KASSAB DIZ: A TARIFA DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO É A MAIS “BARATA” DO BRASIL.

ÔNIBUS EM SÃO PAULO

O Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab afirmou que apesar dos R$ 3,00, a tarifa de ônibus da cidade é a mais baixa do País. Para isso, citou o bilhete único, exemplos de outras tarifas da região metropolitana, o tamanho das linhas dos ônibus e o tempo de permanência das pessoas nos veículos. Ele só não falou que muitas vezes as viagens são longas e demoradas e que pessoas ficam muito tempo dentro do ônibus porque o veículo, apesar de transportar o equivalente a 70 carros, mas ocupar o espaço de 4, não recebe prioridade nenhuma no espaço urbano, com a falta de um rede maior de corredores exclusivos. O Prefeito não comentou também que a qualidade dos serviços ainda é bem inferior ao esperado. Ele disse também que não pode-se comparar ônibus e metrô quando a questão é tarifa. A passagem do Metrô é de R$ 2,90 e do ônibus municipal de São Paulo, de R$ 3,00. Foto: Adamo Bazani.

São Paulo tem a tarifa de ônibus mais barata do Brasil
A afirmação foi do prefeito Gilberto Kassab e sabatina realizada pelo Jornal Folha de São Paulo e o Portal UOL

ADAMO BAZANI – CBN

Milhares de pessoas que moram em bairros de São Paulo e trabalham o estudam na região central da cidade ou em bairros de maior destaque econômico muitas vezes precisam levantar bem cedo, quase no meio da madrugada, para chegarem ao destino por volta das 8 horas ou 9 horas da manhã.
Os atrasos são constantes, a lotação é uma realidade cada vez maior, o que gera desconforto, e o trajeto é um martírio. Na maior parte das vezes sem um espaço preferencial no trânsito, mesmo transportando o equivalente a até 70 carros de passeio, o ônibus fica no congestionamento a exemplo de um carro que só circula com seu motorista.
Frente a toda esta realidade está o valor da tarifa: R$ 3,00, um dos mais altos do País. E mesmo assim, o sistema de transportes diz que não consegue se manter e o poder municipal paga milionários subsídios às empresas.
Mas para o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (sem partido), a tarifa de ônibus em São Paulo é a mais barata do Brasil.
Isso mesmo.
A declaração foi dada nesta segunda-feira, dia 20 de junho, durante sabatina realizada com o prefeito pelo Jornal Folha de São Paulo e Portal UOL.
Kassab se justificou dizendo que pelo tamanho de algumas linhas, a integração pelo Bilhete Único que prevê o uso de três conduções em três horas e pelo tempo que o passageiro fica dentro do ônibus, a tarifa não é tão alta assim.
“Quem não gostaria de fazer uma tarifa zero. Eu quero dizer que São Paulo tem a tarifa mais barata do Brasil. Nós temos aqui em São Paulo percursos longos, “aonde” as pessoas em 3 horas fazem até 3 viagens com uma tarifa de 3 reais. Todas as cidades da Grande São Paulo para uma única viagem, a tarifa é de dois e noventa, dois e oitenta, dois e noventa e cinco, mas não é por isso que eu me sinto confortável. Não há administradora que fique sossegada enquanto não fizer a tarifa mais baixa possível.”
Ao responder a pergunta de uma jornalista sobre se Kassab acha certo a tarifa de ônibus ser mais alta que a do Metrô, ele afirmou que as linhas do Metrô são pequenas perto das de ônibus e que não dá para misturar as coisas.
“A questão não é olhar o Metrô ou olhar o ônibus. É olhar qual é o limite do município, você não pode comparar laranja com banana.. Portanto, no município de São Paulo, nós temos a tarifa mais baixa do Brasil. Volta a afirmar. Tem municípios pequenos onde o ônibus tem um percurso de 2 quilômetros, não tem trânsito, não tem desgaste, e a tarifa é dois reais e trinta, dois e quarenta. Então eu quero dizer que não é por isso que eu vou dizer ta boa a tarifa. Não! Quanto mais baixa melhor, mas nós temos nossos limites, até porque São Paulo tem outras prioridades também além do transporte público de qualidade e de uma tarifa mais baixa possível. Nós temos de pagar professor, pagar médico, fazer novos hospitais, cuidar da cidade, plantar árvores, fazer novos parques. Então essa é a principal tarefa, a principal missão de um prefeito, de um governador. Ele é o responsável pela execução orçamentária, pela aprovação do orçamento e o orçamento é dosar as prioridades, não podemos esquecer de nada” – concluiu Gilberto Kassab.
O prefeito não se lembrou, no entanto, que muitas pessoas ficam 2 ou 3 horas no ônibus a cada sentido de viagem que fazem por conta do trânsito que o veículo enfrenta e não ganha prioridade como a que teria em novos corredores.
Em alguns casos, as linhas não são tão longas, mas demoradas para serem cumpridas.
O reajuste das tarifas de ônibus na Capital Paulista causou protestos de várias camadas sociais e foi tema discutido até internacionalmente. O reajuste foi acima de qualquer índice inflacionário do período em que as passagens ficaram sem aumento.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

10 comentários em KASSAB DIZ: A TARIFA DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO É A MAIS “BARATA” DO BRASIL.

  1. não pode se discordar da lógica empregada.
    Ele ainda é bonzinho, q não cobra os 3,15 q custa o sistema.
    não há do q reclamar, pagamos por ums erviço, por ruim q ele seja.

  2. Concordaria com o Kassab, se São Paulo tivesse mais corredores. Mas, como vivemos dia dia travados num trânsito caótico, então, a condução está cara sim, pois o serviço está um pouco aquém do esperado.
    Há prioridades??? Há sim, dentre elas tem os nossos amados corredores que foram prometidos, EU VOTEI NO KASSAB na esperança de que ele faria o CORREDOR CELSO GARCIA, ele prometeu não foi?? então Sr. KASSAB, SEJA HOMEM DE PALAVRA, CUMPRA!!!!!!!! SE é que queres meu voto e de mais uns amigos meus.

  3. Falta de corredores e integração melhor!!!

    Andar em micros, sendo humilhados por cooperativas, não tendo devido tratamento em casos graves de desvio de dinheiro numa empresa que nem articulados compra pras linhas que precisam…

    R$ 3 tá caro, R$ 1 ainda estaria caro pela péssima qualidade do transporte público em SP, comandado por traficantes (a Marta assumiu isso mas não foi forte o suficiente pra mudar).

    • salomao jacob golandski // 21 de junho de 2011 às 10:58 // Responder

      ola
      o prefeito Kassab não conheçe o sistema de Palegre
      aqui o sistema funciona em consorcio , temos tres
      zona norte , zona leste e sona sul
      temos a empresa municipal Carris que não faz parte do consorcio
      a tarifa é unica 2,70 para todas as linhas , grandes ou pequenas , curtas ou longas
      tanto faz o passageiro andar uma parada como 200 paradas
      500 metros ou 20 km a tarifa é unica 2,70
      as empresa estão renovando a frota sempre , a media dos onibuis de poa está
      em 4,5 anos , praticamente nova , recentemente um consorcio colocou 30 onibus
      novos em circulação . geralmente um onibus fica 7 a 8 anos trabalhando
      com raras exceções .
      salomão

  4. Sem analisar uma planilha de custos, qualquer comentário contra ou a favor seria incoerência da minha parte.

    Contudo, tomando por base a tarifa cobrada em Fortaleza que é de R$ 2,00 a tarifa de São Paulo estar muito barata ou a de Fortaleza estar muito cara.

    • Bom dia à todos e a vc. Francisco !

      Faço minhas, suas sábias palavras.

      Quanto mais obstáculos o sistema enfrenta, tais como, diminuição da velocidade média dos coletivos, congestionamentos, maiores desgastes dos ônibus, bem como, maior consumo, mais caro se torna, operar na capital paulista.

      Entretanto, tais fatos, não podem servir de desculpa, para deixarem de tentar, melhorar o sistema.

      Ônibus novo ajuda, sim, mas não resolve, se ele não tiver onde andar, permanecendo horas, preso no congestionamento.

      Abraços.

  5. Olha ai a tarifa minicipal em sp nao é cara , pois ha integraçoes , o que faz a tarifa cara é o pessimo serviços prestados pelas empresa de onibus em sp.
    Acontece que as empresa lucram e nao repassa em melhorias para o cliente passageiros, a administraçao municipal deveria ver isso e cobrar , melhores serviços com mais onibus e menos intervalos , e antes de se omitir em ajudar o MP a melhorar o serviço cobrar o porque o serviço de transporte publico coletivo nao ta bom .
    Falta muito investimento , corredores de onibus , mais carros nas linhas e criançoes de linhas com trajetos diferentes para diversos pontos da cidade.
    Visite meu blog em :

    http://onibuscotiasp.blogspot.com

    TODOS JUNTOS POR UM BRASIL MELHOR

  6. Amigos, boa noite.

    O preço de qualquer produto/serviço é função de sua qualidade.

    Não há Filet Mignon a preço de Músculo nem Camarão a preço de Bagre.

    Certo? Certo.

    Portanto a tarifa do buzão, está de acordo com a qualidade do produto/serviço.

    O resto é mágica ou filantropia.

    Seja lá o que for, alguém pagará a conta.

    Pois, não há mágica e nem filantropia a custo zero; nem mesmo
    a campanha do agasalho.

    Muito obrigado.
    Paulo Gil

  7. Eu concordo com o Kassab… moro em Osasco/SP onde a maior parte das linhas não rodam 10 km e a passagem custa 2,90 e não existe nenhum tipo de integração, nem mesmo com o proprio sistema de onibus local… em São Paulo, alem da integração com trens e metro, vc ainda pode utilizar outros onibus em ate 3 horas pagando a mesma passagem, portanto, acho que a passagem em São Paulo é qse de graça comparada a cidades que estão coladas a São Paulo, como Osasco por exemplo.

    • Amigo Marcio tudo bem??
      Eu volto a dizer: Concordaria com o Kassab se tivessem mais corredores, aí em Osasco a passagem é 2,90, mas aí vocês não enfrentam 1/3 do trânsito que enfrentamos aqui na cidade de São Paulo, podemos até ganhar em integrações, mas nem tanto assim, pois mesmo tendo as 3 horas, se o trânsito não estiver andando, de nada serve esta integração, só para ter uma idéia, em pleno horário de pico, dependendo do local a você partir e a você chegar, as 3 horas nada valem. Um exemplo: Se você mora na Penha e quer chegar em Parelheiros, e no trecho você pegar o ônibus, mesmo indo para o metrô, e pegando o trânsito que temos, se vão as 3 horas e nada, pois estamos sujeitos a pegar congestionamentos em quaisquer vias, para acessar Parelheiros.

      UM GRANDE ABRAÇO
      MARCOS GALESI

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: