MAIORIA DOS TORCEDORES VAI USAR TRANSPORTE PÚBLICO NA COPA EM SP. CPTM TERÁ EXPRESSO DA COPA

Fielzão da Copa do Mundo

Projeção feita pela Masterplan das imediações do estádio do Corinthians, que será abertura da Copa do Mundo de 2014, na zona Leste de São Paulo. Local será cercado por centro de hospitalidade, para veículos de transmissão de TV e ônibus especiais. Segundo governo do estado, 80% dos torcedores que irão assistir aos jogos usarão transportes públicos. As estações de trens e metrô deverão ser preparadas para receberem até 100 mil passageiros/hora/sentido. O governo deve inaugurar uma linha Expresso da Copa, de trens entre a estação da Luz e Itaquera. O sistema de ônibus também receberá atenção, com terminal integrado aos metroferroviários e estrutura viária para ônibus de maior capacidade, como articulados. Arte Masterplan.

Cerca de 80% do público do Fielzão da Copa devem usar transporte público
Previsão é do Governo do Estado, que deve criar a linha de trem Expresso Copa

ADAMO BAZANI – CBN
A grande maioria das pessoas que vão assistir aos jogos da Copa do Mundo no Estádio do Corinthians, que está sendo erguido em Itaquera, na zona Leste de São Paulo, vai usar transporte público.
A previsão é do Governo do Estado de São Paulo e foi divulgada pro Fábio Lepique, assessor do Governador Geraldo Alckmin. A notícia foi veiculada também no Blog do Terceiro Tempo, de Milton Neves.
O avesso ao estádio será feito por duas áreas principais.
O acesso um será para quem desembarca da estação Corinthians – Itaquera, correspondente a CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
O outro acesso será para quem sai da Estação Artur Alvim, da linha 3 Vermelha do Metrô.
O Governo do Estado também prevê a criação de uma linha expressa de trens entre a Estação da Luz, na região Central da Capital Paulista, e a Estação Itaquera, na zona Leste, nas imediações do Estádio. Será o Expresso da Copa que não terá paradas no meio do caminho.
O sistema metroferroviário, promete o poder público, também terá integração com os ônibus municipais e intermunicipais que servem a região, através de um novo terminal, reformulado.
A expectativa do Governo é que as estações atendam mais de 100 pessoas por hora/sentido. A grande maioria vai usar transporte público.
Isso, segundo Fábio Lepique é o dobro do que o recomendado pela FIFA, entidade máxima do futebol.
A demanda inclui as duas estações juntas para 2014. Não está contabilizado o número de passageiros que também serão transportados por ônibus urbanos.
O entorno do estádio do Corinthians terão áreas funcionais: como a Vila da Hospitalidade, a TV Compound, área para os caminhões e micro-ônibus de links para transmissão, e o Centro de Voluntariado, que vai incluir a FATEC – Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo – Centro Paula Souza. O centro de ensino já está em construção.
Nas imediações do estádio da abertura da Copa, haverá bolsões para táxis, veículos e ônibus credenciados.
Estes ônibus devem ser os que transportarão delegações, imprensa, dirigentes e autoridades.
Ainda quanto a mobilidade, o Governo do Estado afirma que as intervenções para o aumento da capacidade dos modais metroferroviários devem ser concluídas antes mesmo da finalização do estádio.
As obras viárias, promete a Prefeitura, também possibilitarão a circulação de ônibus de maior capacidade, como articulados. Linhas hoje que operam com ônibus convencionais devem receber veículos de maior porte.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

13 comentários em MAIORIA DOS TORCEDORES VAI USAR TRANSPORTE PÚBLICO NA COPA EM SP. CPTM TERÁ EXPRESSO DA COPA

  1. Bom dia.

    Uma pequena, mas, boa contribuição.

    Abçs.

  2. Veículos de maior porte? Pela cooper nova aliança? Hahahahahaha
    O povo se f… Todo dia pra or trabalhar… Afora por causa dum evento de um mês vão botar articulados na atea 5… Tá bom…

  3. Mal pelos erros, estou no celular.

  4. Que pena, acho que deveriam ir ao estadio nos velhos e imundos onibus apaches do consorcio Novo Horizonte, há me lembrei eles não chegariam, porque os onibus quebrariam no meio do caminho, Parece piada a Copa vai ser na Zona Leste e quem estão recebendo onibus novos são as Zonas Sul, Norte e Oeste, estou para dizer que o prefeito Kassab não é Turco e sim Portugues

  5. Se fosse Português, teria boa parte dos transportes de SP (Ruas e Belarmino) e investiria como eles

  6. Resposta rapida e cortante, perfeita

  7. Rodrigo Rodrigues // 27 de outubro de 2011 às 15:21 // Responder

    Oi adamo sei que não tem haver com o assunto mais vamos lá,você sabe me informar sobre algumas linhas de santo andré que foram extintas como c10 e t56 e queria saber para onde elas ia por que eu nasci em 1997 e não qual linhas santo andré tinha e adamo chegaram na expresso guarará pelo que eu sei 3 neobus spectrum city midi 2 portas com cadeirante prefixo 08 975,08 976 e 08 977.E Adamo a são camilo e a urbana ainda é do baltazar?e já chegou o cadeirante da b-19 caio apache s21 05 710 ex-januaria 559.

  8. Se é para ser rápido e cortante, sem eufemismos: boa parte não, maioria.

  9. De qualquer forma continuo achando o Senhor Kassab, em termos de transporte público um asno, sobre as empresas de onibus, ouvi certas vez que o patrão brasileiro e muito rico, a empresa e muito pobre e os funcionários palperimos, e deus ajude de quem precisa dos seus serviços.

  10. Bruno Quintiliano // 29 de outubro de 2011 às 01:07 // Responder

    as outras regiões não estão essa maravilha que vocês da zl acreditam. Senão, não teria o tantas reclamações na SPTrans. Na área 6 temos empresas boas, mas o kassab também acabou com o transporte aqui. E não sei o que adianta colocar esses ônibus bonitos se eu continuo esperando + de 40 min por ele.

  11. Bruno Quintiliano // 29 de outubro de 2011 às 01:10 // Responder

    E o kassab é péssimo em tudo que ele resolve mexer. Não me conformo que as pessoas gostam dele, fazem vista grossa pros absurdos e depois tem a cara de pau de dizerem que foram enganadas

  12. caro adamo.
    em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelas brilhantes reportagens na radio cbn- e no blog
    ponto de onibus, sempre que desejo algumas informaçoes, consulto blog.
    em segundo lugar informo-lhe que a tradicional empresa expresso brasileiro que opera há
    décadas na linha sao paulo-rio, acaba de concretizar negociaçao-venda- para o grupo santa
    cruz.
    gostaria de obter informaçoes sobre a negociaçao , se possível.
    um forte abraço
    paulo cesar silverio

  13. Horrivel, eu pego todos os dias aO trem que passa em itaquera, e posso dizer com toda certeza…………S*O*C*O*R*R*O…………………. chama algum terrorista p lá

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: