UMA PEREGRINAÇÃO NAS ENCARROÇADORAS DE ÔNIBUS: Manaus quer garantir entrega de ônibus em dia

ônibus do Amazonas

Frota de ônibus de Manaus deve ser renovada já a partir de julho com a chegada de 169 ônibus Marcopolo – Ciferal. Até outubro devem ser 1094 veículos, dos quais 850 convencionais, 166 biarticulados e 78 micros. Superientende de Transportes Urbanos, Marcos Cavalcante, para garantir cumprimento da promessa, faz peregrinação em fabricantes. Foto: Max Ronis Peres

Secretário de Transportes faz peregrinação em encarroçadoras de ônibus
O Superintendente de Transportes Urbanos de Manaus, Marcos Cavalcante, quer garantir que renovação de frota na capital do Amazonas comece em julho como foi prometido

ADAMO BAZANI – CBN

O mercado de ônibus no Brasil nunca viveu momentos tão bons como em 2010 e até este mês de junho. As fabricantes dos veículos estimam que o ano de 2011 termine na casa dos 30 mil ônibus comercializados.
São vários os motivos: as renovações já programadas de frota, a antecipação por parte de alguns empresários da renovação para se livrarem dos veículos mais caros que serão comercializados a partir de janeiro de 2012 e que atendem normas de emissão de poluentes mais rígidas, a aproximação das eleições municipais, os projetos de transportes para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a licitação de todas as linhas rodoviárias interestaduais e internacionais pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e ainda o reflexo de algumas linhas de financiamento.
Todos estes fatores e outros isolados e regionais fazem com que as fabricantes de ônibus formem filas de clientes a espera do produto.
Qualquer modelo de ônibus encomendado não sai em menos de 4 meses, dependendo do estoque, da linha de produção e da capacidade da empresa fabricante.
As maiores filas são das encarroçadoras. Além do bom momento, no setor de carrocerias, soma-se o fato de a Busscar, uma das maiores e mais tradicionais empresas do segmento estar estagnada, com situação financeira indefinida. A falta da Busscar abriu um espaço num momento de demanda maior que acabou aumentando o trabalho das outras encarroçadoras.
Em alguns casos, por mais que as fabricantes se esforcem, alguns atrasos são inevitáveis.
Com medo disso, o Superintendente Municipal de Transportes Urbanos de Manaus, Marcos Cavalcante, tem feito uma peregrinação nas principais encarroçadoras do Sul do País.
O objetivo é conseguir cumprir a promessa de renovação de parte da frota de Manaus, que já deve começar, de acordo com estimativas da Prefeitura, em julho deste ano.
No total, são 1094 ônibus novos que devem entrar em circulação até outubro, sendo que 850 convencionais, 166 biarticulados e 78 micro-ônibus.
Já na segunda quinzena de julho serão 169 veículos da Marcopolo fabricados na planta da empresa do Rio Janeiro correspondente a Ciferal, adquirida pelo Grupo Marcopolo. Os ônibus são convencionais.
Os outros ônibus convencionais e micros serão encarroçados pela Neobus, Comil e Marcopolo.
Os biarticulaos, com chassi Volvo, terão carrocerias da Caio, modelo TopBus, como os que rodam na Capital Paulista.
Todos os ônibus terão equipamentos de acessibilidade, maior espaço entre os bancos e na largura do corredor, faixas refletivas, mais equipamentos de segurança, saídas de emergência e 20% do assentos serão destinados a pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e obesos.
Os 78 micro-ônibus devem fazer transporte de pacientes para hospitais da cidade.
Marcos Cavalcante esteve na segunda-feira reunido com representantes da Marcopolo e se reuniu na terça-feira com diretores da Neobus.
Ele deve partir ainda nesta semana para o Rio de Janeiro com objetivo de ver como está a produção dos veículos da Ciferal – Marcopolo.
Ao jornal A Crítica, Cavalcante disse que as encarroçadoras se comprometeram a priorizar as encomendas para Manaus.
“Os fabricantes se comprometeram a priorizar a produção de ônibus para a nossa cidade. Estamos aqui para comprovar que a produção está dentro do prazo” – disse Marcelo Cavalcante.
A empresa que fabrica os chassis dos biarticulados, a Volvo, também foi incluída na roda do Superintendente de Transportes Urbanos de Manaus.
A frotas de ônibus da Capital do Amazonas e Região deve subir de 1100 para 1600 ônibus. Alguns veículos mais antigos serão substituídos e alguns serviços terão a frota ampliada.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

12 comentários em UMA PEREGRINAÇÃO NAS ENCARROÇADORAS DE ÔNIBUS: Manaus quer garantir entrega de ônibus em dia

  1. Amigos, boa noite

    Ainda existe a zona franca em Manaus?

    Não dá para importar uns “buzões” mais modernos??

    Não dá para se beneficiar da zona franca?

    Fica ai uma questão para discussão.

    Muito obrigado.

    Paulo Gil

  2. Nossos ônibus são bons, mas podem melhorar e muito. Quem sabe uma “concorrenciazinha” não fizesse bom efeito e conseguíssemos alguns veículos nos padrões dos Mercedes Benz Cítaro ou Citaro Capacity????
    Não custa sonhar…

  3. salomao jacob golandski // 22 de junho de 2011 às 15:32 // Responder

    ola
    pelo que entendi as fabricas já estão fabricando e entregarão por etapas .
    será uma renovação total da frota da cidade
    salomão

  4. Olá, boa tarde !

    Toda esta avalanche de oportunidades, para nossa indústria de ônibus, é bem vinda.

    Entretanto, é preciso cautela e diálogo entre o poder público, empresários e a indústria, para NÃO ENCARECER esta renovação.

    Afinal, é a lei da oferta e procura.

    Contudo, quem pagará a conta MAIS CARA, neste caso, é o usuário.

    Abraços.

  5. é muito difícil entregar ônibus na região. A CAIO é que está um pouco mais próxima, mas mesmo assim é muito longe. o certo seria abrir uma finalizadora no nordeste, como a CAIO fez na década de 50, a CAIO Norte.

  6. Amigos, bom dia

    PRESENTE DE FERIADÃO!

    Eu imaginava que é possível, ele NÃO tem degráu no meio do carro.

    EU QUERRO VERR ESTE CARRO RRODANDO NO LINHA 309-T NO HORRARRIO
    DE RUSH.

    Quem sabe a Mercedes Brasil, posta um filme em português e que mostre o Citaro por dentro.

    DIVIRTAM-SE!

    http://www.youtube.com/watch?v=1Hj8HK0nN2Y&feature=related

    Muito obrigado

    Paulo Gil

  7. Amigos, boa tarde.

    Observem a largura deste buzão, bem diferente dos nossos
    tipo “Pão Pullmann” (alto e estreito).

    Isto é exemplo de conforto e especificação de carroceria.

    Fica a questão para análise de todos.

    Se já existe um buzão largo, porque aprovar um tipo
    “Pão Pulmann”.

    ** OBS.: Nada contra o “Pão Pulmann” e sua marca ,pois este é ótimo, somente usando
    aqui como uma comparação de formato entre os buzões e o do pão.

    http://www.youtube.com/watch?v=kk_JbFtM3yw&feature=related

    Muito obrigado.

    Paulo Gil

  8. È certeza que os 166 onibus serao Bi-articulados?
    Eles nao vao utilizar Articulados?
    Esses novos bi-articulados vao ser piso 100% baixo?
    Todos vao ter ar-condicionado?
    Ele sao modelo PBT ou B12m?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: