Tarifas de ônibus municipais devem permanecer em R$ 3,00 no ano que vem. Os subsídios para garantir a manutenção do preço serão elevados para R$ 660 milhões anuais. A receita já está garantida pelo aumento da arrecadação das multas que, por radares que identificam o não pagamento do IPVA e licenciamento, subiu de R$ 700 milhões para R$ 832 milhões. Foto: Adamo Bazani
Kassab vai subsidiar empresas para tarifa ficar em R$ 3
Subsídios serão de R$ 660 milhões. Prefeito diz ser uma questão social
ADAMO BAZANI – CBN
As tarifas de ônibus não devem ser reajustadas no ano que vem na Capital Paulista.
A garantia é do Prefeito Gilberto Kassab.
O poder público deve subsidiar as empresas e as cooperativas, que operam em oito áreas, em R$ 660 milhões em 2012.
Em 2011, os subsídios não devem chegar a R$ 500 milhões.
A Prefeitura afirma ter verba garantida para cobrir esta diferença.
O dinheiro deve vir de arrecadação maior de multa. A arrecadação com as multas deve pular de R$ 700 milhões para R$ 832 milhões. Segundo a Prefeitura, esse aumento de arrecadação será possível por conta da instalação de novos radares que identificam as placas dos veículos e além de infrações de trânsito podem identificar se o motorista pagou ou não tributos como IPVA e licenciamento.
Kassab diz que usar subsídios para manter o valor controlado das passagens é uma questão social para deixar o transporte coletivo mais acessível, interessante e permitir que o custo dos deslocamentos possam ser coerentes com a renda de boa parte da população.
Além disso, como o transporte beneficia toda a cidade e não só quem usa ônibus, ao reduzir o volume de trânsito e poluição, o entendimento é que não só o passageiro deva arcar com seus custos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes