RENOVAÇÃO DE FROTA DO RIO DE JANEIRO E PADRONIZAÇÃO OFICIALIZADA EM CORREDORES

ônibus rio de janeiro

Prefeitura do Rio de Janeiro determina padronização de frota em corredores
Padronização foi publicada nesta quarta-feira, dia 15 de junho, no Diário Oficial do Município. Ao todo, 20% da frota devem ser renovados por ano

ADAMO BAZANI – CBN

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro publicou nesta quarta-feira, dia 15 de junho, resolução no Diário Oficial do Município para padronizar a frota dos ônibus que operam nas faixas exclusivas (BRS – Bus Rapid Service) das regiões de Ipanema, Leblon e Copacabana.
A preferência será para o modelo Volvo NeoBus BRT, apresentado no início deste ano e que já está em operação no sistema de transportes Curitiba, onde foi inaugurado o primeiro BRT – Bus Rapid Transit – do Mundo.
O ônibus possui acessibilidade, com piso baixo, espaço para cadeira de rodas e cão-guia acompanhantes de portadores de limitações visuais, distância maior entre os bancos, atendem às mais modernas normas de segurança e conforto, possuem suspensão pneumática, motor eletrônico e câmbio automático.
Os veículos já serão pintados com o novo padrão dos consórcios operadores dos transportes no Rio de Janeiro. O uso de ar condicionado nos veículos é opcional para as empresas.
O ritmo de renovação deve ser de aproximadamente 20% da frota a cada ano. Com isso, a expectativa é que até o final deste ano de 2011, 60 novos ônibus sejam colocados nos corredores de Ipanema, Copacabana e Leblon.
Até 2015, nas cerca de 50 linhas que servem estas regiões, todos os 321 ônibus deverão ser renovados. Até lá, os ônibus que foram comprados neste ano já estarão se aproximando do final da vida útil.
A prefeitura garante a construção de pelo menos oito novos corredores, inclusive no Centro e na zona Norte, que já vão prever a utilização deste tipo de ônibus.
O objetivo é eliminar nestes serviços os ônibus tradicionais, em especial os veículos de motor dianteiro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

2 comentários em RENOVAÇÃO DE FROTA DO RIO DE JANEIRO E PADRONIZAÇÃO OFICIALIZADA EM CORREDORES

  1. Amigos, boa noite

    Conforme informado na matéira, “Os veículos já serão pintados com o novo padrão dos consórcios operadores
    dos transportes no Rio de Janeiro”

    Lamentável, acabou a personalização das pinturas dos buzões cariocas, umas
    inovadoras, tradicionias e outras contemporâneas.

    Muito triste esta parte da matéria.

    Já pensaram num Volvo NeoBus, com a pintura das empresas de ônibus cariocas.

    D +, mas …

    Muito obrigado

    Paulo Gil

  2. Isso pra mim é revoltante, pois isso não melhora o serviço e ainda dificulta denuncias. Mudando de assunto, o prefeito está mudando a numeração de todas as linhas colocando numeros de linhas de Jacarepagúa em Santa Cruz e Campo Grande e vice versa. Tem o caso de uma linha que a prefeitura mudou seu número duas vezes. Seu número original era S27, em novembro eles mudaram para 897 e agora mudaram de novo para 738, numeração esta que pertencia a linhas de Jacarepaguá. Enquanto isso o transporte não melhora e os ônibus continuam velhos, mal conservados e agora confundindo a população. VEja esta postagem feita por mim neste blog.
    http://fatosgerais.blogspot.com/2011/06/bagunca-nos-transportes-do-rio-parte-iv.html
    http://fatosgerais.blogspot.com/2011/06/bagunca-nos-transportes-do-rio-parte.html
    http://fatosgerais.blogspot.com/2011/06/bagunca-nos-transportes-do-rio-parte-ii.html
    http://fatosgerais.blogspot.com/2011/06/lista-de-linhas-que-prefeitura-mudou-e.html

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: