CONHEÇA OS NOVOS ÔNIBUS FLEX DA SAMBAÍBA

Frota de ônibus novos da Sambaíba que atenderá a zona norte de São Paulo. Serão 71 veículos no lote. Todos flex, movidos a diesel e etanol. Ônibus do tipo Padron também respeitam normas de conforto, segurança e acessibilidade. Ganhos para economia e meio ambiente. Foto: Marcos Galesi.

Novo lote de ônibus ainda nem recebeu emplacamento. Boaparte deos veículos substituirá micros dando mais conforto aos passageiros da Sambaíba. Foto: Marcos Galesi

Placa de chassi, instalada na carroceria, de ônibus que funciona a álcool e diesel da Sambaíba, na Capital Paulista;. Foto: Marcos Galesi

ônibus novo da Sambaíba. Veículo Flex é dotado de toda a acessibilidade para portadores de necessidades especiais. Foto: Marcos Galesi


São Paulo ganha ônibus bicombustíveis
Muito comum em carros, tecnologia agora faz parte do transporte público. Sambaíba compra primeiro lote de ônibus movidos a etanol e diesel

ADAMO BAZANI – CBN

O número de carros flex já predomina no mercado nacional de automóveis. Vantagem para economia, para o cliente e para o meio ambiente. O motorista e nem a economia brasileira precisam ficar reféns de entressafras de cana ou de crises internacionais de petróleo. Dependendo do preço e da conjuntura, é possível optar pelo combustível derivado de cana ou à base de petróleo.
Mas os ônibus Flex ainda não são tão comuns. Por enquanto.
Nesta sexta-feira, dia 18 de março, a Sambaíba, empresa de ônibus que opera na Zona Norte de São Paulo, recebeu um lote de veículos zero km que operam com diesel ou etanol (álcool).
São 71 ônibus de carroceria Caio Millennium II, Mercedes Benz O 500 M / 1726 Flex.
Os ônibus podem reduzir a emissão de poluentes, quando utilizam etanol, e mesmo movidos a diesel, já que a motorização é eletrônica, permitindo um melhor rendimento e também regulando o material particulado.
O lote de 71 ônibus deve substituir veículos antigos e micro-ônibus, o que vai dar mais conforto aos passageiros.
O aumento deste tipo de ônibus em São Paulo pode ser considerado um avanço para a cidade. É uma tecnologia totalmente nova, os veículos são totalmente adaptados parra o transporte de pessoas com necessidades especiais, cadeira de rodas, cão guia para acompanhar quem possui limitação visual e seguem as normas NBR 15570 do Inmetro e Resolução 316 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, que dispoôe sobre saídas de emergência, largura de corredor, distância entre os bancos, além de equipamentos de segurança, acessibilidade e conforto.
Os ônibus são do tipo Padron e vão reduzir também a idade média da frota da Sambaíba, do grupo de Belarmino de Ascenção Marta, empresário que atua desde os anos de 1960 nos transportes da Capital Paulista.
A tecnologia flex para ônibus pode ser uma tendência interessante em busca de ganhos econômicos e ambientais.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
Colaboraram: Marcos Galesi / Marcelo Cazzamatta.

Comentários

Comentários

  1. Marcos Elias disse:

    Seria muito pedir um pra 351F? :P Linha longa, operadores merecem um motor traseiro…

  2. Rodrigo de Freitas Andrade disse:

    Ai que saudades da Viação São Paulo na Zona Leste…

  3. gabriel disse:

    é impressão minha senhor Adamo, ou mais uma alteração na pintura dos ônibus? mesmo que seja mínima, o ‘cidade de são paulo’ foi trocado por ‘prefeitura de são paulo’. Cidade de são Paulo estava de bom tamanho, pois caiu como uma luva na imparcialidade das pinturas. agora quandos e anda e se ve prefeitura de são paulo, o povo menos desinformado, vai achar q é a prefeitura responsável por esse belo veículo!
    caia entre nós, o Belarmino Assunção sabe cuidar de ônibus em todos os detalhes,já o Ruas é só espírito empreendedor!

    1. j disse:

      Olha meu jovem…Qualquer um dos dois é melhor a q as merdas q a Prefeitura deixou entrar na Area 4, desde aquela licitação de 2003 patética e duvidosa…Aqui, hj em dia, Novembro de 2013, alguns desses ÓTIMOS ônibus ai da foto e outros de piso baixo, quatro portas, da mesma “safra”, acho q uns 10…já foram queimados pelos malditos do crime organizado…e nos dias 27,28 de Outubro de 2013, só p q a Policia Militar, sem querer, matou um inocente, menor de idade…foi desculpa pra queimarem mais desses ônibus fantásticos e confortáveis! lamentável! fora os saques nas lojas, assaltos, e vandalismos outros em geral…coisa ridicula! queimaram uns 5 só nesses dias…uns 4 desses seminovos, hj em dia, seminovos, e um daquelas porcarias de piso baixo central…AGORA AS MERDAS DOS MICRO-ÔNIBUS DA MARCOPOLO, Q NÃO MERECEM SER QUEIMADOS, MAS SIM RETIRADOS DE CIRCULAÇÃO DE UMA VEZ POIS JÁ TEM MAIS DE DEZ ANOS DE USO, E SÓ UMA PORTA, COISA Q NÃO SE COADUNA COM A REALIDADE DA AREA 2 E DA CIDADE DE SÃO PAULO-SP, CADA VEZ MAIS POPULOSA…E ACESSIVEL A DEFICIENTES E IDOSOS! E REFORMADOS E VENDIDOS! ELES CONTINUAM EM OPERAÇÃO, MESMO EM NOVEMBRO DE 2013 d.C.!! CADÊ A PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PULO-SP?? Q NÃO VÊ ISSO !!! JÁ ERAM PRA TER SAÍDO FAZ TEMPO…MAS O KASSAB BABACA ARRANJOU ENCRENCA COM O BELARMINO E DEU NO Q DEU…COMO O KASSAB ACEITA ÔNIBUS CONVENCIONAIS, MUITO BONS ALIÁS, POREM DE MOTOR DIANTEIRO, NOVOS DESDE 2008/2009, DE TUDO O Q É EMPRESA E COOPERATIVA, E NÃO MAIS DA SAMBAÍBA? COMO Q PODE? ENTENDE A RAIVA DO CARA? ATÉ NÓS FIACARIAMOS FERRADOS DE RAIVA…NÃO?! O CARA COMPROU UM MONTE DESSES NOVOS APACHES DE 2008/2009…MERCEDEZ-BENZ… E TEVE Q TROCAR MUITOS DELES POR ESSES AÍ…ÓTIMOS TMB…! E OS MICRÕES Q ERAM DA “TRANSGUARULHENSE”, HJ “CAMPO DOS OUROS”, DO BELARMINO, FAZ TEMPO EM GUARULHOS, ASSIM COMO A “ATUAL”, A EMPRESA DELE Q OPERA AS LINHAS DA EMTU-SP, DE LÁ, MUITOS AINDA BEM UTEIS PRA CIDADE DE SÃO PAULO, DEVIDO A SEREM SEMI-NOVOS, E Q IRIAM VIR TAMBÉM PRA SUBSTITUIR OS MALDITOS MICRINHOS VELHOS, NÃO VIERAM POR CONTA DISSO…CULPA DO KASSAB E DOS VAGABUNDOS DESGRAÇADOS E SEM MÃE, PORTANTO FILHOS DE CHOCADEIRAS, Q QUEIMAM COLETIVOS…E NÓS É NOS FODEMOS MESMO! MALDITOS SEJAM! O BELARMINO NÃO PRECISA DOS ÔNIBUS DELE…NÃO PRA ANDAR NELES, AGORA NOS PAIS E MÃES DE FAMILIA E GENTE DE BEM EM GERAL, SIM …PRECISAMOS E MUITO! ACORDA PREFEITURA-SMT/SPTrans E GOVERNO DO ESTADO – SSP/SP! DEIXEM A POLICIA FAZER O TRABALHO DELA DE NOS LIVRAR DESSES VAGABUNDOS MALDITOS!

  4. Marcos Galesi disse:

    SAUDAÇÕES AOS AMIGOS PARTICIPANTES DO BLOG

    Amigos, estes ônibus irão ajudar a diminuir a poluição, pelo que soube houve iniciativa do Grupo Belarmino que investiu nestes belos veiculos que vieram para ficar. No edital era para serem 50 veículos a etanol, mas superaram as espectativas colocando mais veículos a etanol. Confesso que me surpreendi pois pensei que era só a SCANIA que obtinha a tecnologia dos ônibus à Etanol. Tudo que possa beneficiar o meio ambiente é benvindo.
    Hoje posso dizer PARABÉNS AO GRUPO BELARMINO.

    Bela reportagem amigo Adamo, como sempre pode contar comigo
    Abs
    Marcos Galesi

    1. Daniel disse:

      Usar etanol num motor com ignição por compressão não é tão difícil quanto possa parecer…

    2. Daniel disse:

      http://dzulnutz.blogspot.com/2011/09/consideracoes-sobre-o-etanol-em-motores.html

      É bastante fácil usar etanol em motores com ignição por compressão, por incrível que pareça com resultados melhores que nos motores flex atuais baseados em unidades a gasolina…

  5. Marcos Galesi disse:

    Amigo Gabriel

    Sem dúvida, mudaram a adesivagem de “CIDADE DE SÃO PAULO” para “PREFEITURA DE SÃO PAULO”,e esta nova adesivagem, irá para toda a frota da cidade de São Paulo e a explicação é simples. A minha opinião:Eu, Marcos Galesi, digo o seguinte: Ano que vem é 2012, ou seja “ANO DE ELEIÇÃO” como o Kassab não quer passar em branco então, todos os ônibus da cidade de São Paulo vão ter esta adesivagem “Prefeitura de São Paulo” para que ele deixe marcado a passagem da sua administração.

    Para mim, seria mais interessante investir nos corredores de ônibus que fica mais marcado a administração, do que trocar a adesivação de todos os ônibus.

    1. gabriel disse:

      é verdade marcos, obrigado por esclarecer, kassab tem q preparar uma bela cama, já q vai deixar um dos maiores partidos do brasil, para ser dono do seu próprio. ao invés de se preocupar com a NH e Himalaia, está bem ocupado fundando um partido, uma baita vergonha!

    2. selmo disse:

      Bom , se a martaxa colocou seus bonequinhos em forma de estrelinha do PT, o Kassab quer mostrar serviço também….
      E se a martaxa ou alguem do ”pt” conseguir voltar a prefeitura de São Paulo (credo !!!) lá vão eles mudar as pinturas mais uma vez !!!
      Usar onibus para fazer politica é uma mer … mesmo !!!!
      Saudades das velhas pinturas que davam IDENTIDADE as empresas …

  6. Marcos Galesi disse:

    Todos os prefeitos deixaram sua marca. O Jânio Quadros deixou as marcas “A vassoura em ação.” na lateral esquerda do ônibus e na lateral dos ônibus abaixo do símbolo da empresa “PROPRIEDADE DO POVO.” Já o Maluf a marca foi o símbolo do brasão da Cidade de São Paulo, já a Marta foi os palhacinhos em forma de estrela, enfim, cada prefeito quer deixar sua marca, mas o Kassab fez mais pelo José Serra que no final esqueceu de sí proprio e de suas obras, eu acredito que se perguntar para qualquer cidadão o que o Kassab fez na questão de infra estrutura, acho que muita gente vai responder NADA.
    Lamentável.

    Com relação à iniciativa da Sambaíba, tenho a dizer parabéns, mais uma empresa em busca da sustentabilidade.

    1. Cesar fonseca disse:

      Gostaria de agradecer os elogios , no que se refere a nossa empresa SAMBAIBA . QUERO A VOCE ADAMO BAZANI pela iniciativa do espaco
      Publico ,blog do ONIBUS ….. Parabens
      A SAMBAIBA ESTE ANO TERA AINDA MAIS NOVIDADES aguardem…..
      Abs a todos

      1. Rodrigo de Freitas Andrade disse:

        Sonho em um dia ver de volta uma empresa do Grupo Belarmino operando na Zona Leste area 4.
        Saudades da Viação São Paulo!!!!

      2. Rodrigo de Freitas Andrade disse:

        Seria lindo um dia ver o fim do Interligado, novas concessões e ver rodando na Zona Leste ônibus assim:

        http://dc314.4shared.com/img/vBU2L2vH/s7/0.679362729323618/VSP.jpg

        Ou assim:

        http://dc314.4shared.com/img/J0SJagby/s7/0.4854162360632628/cmtc_seculo_21.jpg

      3. marcio dias disse:

        oi cesar boa tarde eu gostaria muito de falar com voce pessoalmente,tem muita coisa erada na sambaiba,e sei de muita coisa que acontece la dentro por eu saber de mais me mandarão embora,ja fas 3 anos que eu gostaria muito de falar com voce mas isso ta sendo inposivel,se a sim que o sr: puder entra em contato comigo muito obrigado aguardo resposta.

  7. John disse:

    Alguém pode me responder se é viável utilizar etanol nesses onibus? Pelos testes que eu vi ele não faz nem 1 km/l, apesar de ser um combustível mais limpo

    1. Marcos Galesi disse:

      Bom, no caso do Scania, concordo contigo, agora no caso da Mercedes Benz, é uma incógta.
      Sei que os testes da Mercedes Benz vem desde a época da CMTC, quando testava os antigos O362.

      Vamos ver como estes vão se comportar, mas é brilhante a iniciativa da empresa Sambaíba.

      1. John disse:

        Tinha me esquecido desse mero detalhe. Mas, sem dúvida alguma, é uma ótima iniciativa da empresa

      2. Daniel disse:

        Nos monoblocos eradiferente, usavam ignição por faísca e carburador, não podiam nem rodar com diesel.

  8. Sergio Pires disse:

    Parabens ao blog por divulgar de ¨graça¨propagenda da Sambaiba isto sim é isenção jornalistica,rs rs rs

    1. Camila disse:

      Ah vai Sérgio, não é todo dia que trazem grande quantidade de carros bons assim! É motivo pra comemorar msm.

      1. Morador da Cidade Líder disse:

        Isso mesmo.
        Se há algo de bom sendo apresentado, é muito bom ser divulgado.
        Não devemos apenas divulgar fatos que penam nosso transporte. Já basta a área 4 sofrer com a falta de atenção e descaso tanto do setor público quanto do privado.

  9. Antonio Carlos Scabim disse:

    Lindos esses ônibus; já tinha visto alguns rodarem na região da Vila Guilherme e de Santana e não sabia que eram flex.
    Aproveitando a oportunidade, essa aquisição deve colocar fim aos boatos de que a Sambaíba estaria a beira da falência.
    Será que a Sambaíba só vai comprar Caio Millenium II em detrimento de outros modelos?

    1. gabriel disse:

      a sambaíba, nunca esteve no fundo do poço, o grupo em q ela pertence ttem empresas muito rentosas, como a caprioli, osastur rápido campinas

      1. Antonio Carlos Scabim disse:

        Agradeço pelos esclarecimentos. Realmente os boatos eram infundados mesmos.

        Aproveitando o ensejo, recentemente andei num desses ônibus, e segundo o motorista, esses veículos não são flex, são todos movidos a diesel. A configuração de um motor a diesel é diferente da de um motor flex. Por exemplo, ainda segundo esse motorista, o motor diesel não tem velas.

        Nesse caso, seria inviável um motor que funcionasse a diesel e a etanol (ou gasolina).

        Abraços!!!

      2. Daniel disse:

        Não é nenhum pouco inviável um motor de ignição por compressão (ciclo Diesel) operar também com etanol (ou até com gasolina), tanto que os Scania a etanol também mantiveram a ignição por compressão, embora tivessem a taxa de compressão ainda mais elevada que a média dos Diesel e usem equipamento de controle de emissões diferenciado para funcionar apenas com etanol.

  10. Rodrigo disse:

    Só 71 desses??? eu ouvi falar que ia chegar 300 desses,sendo que ja tinham chego 100 na garagem da fernão dias!!!!!!!!

    1. Marcos Galesi disse:

      Amigo Rodrigo

      Foram 71 da primeira leva que chegaram. Informação oficial diretamente da gerência da SAMBAÍBA.

      1. magali maria gregorio ramos disse:

        sera que sobra alguns para a linha 701-u e 1766 jd. cabuçu oh lugar pra não ter onibus.

  11. 71 neste lote apresentado na reportagem

  12. Sérgio, tanto é quw tenho isenção, que quando tem coisa boa, eu divulgo sim e com todo prazer. Isso é um Blog não um Chatóglui. Não é propaganda de graça da Sambaía e muito menos paga, amigo.
    O dia que o Consórcio 4 Leste trouxer uma inovação boa, o Ruas, o Baltazar, o Constantino, a Transcooper, etc, etc, ou qualquer outra empresa, minha alegria é publicar.
    Imagine:
    Linhas da Novo Horizonte ganham ônibus Híbrido e com sistema de ajoelhamento!. Seria mais legal que divulgar tudo isso que vem sendo investigado.

    1. gabriel disse:

      o baltazar tá trazendo veículos 0km pra cidade de Mauá, até alguns low entry. mesmo que sejam mascarello, é um grande avanço, já que a frota de Mauá está sendo trocada! é uma boa. veículos com + de 15 anos estão sendo aposentados. o Ruas, é dono da maior encarroçadora de veículos urbano do Brasil. se fala para 2012, o Millennium III, e a VIP está com 70% da frota de Millennium. Constantino, está preocupado em livrar a cara, e expandir a Gol, que começou a superar a TAM, em termos de vôos.
      A pobre Transcooper, não tem porte $$ para aquisitar um veículo articulado ou motor traseiro ou até low entry.
      a NH, está perdendo o rumo da coisa toda!

      1. Rodrigo de Freitas Andrade disse:

        Tenho total convicção da isenção jornalística do Adamo.

      2. gabriel disse:

        também tenho, por isso tou falando desses ‘feitos’

      3. Antonio Carlos Scabim disse:

        Já venho acompanhando o trabalho do Ádamo Bazani há alguns anos, e posso afirmar com convicção: ele é ético e tem total isenção, seja no ramo da busologia, seja quando das notícias policiais no Jornal da CBN e no CBN São Paulo.

        Afinal, vivemos num país democrático, sim ou não? Ou a democracia no brasil é de fachada?

        Abraços!!!

  13. VICENTE disse:

    EU GOSTEI DOS ONIBUS NOVOS DA SAMBAIBA E ESTÁ DE PARABENS JA FAZIA TRES ANOS QUE ELA NAO COMPRAVA ONIBUS NOVOS ATE QUE ENFIM COMPROU SERÁ QUE TODAS AS LINHAS VAI SER DESSES CARROS
    MOTOR TRASEIRO

    1. Marcos Galesi disse:

      Creio que depende das condições tecnicas das avenidas.
      Há linhas que é possivel e há linhas que não há possibilidade a não ser que mude o itinerário.

    2. Marcos Galesi disse:

      Creio que depende das condições tecnicas das avenidas.
      Há linhas que é possivel e há linhas que não há possibilidade a não ser que mude o itinerário..

      Um abraço a todos.

  14. Adriana disse:

    Eu gostei, e finalmente trocaram os carros da 271M (santana/ pq novo mundo) já estava cansada de pegar aqueles bem velhos e barulhentos!

  15. mauro silva gomes disse:

    Boa resportagem agora quero ver aqui na Zona Leste se vai haver está mudança pois estas cooperativas que prestam serviços nesta região estão com Micro Onibus em precarias condições e colocando a população em risco…

  16. Já vi dois destes 71 veiculos novos hoje , passando pela Av. do Estado, sentido Ipiranga. Um deles era o 2 1600.

  17. Luiz Francisco disse:

    Gostaria de saber quando vão colocar alguns carros novos desse nas linhas 1742 e 1760

  18. Emidio disse:

    A maioria desses onibus roda na linha 172-N Belém e Centernorte e 271-F Belém e Centernorte!

  19. Esse Onibus Roda nas linhas 172-N Belém e Centernorte e 271-F Belém e Certenorte!!!!!!!!!!!

    1. Antonio Carlos Scabim disse:

      Na linha 175P já roda ônibus novos, com piso baixo e portas para corredor central.

      Os que estão começando a ficar “velhinhos” estão indo para as linhas periféricas. Exemplo: já vi ônibus Marcopolo Viale na linha 971V (Center Norte/Jardim Vista Alegre), inclusive com letreiro digital recém-instalado.

  20. gilberto disse:

    parabens sambaiba e amelhor empresa do transporte de passageiro de sao paulo e aunica que nao e consorcio ..vou me aposentar ai com fe em deus..que vcs continui sempre asim na crise do transporte nao fechou nem uma impresa do belarmino

  21. JOAO ARMANDO FERNANDES disse:

    SAMBAIBA VEM PARA ZONA LETE AREA 4 , POIS AQUI SO TEM SUCATA

  22. Emerson disse:

    Sorte do pessoal ai de sampa, pois aqui em Campinas, a empresa VB que pertence ao mesmo grupo da Sambaiba, possui veiculos velhos, com problemas de manutenção.Não investem em veiculos do tipo padrons, nem piso baixo e ficamos com as sucatas que são descartadas ai de sampa e veem aqui para substituir os já surrados onibus.Aqui só compram OF

  23. bruna ramos disse:

    gostaria de pedir uns carross novos para a linha 971d(jd damasceno x center norte) e agradecer e parabenizar o mot: fernando por ser um ótimo profissional. motorista do carro 267 e agora esta fazendo o primeiro carro. queremos que ele volte logo para o seu horario pois estamos sentindo sua falta. sao poucos motorista que e iqual a esse educado sorridente e muito paciente com todos . esses elogios sao dos seus passageiros do jd damasceno

  24. gilberto disse:

    a sambaiba e otima empresa de onibus ..a melhor de sao paulo do transporte coletivo de hojem so falta trokar alguns fonsionarios que faz parte desta adiministracao muintos erros grandes que acontese que os donos nao sabem os erros sao jogados e escondidos em baixo do tapete sujo

  25. gilberto disse:

    acorda belarmino acorda seza vamos fiscalisar sua empresa acorda rapaz

  26. thiago disse:

    Não adianta ter ônibus novos e motoristas ruins

  27. oi sou motorista da linha 351f -10 e ja trabalhei no consorcio plus na eletrobus e agora estou na sambaiba que pra mim esta sendo a melhor empresa de onibus que ja trabalhei e uma pena que o mau preparo da administracao ainda deixa a desejar desde de que a empresa nao consegue liquidar os operadores maus preparados pois so assim acabando com esses despreparados e que conseguiremos ser o numero um

Deixe uma resposta para RodrigoCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading