Neobus BRT de Goiânia será apresentado nesta segunda-feira

Ônibus da Metrobus em Goiânia, apresentados nesta segunda-feira, são do mesmo modelo dos veículos que já prestam serviços em Curitiba, no Paraná. Além de um design mais moderno, passando sensação de serviços diferenciados, o ônibus possui maior espaço interno, vários comandos eletrônicos e funções como suspensão, motorização e gerenciamento, computador de bordo e dispositivos de segurança e conforto. Na versão biarticulada, é considerado o maior ônibus do mundo, com 28 metros de comprimento e capacidade para 270 passageiros, não ultrapassando o limite de lotação de 6 passageiros por metro quadrado. Em Goiás, a população vai poder escolher entre três cores diferentes. Foto: Adamo Bazani

Ônibus da Metrobus em Goiânia, apresentados nesta segunda-feira, são do mesmo modelo dos veículos que já prestam serviços em Curitiba, no Paraná. Além de um design mais moderno, passando sensação de serviços diferenciados, o ônibus possui maior espaço interno, vários comandos eletrônicos e funções como suspensão, motorização e gerenciamento, computador de bordo e dispositivos de segurança e conforto. Na versão biarticulada, é considerado o maior ônibus do mundo, com 28 metros de comprimento e capacidade para 270 passageiros, não ultrapassando o limite de lotação de 6 passageiros por metro quadrado. Em Goiás, a população vai poder escolher entre três cores diferentes. Foto: Adamo Bazani

Goiânia apresenta ônibus modernos nesta segunda-feira
Ônibus do tipo BRT têm sistemas eletrônicos de operação e gerenciamento, maior espaço interno e capacidade de transporte. População poderá escolher as cores

ADAMO BAZANI

A capital de Goiás é outra cidade que entrou de vez na era dos ônibus com concepção mais moderna para transporte urbano, para atenderem às exigências de um BRT – Bus Rapit Transit, e apresenta à população o modelo NeoBus Mega BRT, que na versão biarticulada, é o maior ônibus do mundo, com 28 metros de comprimento. É o mesmo modelo dos veículos que foram apresentados no Rio de Janeiro, para os projetos de corredores BRT, e que já estão em operação em Curitiba, no Paraná.
A Metrobus, empresa de Goiás, vai apresentar os modelos à população nesta segunda-feira, dia 1º de agosto de 2011.
Serão 90 unidades do ônibus moderno que conta com maior espaço interno e distribuição melhor dos assentos, sistemas de gerenciamento, motorização e suspensão eletrônicos, computador de bordo, monitor de segurança de TV para controlar o acesso e saída dos passageiros e “anjo da guarda”, equipamento que não permite que o ônibus se movimente com as portas abertas.
O design do ônibus é diferenciado também, quebrando a estética habitual dos quadradões veículos urbanos. Ele se parece com um trem moderno, o que acaba sendo mais um atrativo para pessoas que não usam ônibus habitualmente verem que a entrada desses ônibus no sistema significa modernização.
Pesquisas realizadas por fabricantes revelam que apesar da maioria da população não saber de cor os nomes dos modelos dos ônibus, como profissionais do setor e “busólogos” (pessoas que cultivam gosto por ônibus), a estética dos veículos também é um dos pontos levados em consideração pelos moradores de uma região e não apenas por usuários dos sistemas.
Até quem não usa ônibus, mesmo que inconscientemente, acaba impactado pela estética de um veículo de transporte coletivo, tanto em relação a design e cores. Isso é explicado pelo fato de o ônibus ser parte ativa no cenário urbano e quando se fala em cidade, as pessoas logo lembram da presença do ônibus, mesmo sem saberem de detalhes ou nomenclaturas de modelos.
E pensando nisso, a própria população de Goiânia vai escolher as cores dos 90 ônibus que farão parte do sistema de transportes local.
São três opções de cor:
• Prata com detalhes coloridos
• Azul com detalhes verdes
• Amarelo

A versão biarticulada tem capacidade para transportar 270 passageiros entre sentados e em pé e terá 60 assentos. Já na versão articulada, a capacidade é de 170 passageiros com 46 assentos. Nos dois modelos há espaço para cadeira de rodas e o limite máximo é de 6 passageiros por metro quadrado para privilegiar o conforto.
Os chassis dos ônibus são da Volvo, como motor de 340 cavalos de potência.
A apresentação será às 10 horas e a sede da Metrobus fica na Rua Patriarca, 299 – Vila Regina, na região do Terminal Padre Pelágio.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Gustavo Cunha disse:

    Boa noite.

    Enxergamos aqui, a aplicação necessária, adequada, de um modelo de tecnologia genuinamente nossa.

    Por tudo que tenho lido e assimilado, muito inclusive através deste blog, MUITO BOM; o BRT pode ser uma estratégia simples, barata e eficiente, a ser utilizada em nossas cidades de médio e grande porte.

    Reafirmo que, nossas cidades interioranas, pequenas e médias, precisaram contar com os nossos “Tanques”, com ar – condicionado, quem sabe; para, enfrentar não ladeiras, mas sim, verdadeiros paredões, valetas que mais parecem fossos, enfim, um viário que mais parece, um campo de provas. Na minha humilde ótica, sempre será assim, até porque, quando se termina de arrumar o asfalto em um quarteirão, haverá ainda, inúmeros Kms. a serem consertados.

    Aprendo muito, com todos vocês.

    Suavizando o tom sério de minhas considerações e finalizando, ficou lindo o carro com este VERMELHO, LINDO !

    Abraços.

  2. Paulo Gil disse:

    AMigos, boa noite

    ÊÊÊÊÊêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêêê Goianiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Metrobrus, já é uma realidade há algum tempo de ponta a ponta da cidade.

    Sensacional a escolha democrática das cores, e alaegria do SOL do oeste..

    PARABÉNS, PARABÉNS MESMO!

    É o Centro Oeste na ponta do BUZÃO e do BARSIL!.

    E como se diz por lá:

    É BÃO!

    Muito obrigado
    Paulo Gil

  3. Antonio disse:

    Acho muito bom que Goiânia, além de ter o corredor, tenha agora ônibus novos. Mas há vários absurdos nessa história que vão contra o SENSO CRÍTICO:

    – SE os ônibus não tiverem AR CONDICIONADO num lugar quente como Goiânia, nem podem ser considerados tão modernos assim. Eles têm???

    – Os corredores de Goiânia são feitos (acho que na totalidade) de ASFALTO. E em vários lugares, principalmente perto das estações e terminais, estão em ESTADO RUIM OU PÉSSIMO. Isso vai contra a vida útil dos ônibus. Qualquer pessoa com senso crítico vê que, pelo menos em alguns lugares, é necessário CONCRETO.

    – Onde que no biarticulado Neobus cabem 270 pessoas a 6 pessoas por metro quadrado? A área livre é de 12+7+12 = +- 31/32m2. A 6p/m2 cabem 192 passageiros de pé e 58 sentados = 250 passageiros. Alguns lugares divulgam essa história das 270 pessoas porque sabem que ninguém vai conferir e que o povo não tem SENSO CRÍTICO.

    – Se já na divulgação dizem 270 passageiros, é quase certo que vão atuchar 300 “cabeças de gado” lá dentro.

    – Só em países de submundo pode ser considerado bom carregar 6passageiros por m2. Na Europa há tempos considera-se 4p/m2, mesmo em VLTs, trólebus e metrôs com Ar Condicionado, que tem uma viagem muito mais confortável que num ônibus sem AC.

    – Aqui fala-se que no ônibus cabem 270 passageiros. Na Europa no mesmo ônibus caberiam só 186. E, nos lugares menos frios da Europa, será que eles se sujeitariam a um busu sem AC?????

    Ficam as perguntas.

  4. joaopaulo disse:

    eu escolhoo da imagem numero 3 disem e o metro da cor cinza.

  5. joaopaulo disse:

    foi mal e que eu escrevi muito rapido na verdade eu escolho o metro cinza.

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