SÃO BERNARDO VAI INVESTIR EM FAIXA DE ÔNIBUS, MAS NÃO HAVERÁ CORREDOR SEGREGADO

ÔNIBUS

Ônibus da SBCTrans, empresa que opera os transportes em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Cidade diz que quer priorizar os transportes públicos e deve construir faixas exclusivas para ônibus, como é o caso da Avenida João Firmino, que será revitalizada aos custo de R$ 18 milhões. Faixa não prevê completa segregação, como corredores do tipo BRT, e a prioridade ao tráfego de ônibus vai mudar ao longo do dia, de acordo com o horário e o fluxo. Mesmo assim, a prefeitura prevê que intervenção aumente velocidade dos ônibus. Foto: Adamo Bazani.

São Bernardo quer aumentar velocidade de ônibus com faixa
Faixa exclusiva servirá a Avenida João Firmino, uma das principais da cidade. O corredor não será do tipo segregado e fluxo dos ônibus vai ser priorizado de acordo com os horários

ADAMO BAZANI – CBN

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, informou que até fevereiro de 2012 devem estar prontas as obras de revitalização da Avenida João Firmino, que liga o bairro Assunção até o Centro. As intervenções preveem de maneira inédita um faixa reversível de ônibus, drenagem e ciclovias e devem custar R$ 18 milhões.
O poder público alega que a intenção é priorizar o transporte público. A via também poderá ser usada como estacionamento.
Das 6 horas às 9 horas da manhã, ganharão prioridade os ônibus que trafegam no sentido bairro da avenida, que possui maior demanda. O sentido centro pode ser usado como estacionamento.
Das 16h às 19 h, há inversão, e o faixa de ônibus no sentido centro ganhará prioridade e o sentido bairro pode ser usado como ponto de parada de carros particulares.
Passam pela avenida, 09 linhas de ônibus.
Atualmente, boa parte da avenida é bloqueada para estacionamento. Os estacionamentos serão liberados fora dos horários de pico.
Para aumentar a fluidez dos veículos, uma fase de semáforo será eliminada e as conversões à esquerda no canteiro central serão proibidas. A rua Cristiano Angeli, que já opera em mão única, e a Walter Carlos Zanini que também terá uma mão de direção.
Ao longo da viam a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp contrói uma rede tronco-coletora de esgoto para encaminhar o material diretamente para a Estação de Tratamento de esgoto do ABC.
Aproveitando as intervenções, a Prefeitura de São Bernardo do Campo promete modernizar o sistema de drenagem da região da Avenida João Firmino para minimizar os problemas de enchente no local.
As galerias de águas pluviais e as bocas de lobo devem ser ampliadas, assim como será construída mais uma galeria deve ficar pronta na Avenida Ana Maria Martinez.
O canteiro central deve receber uma ciclovia, para atender a demanda dos moradores do Alvarenga que usam bicicleta e se deslocam para o centro. As praças Luís Casa e Antônio Bellabarba, além das sinalizações verticais e horizontais serão revitalizadas.
Adamo Bazani, repórter da CBN, jornalista especializado em transportes.

1 comentário em SÃO BERNARDO VAI INVESTIR EM FAIXA DE ÔNIBUS, MAS NÃO HAVERÁ CORREDOR SEGREGADO

  1. Mauricio Borges // 19 de Maio de 2011 às 23:20 // Responder

    Utilizo todos os dias a Av. João Firmino e ainda bem que vão proibir as conversões, pois isso dá um belo nó no cruzamento da João Firmino com a Av. Álvaro Guimarães, tanto no sentido centro(não tem faixa exclusiva pra fazer a conversão, sendo que nesse trecho tem apenas 2 faixas de rolamento), quanto no Sentido Assunção(o semaforo nesse sentido fica pouco tempo no verde).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: