NOVO SISTEMA DE TRANSPORTES EM DIADEMA CONSEGUE FATO INÉDITO NO PAÍS

ônibus em Diadema

Novos ônibus de Diadema em motores eletrônicos e veículos da Benfica dispensam pedal de embreagem. Foto: Mauro Pedroso – Prefeitura de Diadema

Diadema terá novo sistema de transportes: são 194 ônibus 0 km e integração no ano que vem
Toda a frota que entrará em operação será nova, fato inédito de acordo com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres

ADAMO BAZANI – CBN

A cidade de Diadema, na Grande São Paulo, vai entrar neste sábado dia 26 de novembro de 2011, para a história dos transportes.
Pela primeira vez no País, de acordo com a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, uma cidade terá um novo sistema de transportes com 100% de frota zero quilômetro e acessível.
Serão 194 ônibus equipados com GPS para monitoramento, o que vai auxiliar intervenções em tempo real num eventual problema, como de trânsito impedido em vias e acidentes, motores eletrônicos que emitem menos poluição, câmeras para inibir assaltos e vandalismo, elevadores para portadores de necessidades especiais, espaço para cadeira de rodas e cão guia, balaústres em alto relevo para quem possui limitações visuais, botões de parada para acionamento por parte de deficientes para indicar ao motorista que uma pessoa que precisa de ajuda vai descer no próximo ponto, faixas refletivas ao longo da lataria para melhor identificação noturna, maior espaço entre os bancos e corredores internos mais largos para os passageiros.
A renovação da frota e do sistema será possível por conta de duas negociações separadas.
Uma foi a privatização da ETCD – Empresa de Transportes Coletivos de Diadema -, processo cercado de polêmica, com várias contestações judiciais ao longo de cerca de um ano, mas que teve como desfecho a vitória no certame da Transportadora Turística Benfica Ltda. dando o maior lance na licitação, R$ 15 milhões 762 mil 998,28. Com isso, a Benfica arrematou as linhas da ETCD, que representam 40% do sistema municipal de Diadema.
A ETCD, primeira empresa de transporte público do ABC Paulista, criada em 1986, apresentava dívidas de R$ 110 milhões, e era a que estava operando a mais tempo. EPT, de Santo André, ETCSBC, de São Bernardo do Campo também foram criadas na segunda metade dos anos de 1980, mas foram privatizadas em meados dos anos de 1990.
Também concorreram a Viação Umuarama, do Paraná, com proposta de R$ 15 milhões e 300 mil, a Viação Cidade Sorriso, do Paraná, com R$ 13 milhões 748 mil 056, 17 e a VIM – Viação Metropolitana, de Recife, ofertando R$ 12 milhões 710 mil 483,44.
Mesmo oferecendo proposta menor para a ETCD, a Viação Metropolitana vai operar a maior parte dos serviços de Diadema.
Isso porque, numa negociação independente, a empresa comprou a Viação Imigrantes que operava 60% do sistema municipal de Diadema.
Assim, com Benfica e Metropolitana, a frota da cidade será totalmente nova e com possibilidade de uso facilitado para quem possui limitações físicas e visuais.

ônibus Diadema

Motores eletrônicos são de mais fácil operação e poluem menos. Veículos contarão também com câmeras para ampliar segurança. FOTO: Mauro Pedroso - Prefeitura de Diadema

FROTA:

Os 194 ônibus novos de Diadema serão compostos por veículos convencionais Padron, com 46 assentos, Midi (micrão) com 32 lugares e microônibus, com 20 lugares sentados.
Inicialmente, a prefeitura havia descartado o uso de micros, mas eles serão necessários em duas linhas por conta da largura das vias. As linhas servidas por micros serão 14 P (Jardim Gazuza / Terminal Piraporinha) e 16 P (Jardim arco Íris / Terminal Piraporinha).
Além disso, o serviço Atendi (Serviço de Atendimento Especial de Diadema), que conta com vans que transportam pessoas com mobilidade reduzida muito severa e que precisam de atendimento de saúde, vai receber mais um veículo especial que se soma aos dois já em operação.
São vans equipadas para quem não possui condição de usa r o transporte público.

A FROTA SERÁ DIVIDIDA DA SEGUINTE MANEIRA:

—————– Viação Metropolitana:

ÔNIBUS MIDI: 79
ÔNIBUS CONVENCIONAL: 30
MICRO-ÔNIBUS: 16
TOTAL: 125 ônibus

—————– Transportadora Benfica:

ÔNIBUS MIDI: 14
ÔNIBUS CONVENCIONAL: 55
MICRO-ÔNIBUS: Não Há
TOTAL: 69 ônibus.
——————— Total do Sistema (Benfica + Metropolitana)

ÔNIBUS MIDI: 93
ÔNIBUS CONVENCIONAL: 85
MICRO-ÔNIBUS: 16
TOTAL: 194 ônibus

CATRACA LIVRE:

Para comemorar o ineditismo, a cidade de Diadema vai oferecer no domingo, dia 27 de novembro de 2011, o DIA DA CATRACA LIVRE, quando não haverá cobrança de passagens.

ônibus Diadema

Central de monitoramento, com informações em tempo real pelo sistema de GPS, vai permitir ações rápidas em caso de problemas e melhor conhecimento do sistema. FOTO: MAURO PEDROSO – Prefeitura de Diadema

QUALIDADE NO ATENDIMENTO E FUNCIONÁRIOS DA ETCD:

“Muito mais que oferecer ônibus novos e com equipamentos, nosso objetivo é oferecer qualidade para a população. Passamos para o motorista a noção de que o ônibus é apenas um instrumento para servir a população” – disse ao BLOG PONTO DE ÔNIBUS, o gerente da Benfica, responsável pelo contrato de Diadema, Luciano dos Reis.
Ele informou que a empresa deu preferência na contratação de funcionários da ETCD, que deixa de operar no sábado. Segundo ele, foram 71% dos trabalhadores aproveitados
“Outra parte já estava se aposentando ou quis se desligar” – complementou Luciano.
O investimento na frota pela Benfica foi de cerca de R$ 16 milhões, além dos R$ 15 milhões 762 mil da outorga. A esse valor se somam R$ 800 mil para equipamentos e uniformização de 330 funcionários.
Os ônibus da Benfica convencionais são modelo Comil Svelto, Volkswagen 17-230, câmbio automatizado, e o micrões Volkswagen 15-190, Comil Svelto Midi.
“A expectativa é muito grande e nosso objetivo é fazer com que a tradição da Benfica permaneça. A empresa tem 56 anos no ABC, recentemente fazendo serviços de turismo e fretamento. Vamos voltar o segmento de urbanos e acreditamos que Diadema será um ótimo cartão de visita para a Benfica, que tem planos de expansão na região” – disse Luciano ao BLOG PONTO DE ÔNIBUS
A empresa vai assumir 8 linhas e vai aumentar em 7 a quantidade de ônibus em relação a frota da ETCD.

PAINÉS NOS TERMINAIS:

A partir de janeiro, os terminais de Diadema terão painéis eletrônicos, como de aeroportos, informando tempo de espera, horários de linhas e itinerários.
O serviço será possível devido ao sistema de GPS, que informa a circulação dos ônibus em tempo real.

AUDIÊNCIAS COM A POPULAÇÃO:

Também em janeiro serão realizadas audiências com a população para a Secretaria de Transportes, gestora do sistema, receber sugestões quanto a readequação de linhas, horários, novos itinerários com o objetivo de corrigir defasagens em locais que precisam de mais oferta de transportes.

Ônibus Diadema

Fato inédito que entra para a história do País. Diadema é a primeira cidade com todos ônibus zero quilômetro e 100% acessíveis, num total de 194 veículos graças a entrada de duas empresas, Benfica, no lugar da ETCD, e Metropolitana, que assume as linhas da Viação Imigrantes Foto: Mauro Pedroso

BILHETAGEM ELETRÔNICA E INTEGRAÇÃO TEMPORAL:

Implantado desde o segundo semestre de 2008, o sistema de Bilhetagem Eletrônica será modernizado e vai ganhar novas modalidades de serviço.
A partir de março de 2012 será implantado o sistema de integração temporal. Com ele, o passageiro vai poder descer do ônibus e voltar a usá-lo, segundo a prefeitura, sem precisar pagar uma segunda passagem dentro de 45 minutos. A integração pode ser feita em qualquer parada e não somente dentro dos terminais de grande porte, como é atualmente.
A prefeitura identificou 14 pontos da cidade onde há maior cruzamento de linhas e mais possibilidade de integração. Assim, vai criar nestes locais 14 ECOS (Estações de Conexão), que terão abrigos maiores, piso tátil e sinalizações especiais, o que vai melhorar a acessibilidade.
Uma parceria entre empresas e prefeitura vai possibilitar a instalação de 50 novos modelos de abrigos de ônibus, como os 80 já instalados, nos últimos meses, que protegem mais o passageiro que aguarda os ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

40 comentários em NOVO SISTEMA DE TRANSPORTES EM DIADEMA CONSEGUE FATO INÉDITO NO PAÍS

  1. Só acredito vendo. Primeiro porque 194 ônibus me parece muito para uma cidade como Diadema, com 30Km². Outra coisa, o que ninguém fala é a integração com a EMTU/Metra que corre o risco de acabar, bem como benefícios já conquistados como gratuidade para aposentados, maiores de 60 (lei federal é 65) e pensionistas. Desde o final dos anos 80 quando a EMTU começou a operar que há essa integração em que o passageiro paga uma passagem e viaja do bairro, passando pelo centro da cidade ou Piraporinha, faz a baldeação sem mais pagar nova passagem. Se isso acabar, não vai adiantar ônibus novo, pois a revolta será grande. Considero essas conquistas como direito adquirido e, portanto, não devem acabar.

    George Garcia
    Jornalista
    morador de Diadema

  2. Bom Adamo.

    Dizer que a frota é acessível tudo bem. Mas no Brasil agora cria-se esse marketing legal de “frota acessível”, que na verdade leia-se: “carro de motor dianteiro e elevador”, que na verdade é acessível só para cadeirantes.
    – E os idosos? Usam o elevador?
    – E as pessoas com algum tipo de problema físico? Perna quebrada? Dor no nervo ciático? Problema no joelho? Usam? Nunca vi.

    Ou seja, no Brasil nossas “normas de acessibilidade”, como todas as demais sempre são voltadas para os frotistas, que não dispensam seus caminhões com carroceria de ônibus. Na Europa isso só serve para subir montanha. Aqui na tão criticada SPTrans parece que temos um paraíso. Apenas o Rio de Janeiro parece que tá tomando algum jeito. De resto, tudo uma vergonha!!!! Até Curitiba tem aderindo ao máximo à cabritização da frota.

    A verdade é que Diadema pelo visto terá muitos ônibus novos, mas a qualidade da frota vai cair muito, pois ao menos você tinha ônibuis de motor traseiro na frota. Velhos, surrados, mas tinha. Agora só caminhões com carroceria de ônibus.

    “Parabéns” pra Diadema!

    Abraço.

  3. será que não são poucos ônibus convencionais e muitos midis? Diadema tem linhas muito movimentadas. A 10EP, com midis fica lotada mesmo fora do horário de pico, por exemplo

  4. que bom que assim seja em todos os municipios!!

  5. Adamo Uma Pergunta A População Vai Poder Ver Os Onibus pelo GPS Pelos Site Das Empresas Igual Em Mauá?

  6. A cidade está de parabéns.

    Vejamos se as cias. aproveitam tamanha oportunidade para implantar uma rede realmente eficiente, reprogramando as rotas. Poderia ser o estopim de algo extremamante importante para toda a RMSP, que faria de Diadema uma nova Curitiba. O momento não poderia ser melhor. Inclusive Alckmin teria MUITO a ganhar se apoiasse fortemente estas ações, em todos os sentidos.

  7. A mesma Benfica que vai proporcionar esse feito, é a que roda com onibus com mais de 10 anos em Jandira, Barueri … Hoje mesmo peguei um Busscar voltando do trabalho com um balaustre quebrado, uns bancos soltos, ônibus todo zuado ..

  8. Gente sejamos mais amigos….

    A cidade de Diadema vive um caos no sistema, agora vai melhorar de verdade. Não moro em diadema, mas moro em Jandira. Diferentemente que o Adamo colocou no titulo desse testo, em Itapevi no ano de 2010 100% da frota foi totalmente renovada e acessivel e detalhe todos com GPS.Oque adianta andar de motor traseiro, se os ônibus são todos velhos??? Esses “tratores” como chamaram lá em cima…vai dar conta do recado.

    A mesma Benfica que vai assumir as linhas em Diadema é detentora das linhas municipais de Itapevi (operando com 60 veículos 2010, todos apache vip 2 com chassi mercedes 1722), em Jandira (operando com 27 veículos, 17 do ano de 2006,05 do ano de 2003 e 05 apache vip 2011 rescem chegado a frota).Em Barueri não é diferente, são 157 veículos e as ultimas aquisiçoes foram 57 carros 2011, 46 novos carros em 2010, 20 carros 2009, 18 carros 2008 e o restante 2004.Recentimente a Benfica comprou 30 novos onibus para compor a frota dos onibus intermunicipal(EMTU), Mantendo uma frota média de 6 anos de uso.

    Sobre o comentario do colega Wesley de Souza, se o balaustre estava solto,pode ter certeza que ao recolher será arrumado, ter 100% da frota impecavel, ninguem tem.

    Temos que parabenizar o povo de Diadema por essa conquista e dizer que a Benfica é uma otima empresa, e a Metropolitana que comprou a Viação Imigrantes também parece ser uma grande empresa, ninguem compra 125 novos onibus sem ser obrigados e ela comprou pra mostrar pra que ela veio.

    Parabéns a Benfica e a Metropolitana, muito sucesso nessa nova jornada.

  9. Quero aqui também deixar meus parabéns á Diadema pela iniciativa de mudanças em seu sistema de transporte, conheci essa cidade ainda criança, afinal minha avó materna morava na Divisa mais especificamente no Jardim Miriam, lembro da Viação Diadema com seus Bela Vistas (cinza, amarelo e vermelho) na linha São Bernardo do Campo(Paço)/Broklin (capital), nos anos 80 o grupo dos mineiros arremataram a empresa, depois com o corredor ABD muitas das suas linhas que iam até o Jabaquara foram extintas, e a SBC?Itaim viriu a 044-Term.Diadema/Itaim. não sei se sabem, mas no local onde é hoje o terminal Diadema do corredor ABD era onde ficava a garagem da Diadema, enfim um pouco d história pra gente entender o que aconteceu, mas fica claro uma coisa a região do ABCDM está começando a mudar, novembro é o mês das mudanças, poi foi exatamente em novembro de 2010 no dia 06/11/2010 que a Leblon iniciou suas operações em Mauá acabando com o monopólio naquela cidade, agora vemos a Benfica e a Mobi chegando á Diadema, lemos recentemente no blog o surgimento da Publix, assim como o monopólio do Sr.Baltazar de Souza está caindo por terra, se ele desistiu ou vendeu a Imigrantes não sabemos ainda concretamente, mas uma coisa é certa os usuários não irão sentir nehuma saudades. Chega ser uma pena que uma pessoa com tanto pioneirismo e história tenha que sucumbir ou deixar algo que de certo modo ajudou a construir, mas o grande problema é que as pessoas ficam ambiciosas demais e velhas e nesse ultimo quesito é que vemos a tradição ir pelo ralo por causa muitas vezes da iconsequencia e falta de aptidão dos filhos para continuar os negócios dos pais e acabam também vendendo empresas tradicionais, um exemplo recente foi a venda do Expresso Brasileiro para o grupo Santa Cruz, assim como nos anos 80 os chamados Grupos (Mineiros, Ruas, Belarmino,etc…) dominaram o setor comprando empresas individadas a preço de banana, hoje as holdings fazem praticamente a mesma coisa,porém com alto indice de profissionalização e investimentos técnológicos visto que as dificuldades do passado foram superadas pelos pioneiros, isto é, hoje as operações com ônibus estão bem melhores, não necessita mais por exemplo colocar correntes nas rodas em dias de chuva porque as ruas e avenidas de hoje sõa obrigatoriamente asfaltadas, salvo algumas excessões nas quais alguns grandes grupos também se tornaram holdings.Enfim quis deixar aqui uma pequena reflexão, forte abraço.
    * Adamo como está a saúde, desejo que tenha melhorado, descanse e se cuide. Ah e a secretária? rsrsrsrsrsrsrsr forte abraço amigo, estarei amnhã na VVR com as crianças.

  10. Eder, Caio Millenium não é tão novinho, tanto menos o Alpha .. Não fui a primeira vez que eu vi esse tipo de coisa, porém dessa vez tomei atitude e denunciei o fato ao 0800 ad Benfica, o mesmo carro tinha um banco solto, fora que, aquele ” plastico ” que fica na parte de trás do banco, em quase todos os assentos estava se soltando ..

    • Wesley, você já parou e pensou que a população tem parte ativa na destruição dos bens públicos e privados. Muita coisa deixa de ser realizada por falta de colaboração da população, se quisermos ter uma cidade bem estruturada e com bom funcionamento de transporte temos que dar o primeiro passo, oferecendo sugestões construtivas para que as empresas de um modo geral possam desenvolver novos projetos para melhor servir a população.

  11. Wesley,

    Liguei na Benfica falei com o meu chefe e levantei tais informações:

    O Caio Millenium é do ano 2002 modelo 2003 com motor 1628 turbo.
    A Benfica não tem mais ALPHAS rodando no sistema.
    Os ALPHAS que a Benfica tinha até esses dias estava Rodando no municipal de Jandira e no ESCOLAR DE itapevi.Porém foi desativados e vendidos, pra ser te ruma ideia os escolares foram substituidos por MARCOPOLO VIALEES ano 2001 modelo 2002.

    Sobre as capas plasticas de tráz do banco, falei com ele e ele me disse que iria verificar, porém era importante ter o prefixo do carro.

    Abraços

  12. Entendi, desculpe pelo equivoco.
    O carro, ah, isso nos Busscar mais antigos, esse do balaustre era o 5515, mas tem outros que estão nesse estado também.

    Abraços !

  13. O que não comentam em lugar nenhum, é o que acontecerá com as integrações com a empresa Imigrantes (Metropolitana) e a EMTU/METRA. Diadema é uma cidade “pequena” para se ver alguma vantagem na integração dos ônibus da Benfica, já que a maioria da população estuda/trabalha em outras cidades do ABC ou em SP. Eu por exemplo, pego um ônibus municipal para andar 4 pontos e chegar no Terminal, aí tenho que pegar o Metra pra ir até o Morumbi trabalhar, e depois voltar para o Terminal e pegar um Imigrantes para ir até o Rudge Ramos estudar, e depois outra baldeação novamente para voltar pra casa. Nisso, gasto R$8,40/dia. Agora pelo o que estou entendendo disso tudo, com esse novo sistema passarei a gastar R$16,80/dia. Simplesmente o dobro. O que o governo quer com isso? Incentivar as pessoas a andarem de carro e f**** de vez o trânsito??
    Se alguém tiver alguma informação que mostre que estou errada, por favor fale, porque até agora não vi vantagem nenhuma em pagar o dobro do preço pra ficar por aí andando igual sardinha enlatada quando é mais barato ter o conforto de um carro.

    • Michele Barros
      Sua alegação é perfeita. Moro em Cotia, onde acontece o mesmo.

      Acredito muito que só resolve com um Meio Único de pagamento de transportes coletivos realmente centralizado, para todos os 39 municípios a RMSP. Semelhante a um cartão de débito com fatura mensal e consulta on line (com usuário e senha). Ao invés de “premiar” rotas e “castigar” outras, como faz o Bilhete Único, faria cálculo do delocamento do usuário SOMANDO as várias tarifas e DESCONTANDO valor justo em função da habitualidade (e não só do prazo), independente do modal e dos municípios.

      • Michele Barros // 28 de novembro de 2011 às 19:05 //

        Concordo, ao invés de facilitar as coisas, o governo só complica.
        Antes mesmo desse “avanço” em Diadema, já era uma confusão o transporte coletivo, criando um bilhete eletrônico para cada empresa. Para os municipais eu tenho o DiaFácil, para os intermunicipais Imigrantes tenho o BOM, para SP/Metro tenho o Biltete Único, e ainda assim se eu chegar no Terminal Diadema a pé, sem a baldeação, nenhum dos eletrônicos servem. Tenho que comprar o bilhete de papel pra passar na catraca.
        Um sistema único de cobrança realmente seria a solução, mas infelizmente cada empresa visa somente sua comodidade, não a de seus “clientes”.

  14. Com certeza há Benfica é uma da melhores empresa de ônibus do estado de São paulo, moro em Barueri e nunca tive nenhum problema com ônibus aqui na cidade Ão contrario das outras cidades que tem por ai em são paulo.

  15. Mais um comentário pertinente sobre os novos ônibus de Diadema. Anteontem vi um deles quebrado no centro do Serraria impedindo o trânsito. Era um da Benfica. Como pode um ônibus novo quebrar com poucos dias de uso?
    Outro caso interessante é que os ônibus da Benfica têm placas de São Caetano, e os da MObi (acho que é isso), têm placas de São Paulo. Será que a prefeitura não exigiu o mínimo, que os veículos fossem lacrados na cidade. Afinal as empresas vão ganhar dinheiro do trabalhador de Diadema e vão pagar IPVA para São Paulo e São Caetano. Assim não dá, a cidade já é pobre demais, para perder dinheiro para outras cidades.
    É a mesma coisa da frota da TransKombi que presta serviços na cidade. Todos tem placas de outros estados. Ou seja, a cidade tá ruim e tende a ficar pior vendo tributos escoando para outros cofres.

  16. Para os usuários da linha 23DP e 16P a situação não melhorou em nada. O tempo de espera aumentou, as pessoas estão chegando atrasadas ao trabalho e os ônibus estão sempre lotados, mais do que eram. A administração e logística dessas linhas são péssimas; não é necessário apenas substituir os ônibus, mas os profissionais que coordenam as operações. Quem vai buscar informações com um fiscal nis terminais sabe do que estou falando, só para exemplificar.

  17. A empresa tem a placa de são caetano talvez porque a sede é lá.o Tempo de espera tambem aumenta porque a maioria dos funcionários da Benfica eram da antiga ETCD e até se acostumarem com os padrões da benfica leva um tempo.

  18. dizer k depois de ter colocado onibus novos ficou mais facil de andar em diadema isso td é mentira depois de colocar essa nova frota de onibus ficou pior do que ja estava ao inves de melhora o sistema so piora a linha do 11 e do 20 ficou uma merda o onibus demora para e ainda quando passa passa lotado td porque diminuiran na frota…

  19. claudilene pimenta // 1 de fevereiro de 2012 às 16:07 // Responder

    preciso pegar passe escolar 50%, qual procedimento e documnetação necessaria, passe por gentileza o endereço.

  20. Pois eh galera, na verdade é muito facil de dizer que melhorou sem viver o dia-a-dia que nós, moradores enfrentamos todos os dias, agora vamos ter que pagar integração, ou seja, 40 reais a mais no salário de CADA pessoa, são mais de 20 anos de integração, simplismente tirados de nós, por uma “melhora” ficticia….GALERA VAMOS ACORDAR! ELEIÇÃO ESTÁ VINDO!!!

  21. Pelo amor de Deus,depois que mudou a empresa a espera esta bem maior,e esse negócio de a partir de janeiro vão ter painéis eletrônicos, já estamos no meio de fevereiro e até agora nada,mas em relação ao fim da integração livre eles não adiam que será em março e ja ta tudo certinho pra começar,esses políticos de merda são muito rápidos para se auto-beneficiar,bando de ladrão safado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. ah meu comentário com certeza não vai passar pela moderação…
    ah lembrei a voz do povo só é a voz de Deus qnd falamos bem dos politicos!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  23. Dependo do ônibus “26” para chegar ao Sesi onde estudo e há já vários dias chego atrasada na aula em virtude da demora para o ônibus chegar ao ponto (terminal), e muitas vezes, não sei por que o fiscal manda que ele siga sem passageiros, provocando assim atraso ainda maior para quem está na fila esperando…
    O que ocorre??????

  24. tá muito bom os onibus, mas os motoristas prescisão de um treinamento de segurança pois ficam precionando os garros de passeio de forma que andem mais depressa.melhor chegar atrazado do que ficar parado num abarroamento?

  25. gostaria de deixar meu carro em casa, mas ainda o transporte público precisa de muitas mudanças, sou carreteiro e respeito o transito mas existe uma competição de querer mostrar quem é o melhor nas ruas e isso é o que provoca mais acidentes, aí quem é o pior.
    tenho utilizado os transportes de sua empresa,é ótimo andar de carro novo mas se o condutor não estiver preparado,a viagem não terá conforto concorda?

  26. Fabio Henrique de Oliveira Bezerra // 7 de março de 2012 às 18:14 // Responder

    como que eu faço para trabalhar na empresa de motorista eu sou sonho em trabalhar na empresa

  27. os motorista estao inprudente hoje na linha 33 de diadema a motorista fechou a porta na minha filha de 4 anos e nem desceu para prestar socorro.e estou tentando entrar em contato com a benfica e nao consigo>

  28. Paulo Cesar rodrigues // 17 de maio de 2013 às 11:47 // Responder

    Ja vi que em mogi guacu éra um paraiso. onibus com no maximo 5 anos ia embora, já considerado velho. tinhamos 11 marcopolo vialle, 16 urbanuss plus todos estofado total alto. infelizmente a viação mogi guacu não existe mais, e a atual empresa não é uma mãe, é madrasta.O correto é onibus com motor traseiro, piso baixo e acessibilidade, só que aqui as lombadas é como uma montanha, eles iriam intalar.

  29. Estou indignada com o transporte em Diadema , vc é obrigada a pegar um ônibus super lotado ,enquanto tem um ônibus que passa pela contra mão vazio e deixa os passageiros no ponto de ônibus, onde esta a fiscalização, onde esta o treinamento para esses motoristas, as punições ,parabéns Diadema , ta uma zona o transporte público

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