (EUA) e Ageo (Japão).
Segundo a Volvo, a planta de Curitiba é reconhecida internacionalmente.
“A unidade fabril de motores da Volvo em Curitiba é reconhecida internacionalmente pela qualidade dos produtos que fabrica. É a única de todo o Grupo Volvo que possui certificação bronze da World Class Manufacturing, certificação internacional de excelência técnica e empresarial na área fabril. O selo WCM é uma espécie de certidão que a operação trabalha continuamente para reduzir desperdícios com alto nível de qualidade, curto prazo de entrega e manufatura enxuta, além de atestar excelente eficiência operacional.
“Estamos aumentando nosso portfólio de produtos fabricados no Brasil”, diz Carlos Castilho, gerente responsável pelo projeto de nacionalização do motor 11 litros. “Nossa linha de motores é flexível. Agora produziremos motores de 13 e de 11 litros. E já estamos prontos para iniciar a produção na próxima semana”, complementa Alex Figueireido, engenheiro da área de powertrain da Volvo do Brasil.”
A Volvo informou que os investimentos para a produção da caixa I Shift e dos motores 11 litros no Brasil somam aproximadamente R$ 25 milhões.
O investimento deve ter retorno pelo ganho de competitividade que esta nacionalização vai permitir no mnrcado de ônibus e caminhões que está aquecido e deve continuar assim até a conclusão de obras e implantação de novos sistemas de transportes nas cidades.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Claiton disse:

    Algo me diz que 2012 é o ano da Volvo e tbm da VW. Parabéns as duas empresas pelo prmissor sucesso.

    1. Gustavo Cunha disse:

      Oh Mago Claiton !

      Concordo com sua intuição !!

      Forte abraço.

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