PORTO ALEGRE CAMINHA PARA O FUTURO DOS SERVIÇOS DE ÔNIBUS
Publicado em: 12 de julho de 2011
Porto Alegre apresenta 20 ônibus novos
Veículos devem servir a zona Sul da cidade. Boa parte deles será de articulados
ADAMO BAZANI – CBN
Uma frota de 12 ônibus articulados, um deles do tipo BRT (BusRapid Transit), e 8 ônibus convencionais fazem parte da nova frota de Porto Alegre.
Os veículos devem servir os seguintes bairros: Restinga, Lami, Hípica, Belém Novo, Vila Nova e Serraria. Os ônibus são da linha Juca Batista.
Na apresentação dos ônibus novos, e admirado pelo Neobus Mega BRT, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunari, afirmou que o transporte da cidade será mais eficiente e racional com a ampliação e modernização dos corredores de ônibus.
“A partir da mudança dos corredores de ônibus, a cidade terá um grande ganho na integração com o transporte da Região Metropolitana e dos bairros mais afastados” – afirmou Fortunari.
O prefeito também informou que são hoje realizadas 30 mil viagens dos bairros para o centro da cidade. Com a implantação dos BRTs., que disponibilizam um espaço preferencial para os ônibus, a tendência é de que menos veículos com maior velocidade, sem interferência do trânsito, conseguirão fazer mais viagens, ajudando na diminuição da poluição e do trânsito. Um sistema de transporte público eficiente também atrai pessoas que usam os carros para os ônibus.
Os ônibus custaram cerca de R$ 700 mil em média, num investimento inicial de R$ 20 milhões e pertencem ao consórcio STS.
A te o final do ano, o Consórcio STS pretende colocar 49 ônibus novos nas ruas, dos quais 25 vão ser articulados.
Em todo o sistema, a EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação, de Porto Alegre, acredita que 270 ônibus novos prestarão serviços até o final deste ano de 2011.
A Associação dos Transportadores Públicos destaca que as integrações com os trens do Trensurb e a segunda tarifa gratuita dentro de um prazo entre ônibus aumentaram o número de passageiros do sistema de ônibus.
O presidente da entidade, Ênio dos Reis, disse ao Jornal do Comércio, que por causa das integrações, as pessoas estão deixando o carro em casa.
“Foram mais de 700 mil integrações nos últimos dias, muitas pessoas estão deixando seus veículos no início do percurso e adotando o transporte coletivo”, disse Ênio
RAIO X DO SISTEMA:
Número de linhas: 343
Passageiros: 1 milhão e 100 mil usuários por dia
Isenções de pagamento de tarifa: 200 mil pessoas
Corredores: 55 quilômetros:
Pontos de Parada: 5 mil (92 estações)
A estimativa é de aumento no número de corredores exclusivos.
Adamo Bazani, jornaltsta da Rádio CBN, Especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
ola. acho mt bom o investimento da prefeitura de POA, mas acho que eles tem que olhar tambem pra llinha 171- ponta grossa onde tem apenas 5 rapidas pela manha onde os onibos que são pequenos vão super lotados. e o intervalo em media dos onibos e de 30 min.
Enquanto outros estados realmente caminham para o futuro, Porto Alegre anda na rabada destes estados, enquanto se faz propaganda de um onibus articulado para 120 pessoas, Curitiba tem hoje o maior Bi articulado do mundo para transportar 250 pessoas por viagem, com todas as tecnologia de ponta. e PORTO ALEGRE, via empresas de onibus e EPTC fazem campanha para deslumbrar um onibus que nada mais BONITO ESTETICAMENTE. em suas formas futurista.
SE PARASSEM PARA PENSAR A CADA BIARTICULADO DO FUTURO, COLOCADO NOS CORREDORES DE PORTO ALEGRE, SERIA UM ARTICULADO A MENOS NOS CORREDORES, POIS OS BI ARTICULADOS TRANSPORTAM 250 PESSOAS ENQUANTO O ARTICULADO SOMENTE 120 PESSOAS
Estaria caminhando para o futuro se substitui-se os ônibus por aeromóveis que ecologicamente correto sem contar outras vantagens.