MARCOPOLO E EMPRESA RUSSA KAMAZ ESTUDAM FECHAR PARCERIA

MArcopolo e Kamaz

Chassi de ônibus da KAMAZ. Empresa é a maior fabricante automobilística da Rússia e atua em mais de 80 países. A Marcopolo, encarroçadora brasileira que comercializa produtos em mais de 100 países, assinou um memorando de entendimento para a formulação de um estudo que visa a criação dae uma Joint Venture, em partes iguais, entre a empresa nacional e a russa. Os ônibus da Marcopolo seriam comercializados na Rússia e nos países da CEI sobre as plataformas da Kamaz. Foto: KAMAZ

Marcopolo de olho no mercado russo
Encarroçadora brasileira assina memorando de intenção para parceria com empresa de chassi da Rússia

ADAMO BAZANI – CBN
Após conquistar a liderança do mercado brasileiro de carrocerias e de inaugurar várias fábricas no exterior, como Colômbia, Argentina, México e Índia, a Marcopolo agora está de olho no mercado russo de ônibus.
A empresa e a fabricante de veículos russa OJSC KAMAZ formalizaram um Memorando de Entendimentos para a realização de um estudo que analisará as possibilidades da formação de uma joint venture entre a Marcopolo e a companhia russa.
O acordo para estudos foi assinado na ocasião da visita do presidente da visita do Tararistão, Rustam Minnichanov, ao Rio de Janeiro.
A joint venture seria para a comercialização de carrocerias da Marcopolo sobre os chassis KAMAZ, que atendem às normas de controle de emissão de poluentes Euro 4 ou Euro 5.
Se os estudos concluírem a possibilidade da realização dos negócios, a joint venture será dividida em partes iguais.
A OJSC KAMAZ é considerada a maior empresa automobilística da Rússia. O grupo é formado por 96 empresas sendo 13 as principais.
A KAMAZ oferece serviços para mais de 80 países, com maior atuação no mercado da Rússia e dos países que formam a CEI – Comunidade dos Estados Independentes, que surgiu após o fim do regime socialista com a dissolução da URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
Hoje o principal produto da KAMAZ é o caminhão para 40 toneladas GVW 14 – 40, movido a diesel e a gás natural.
A KAMAZ também comercializa produtos na Ásia, África e América Latina.
Seria uma união de duas gigantes do setor de automóveis.
A Marcopolo possui 4 fábricas no Brasil, unidades na Índica, México, Argentina, Colômbia, Egito, Índia e China, empregando mais de 14 mil pessoas.
Se os veículos da KAMAZ são encontrados em cerca de 80 países, as carrocerias Marcopolo são comercializadas em mais de 100 nações.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Gustavo Cunha disse:

    Boa tarde.

    Sem Ufanismos. Precisamos admitir que, quando desejamos, trabalhamos e lutamos, nós BRASILEIROS podemos muito.

    Aqui está uma prova da nossa força, do nosso valor.

    Abraços.

  2. Sugel disse:

    Marcopolo para o BCG parceria da empresa com a indiana Tata Motors firmada em 2006 e um exemplo de como companhias de paises emergentes estao se articulando para dividir experiencias.. .So Paulo – A Marcopolo anuncia durante visita do presidente da Repblica do Tartaristo Rustam Minnichanov ao Rio de Janeiro um acordo com a empresa russa OJSC Kamaz.

  3. gabriel disse:

    no fundo a ideia é boa, eu até acho legal, mas eu acho q não dará certo, aqui no mercado interno.

  4. Roberto SP disse:

    Olhando a foto esse chassi da Kamaz ele nos parece bem robusto, próprio para atuar em regiões onde a malha rodoviária é irregular. Na Russia as estradas esão muito parecidas com as rodovias federais brasileiras em precariedade de manutenção e conservação junte-se a isto o clima temperado frio que creio exige muito dos motores e chassis. A caroceria Marcopolo com certeza fará uma grande diferença na paisagem russa assim com esse chasi poderia ser experimentado aqui através dessa parceria caso ela ocorra, uma coisa é certa um produto brasileiro de qualidade e beleza despontando em mais um grande mercado, só temos é que nos orgulhar e torcer para que dê certo.

Deixe uma resposta para Roberto SPCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading