“SÓ ACORDO EVITARIA GREVE DE COOPERATIVAS NA TERÇA”

Paralisação de cooperativas pode atingir 3,8 milhões.


Só nova proposta do poder público pode evitar greve na terça-feira, dizem cooperativas
Donos de ônibus e micro-ônibus que trabalham neste regime de serviço querem aumento de 12% na remuneração da SPTrans.

ADAMO BAZANI – CBN

A Cooperativas de Transporte Coletivo da Capital Paulista prometem paralisação dos serviços para a 00h00 desta terça-feira.
A decisão foi tomada em assembléia que reuniu todas os Sundlotação, entidade que representa os transportadores autônomos, a Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de São Paulo e as lideranças das operadoras;
“A única possibilidade de mudança dessa decisão é o poder público rever a remuneração que é paga aos donos de ônibus que operam nas cooperativas. Hoje todas elas estão operando no vermelho. Pagando para trabalhar” – declarou à reportagem Paulo Korek Farias, da Federação das Cooperativas Estado de São Paulo e presidente da Cooper Líder, uma das operadoras da Capital Paulista.
As cooperativas pedem para seus membros reajustes de 12% no repasse que a SPTrans faz pelos passageiros transportados.
“Dependendo da região, recebemos entre R$ 1,15 e R$ 1,20 por passageiro, bem menos que uma empresa de ônibus, apesar dos gastos não serem tão diferentes. A cidade ficou muito tempo sem reajuste da tarifa antes do último aumento. E estamos defasados. Na verdade, para corrigir esta distorção seria necessário 9% de reajuste mais os 4,26% de correção. Mas 12% já é um número razoável” – disse Paulo Korek.
Ele afirmou que de 3 anos para cá, quando ocorreu o penúltimo reajuste, os custos aumentaram bastante.
“Antes não havia o anjo da guarda (dispositivo que não permite com que o ônibus ande com as portas abertas, o letreiro eletrônico e a motorização eletrônica, cujo preço e manutenção são mais elevados”. – contou Paulinho.
Por baixo, segundo o representante, para a manutenção mensal de um micro-ônibus, o valor se aproxima de R$ 24 mil e de um ônibus, de R$ 29 mil.
“Propusemos à SPTrans um reequilíbrio dos custos e operação” – ponderou.
A reportagem anunciou em primeira mão o estado de greve decretado pelos condutores de cooperativas, conhecidos como “motoristas de lotação”.
A SPTrans diz que fará de tudo para evitar a paralisação e que o passageiro não pode ser prejudicado.
As cooperativas de micro-ônibus e ônibus operam os sistemas locais de transportes de passageiros. Elas transportam diariamente cerca de 3 milhões e 800 mil pessoas, em 5.950 veículos que operam 490 linhas.
No total são 9 operadoras:
– Transcooper
– Fênix
– Associação Paulistana
– CooperPeople
– Nova Aliança
– Cooper Líder
– Cooper Pam
– Cooper Alfa
– Unicooper.

O passageiro deve estar atento às novas informações
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

41 comentários em “SÓ ACORDO EVITARIA GREVE DE COOPERATIVAS NA TERÇA”

  1. Francisco Leandro Evangelista da Silva // 13 de Março de 2011 às 21:39 // Responder

    Só estou torcendo para que eles entrem em acordo, porque é ruim ficar sem transporte por causa da greve.

  2. Meu DEUS DO CÉU, SÓ O POVO QUEM SAI PREJUDICADO……

    O transporte tem que ser levado à sério e de forma limpa e transparente.

  3. oooooooooooooooooooo // 13 de Março de 2011 às 22:37 // Responder

    AUMENTO PRA QUE , ELES ANDAM IGUAL UNS LOUCOS SEM AO MENOS PENSAR NA SEGURANÇA DOS PASSAGEIROS SOU MIL VEZES O ONIBUS DO QUE AS LOTAÇÕES. E MESMO PORQUE SE AS LOTAÇÕES E COOPERATIVAS ELAS NÃO TEM TANTO GASTO ASSIM, OS FUNCIONARIOS NÃO TEM REGISTROS E NENHUM BENEFICIO , NENHUMA SEGURANÇA PORQUE SE FICA DOENTE AZAR O DELE FICA EM CASA SEM TRABALHAR E SEM RECEBER OU TRABALHA ATÉ DOENTE..

    • adilson mendes tomaz // 11 de novembro de 2013 às 13:53 // Responder

      boooooa amigão,sou motorista de lotação tbm,é verdade tudo q esse rapaz disse,somos submetidos a um trabalho estressante sem registros em carteira,horas e horas rodando feito louco porque temos q dar o maior numero de passageiros transportados possiveis,não temos nada de garantia,só uma certeza se não conseguirmos puxar a meta de passageiros somos demitidos e ficamos sabendo só na hora de pegar o carro pra trabalhar…cade a lei…cade

  4. O PIOR é que se as empresas de ônibus fazem PAESE nestas linhas, os motoristas são ameaçados, isso quando não colocam fogo nos ônibus ou atiram pedras para atingir os passageiros.

    • terceira-feira tenho fisioterapia, essa greve vai acabar com meus ossos!

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 14 de Março de 2011 às 01:31 // Responder

      Reforço a preocupação do Galesi.
      A Polícia e o Ministério Público devem ficar atentos as atitudes destes cooperados, se porventura houver a greve.
      O PAESE é uma garantia de que pelo menos o mínimo de transporte seja garantido ao cidadão paulistano em caso de paralizações ou qualquer problema no sistema de transporte.
      Acontece que em todas as greves de cooperativas do sublocal, ao invés dos manifestantes se preocuparem em fazer seus pleitos pelo que querem alcançar, não, eles ficam nos TP e TS das linhas que operam, ameaçando as empresas que fazem o PAESE de suas linhas.
      Como tenho certeza que autoridades importantes frequentam este valoroso blog, faço o apelo para que estas autoridades PUNAM exemplarmente vândalos que no caso de uma greve, impedirem o PAESE nas linhas sublocais.
      Quero ver se o prefeito tiver coragem de fazer uma declaração pública na imprensa dizendo que vai GARANTIR O PAESE se estes cooperados irão continuar esta greve, que pra mim, não é nada mais, nada menos que um LOCAUTE ao poder público e judiciário devido a Ação Civil Pública que o Ministério Público está impetrando contra uma destas cooperativas, profundamente ligada a Novo Horizonte.

      Eis a pergunta prezados leitores:
      Por que não foi feita esta greve antes, já que o repasse vem sendo curto já há um bom tempo?

      Porque o real motivo da greve é prejudicar o sistema, é o LOCAUTE, em retaliação a ACP que o MP está impetrando contra a Nova Aliança/Novo Horizonte.

      • mario takushi // 14 de Março de 2011 às 23:39 //

        cara vc não leu o motivo da greve , é remuneração que estão sem receber a mais de 3 anos, o valor da tarifa para o povo é R$ 3,00 reais e a prefeitura repassa somente 1,15 em media, a diferença é de 1,85 que fica com a prefeitura, aonde vai esse dinheiro detalhado cade o ministério publico que não olha essas contas, o povo tem que acabar com essa Sptrans que fica com essa grana toda e isso é cabide de emprego, uma CMTC da vida, os empresarios de são paulo teria todo prazer em rebaixar a tarifa para r$ 2,00 , e receber esse dinheiro na catraca, e fazendo lindo trabalho para a população.

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 15 de Março de 2011 às 17:52 //

        Sr. Takushi, eu é que reafirmo de novo:
        O valor de repasse ao subsistema local é BAIXO há anos e defasado HÁ MUITO tempo.
        Continuo perguntando aos defensores do subsistema local e das cooPeraTivas:

        Por que então não fizeram greve antes?

        Por que iriam fazer greve justamente poucos dias depois de uma ACP contra DUAS cooperativas disfraçadas de empresa (Happy Play e Novo Horizonte)?

        O presidente do sindilotação pode falar o que quiser mas não explicou de forma convincente o porque que aconteceria a greve tão próximo a ACP impetrada pelo Ministério Público…

        Outra coisa, se ninguém tivesse falado do PAESE nas linhas sublocais, COM CERTEZA os cooperados e operadores do sublocal IRIAM IMPEDIR O PAESE, como assim fizeram em outras greves no subsistema local.

        Com relação a vcs defensores de cooperativa, falarem mal da CMTC, podem falar a vontade, nunca trabalhei na CMTC, mas sempre admirei o serviço que por décadas a CMTC prestou ao cidadão paulistano e SOU SIM favorável a volta da CMTC, pois com a VOLTA DA CMTC veremos estes perueiros mostrarem REALMENTE quem são eles e QUEM DEFENDE ELES.
        Com certeza com uma volta da CMTC o subsistema local “iria perder a linha” e mostrar a todos o que poucos corajosos falam mas o PT e a imprensa grande CALA A BOCA destes corajosos.

      • Rodrigo de Freitas Andrade // 15 de Março de 2011 às 20:01 //

        Sobre a ameaça de impedimento VIOLENTO de PAESE, ALERTO que as linhas 4120-10 e 4120-42 estão sem OPERAR porque os novos donos de ônibus de alguns carros da Himalaia (prefixos 41XXX) estão impedindo que outras empresas façam o PAESE das linhas e impedem também que outros carros da Himalaia cubram a falta de operação nestas linhas.
        Até a primeira semana de março estas linhas estavam em PAESE rodando de forma mista, carros do Consórcio Plus e carros da Himalaia Transportes.
        Como já foi colocado até na ACP do inquérito 740-4/2008, houveram denúncias, inclusive de servidores da SPTrans que estão dentro da garagem da Himalaia (rua leandro de sevilha) circulando pessoas armadas que se dizem suspostamente ligadas a uma facção criminosa que andam com as chaves dos veículos e com os cartões de configuração dos validadores eletrônicos das catracas e que estão impedindo os motoristas da Himalaia de sairem com os carros, além de impedirem de forma intimidadora e ameaçadora o PAESE nestas linhas.
        Lembro que antes já fizeram isso em 04/04/2009 quando a linha 3124-10 iria passar a atender a Rua Virginia Ferni e depois ameçavam os operadores e fiscais da linha 4301-10 pra não realizarem partidas na linha.
        Tudo isso tem uma chave em comum:
        Transcooper, Happy Paly Tour e Nova Aliança.
        Pra pessoas simples do povo, leigas, os perueiros da transcooper estufam o peito e dizem pra população:
        “Agora é tudo nosso”….

  5. uma foto que tirei do Google Street view, mostra 3 vitórias com uma pintura muito parecida com a original da CAIO, e um Alpha aparentemente padecendo(os Vitórias não, pois eu vi um deles na Garagem, da ViaSul, aqui perto da Jacu Pêssego.
    http://img52.imageshack.us/img52/7954/himap.png

  6. Engraçado, eles dizem que operam no vermelho, mas não saem do sistema pra não perder a boquinha, vai entender..

    • Rodrigo de Freitas Andrade // 14 de Março de 2011 às 01:38 // Responder

      Não é mesmo Jefferson?
      Duvido mesmo desta greve, vc acha que esta gente que só almeja o lucro predatório numa prestação de serviços ao munícipe, que é o transporte público, vai “largar o osso” assim?
      Quando os donos de frota e seus cooperados verem que estão tomando prejuízo voltam rapidinho a operar…
      E outra, quando estes operadores do sublocal impedem de forma violenta o PAESE das linhas, que SÃO PROPRIEDADE DA PREFEITURA e não deles, eles estão dando o CLARO ATESTADO que se APROPRIAM DE FORMA INDÉBITA de um patrimônio público, ou seja, as linhas e seus respectivos itinerários.

      • Falou tudo Rodrigo, o melhor a fazer seria tirar toda essa corja do sistema ,mas é uma pena que a sptrans dê pra trás e não faça absolutamente nada, e que se ferra é o povo, fora coopers!!

    • Si a Lotaçao fose tao Ruim n Transportaria mais da metade de Sao Paulo com uma Frata 3 vezes menor que a do Onibus

  7. querem entrar em greve para ganhar mais ?
    tem sindicato envolvido nisso ?
    se tiver já sei a resposta, esse dinheiro vai para alguma campanha eleitoral.

    o povo sempre é prejudicado ….

  8. Noss Rodrigo como vc fala só groselha

  9. Já vi mesmo que nesse blog, existem dois tipos de interesses….Um é dos empresários, que estão postando contra as cooperativas, coisa que já não é mais segredo a muito tempo, e outro que são dos usuários, que veeem as cooperativas com maos olhos, devido a péssimos motoristas, que fazem barbaridades nas ruas.
    Bom muito lega a todos voces, pelas opiniões e desabafos, mas eu pergunto, algum de voces sabe o que realmente acontece nas cooperativas? Sa o real motivo da greve? Sabe o porque da correria que acontece nas ruas? Sabe o porque da lentidão em um trajéto? Sabe o porque de alguns carros serem horriveis, e outros tão novinhos? Essas e outras perguntas e todas as respostas eu tenho e com prazer respondo sem medo, é só me questionarem, e realmente abriremos um debate consciente sobre o assunto.

    • Amigo Marcio

      Eu creio que não há nenhum empresário de ônibus no blog até porque eles não se dão ao trabalho de lerem o blog que por sinal tem toda liberdade editorial e não tem rabo preso com ninguém, nem empresários e nem cooperativas ou seus donos, aqui é um blog totalmente imparcial e não tendencioso como há alguns jornais por aí na mídia grande. Uma grande parte das opiniões são de passageiros insatisfeitos e de especialistas na area de transportes, eu por exemplo não tenho nada contra empresas de Lotação e cooperativas, mas a minha crítica é que há bairros isolados em verdadeiras ílhas sem transporte e o trabalho de trazer toda uma população até as avenidas de forma acessivel, (pois hoje falamos a respeito de acessibilidade que infelismente não existe) e também falamos de um transporte que faça um papel social e de forma inclusiva, pois não é fácil ver idosos, portadores de deficiência, senhoras grávidas e pessoas enfermas terem que subir longas ladeiras ou andar 500 metros para chegar até o ponto de ônibus e tenho vários exemplos disso que estou falando, conheço um bairro inteiro na qual a população que se sente inseguros porque não há uma linha de lotação que entre neste bairro. O que sou a favor é que a Lotação busque o passageiro aonde ele se encontra que são nestes bairros isolados que tem um viário dificil para um ônibus mas é acessivel para mini e micro ônibus, creio que se o fizessem, ganhariam mais a simpatia dos passageiros, seria mais útil aos passageiros e sem dúvida mostraria que a lotação não se faz presente só nas avenidas e grandes avenidas, ela vai aonde o passageiro mais precisa.

      Agora pegar passageiros só nas avenidas, é fácil, quero ver entrar dentro dos bairros isolados e buscar passageiros, quero ver se fazem esta função social.

      FICA O RECADO e DICA para em especial a ASSOCIAÇÃO PAULISTANA na qual sou usuário, e posso dizer que tem seus pontos bons, mas deveriam repensar o transporte nos bairros isolados.

  10. Bom se formos ver a verdade de tudo isso, iria morrer gente até não acabar mais, denunciando a propina dos donos de linha, que é feita pela própria remissão. Depois a máfia da IBRAVA, pra quem não sabe, é a marca da carroceria das novas lotações, que é vinculada com a transcooper, por isso é muito mais facil comprar esses carros hoje, porque tambem é descontado na remissão. Verdadeiros assaltos que são realizados nas garagens, em manutenção dos carros, e propinas a mecanicos para a realização do serviço correto, caso contrário não é feito…Então, antes da greve acho não, tenho certeza que os donos de carro,(claro aqueles que não estão na mafia), que queiram realmente ajudar o transporte público de São Paulo de verdade, fazer um docie completo, que não é dificil, pois tudo é feito na cara de pau, só não ve quem não quer, e entregar ao ministério público, que talvez assim as coisas melhorem. Tem linha que tem até ex-comandante da policia militar envolvido, com bandido descarado como donos de linha vcs querem mais o que…..kkkkk…. a lotação é uma piada faz tempo, burro aqueles que ainda acreditam nesse transporte público…. O dia que a SPTRANS, voltar a comandar a lotação, quem sabe as coisas ficam melhor, enquanto isso, ficaremos na carro deles, fazendo hora pra chegar em tal lugar, ai depois um ve o outro na frente e quer passar feito um maluco, cortando na contra mão farolo vermelho, e outras coisas, deixando senhores e senhoras nos pontos pra poder alcançar o da frente, isso quando não ficamos, esperando a vontade do motorista de acelerar, pois tem um determinado tempo pra chegar em certo local, assim fica amarrando o carro até lotar o carro, e várias e várias outras coisas que a lotação faz nas ruas, que são simplesmente um absurdo…….Quem quiser saber mais, sobre a podridão, e as coisas corretas tambem, que são muitas da lotação só postar ai que respondo de boa…..

  11. ONDE ESTÁ O PREFEITO NESSA HORA ???????????
    ESTÁ EM PARIS , SENTANDO NA TORRE !!!!!! PALHAÇADA, E NEM AO MENOS SOMOS INFORMADOS DIREITO SOBRE O QUE VAI ACONTEÇER!!!!! QUEM LEVANTA AS 04:00 QUE SE FERRE !!!!!!!!!!!!!!!!! SÓ TERÁ JEITO COM GUERRA CIVÍL!!!!!!!!!!

  12. O usuário deveria fazer greve também. Mas onde dói mais nesse povo, o bolso. Todos deveriam tirar um dia e pular a catraca. Andar de graça. Aí eles iam sentir o drama.

  13. Vocês humilham tanto lotação, mas aposto que 80% de todos que estão comentando usufruem desse transaporte. Reclamam, mas não sabem o caos que São Paulo ira virar sem as lotações, pois so os ônibus não iram dar conta, pois vocês mesmo veem que os ônibus e lotações vivem lotados. E mais ainda, vocês não tem noção do tanto de gente que iram ficar sem emprego se esse transporte pararem de vez, pois então se colocar no lugar desses trabalhadores que estão lá porque precisam pois para ser “piruero” não é para qualquer um. Agora meu queridos, parem de julgar e pensem um pouco nesses cidadões que precisam de sustentar uma família e apenas querem que a prefeitura repassem a verba que a muito tempo a prefeitura não está repassando, que é direito dos trabalhores das cooperativas.

    • Amiga Rafaelli

      deixo apenas parte do que falei para o amigo Marcio Silva.

      Pegar passageiros só nas avenidas, é fácil, quero ver entrar dentro dos bairros isolados e buscar passageiros, quero ver se fazem esta função social.
      Se cumprirem esta função, acredite, o povo vai valorizar o serviço dos lotações.

  14. **… Ahh soou a favooor doo aumentoo delees siiim siim .. elees taambem merceem , Porque Justo para uns e Injustos para outros . Sooou a favoorr , mesmooo nãoo iindoo trabalhar de lootação na Terça feiraaa e peerder meuu Onibus , maais taa boom rs” O Certo é Certooo .. ee euu adoroo andar de LotaaçaOO kk’
    Ahh Uniica cooisaa qe naaoO adimiitoo éé oo auumento da passageem , que mesmoo coom tuudoo issoo , aa Grevee peloo aumentooo , Tambeem deveriia teer peloo auumento da passageem que é um Absurdoo …***

  15. Eles deviam aumentar também o conforto e a segurança dos passageiros, para carregar “sardinhas” até que esse preço que é repassado é altíssimo, mas como nós não estamos no Egito e nem na Líbia, este “bando de safados” fazem e desfazem e ninguém “o povo” não faz nada, mas tudo bem… vem a “merda da copa do mundo” aqui e vai melhorar, ahhh vai começar o campeonato brasileiro e vai melhorar, choram e quebram tudo por uma merda de time de futebol, e para as coisas sérias… tse tse

  16. Pois é meu querido Marcos Galesi.
    As lotaçãoes entram sim em bairros isolatos e até mesmo em favelas. Que pelo visto você está desinformado. Mas então, se vocês acham que São Paulo ira ficar mil maravilhas sem as lotações e com essa greve estão enganados, mas iremos esperar para ver, para vocês sentirem como estara a cidade daqui a uns dias “casa as lotações parem”. Ai sim vocês iram ter motivos para reclamarem do trasnporte.

  17. O Brasileiro reclama de barriga cheia, vcs deveriam agradecer que ainda existe transporte pra trabalhar, imagina se as lotações param! os poucos onibus que tem, não daria conta de tantos usuários. É claro que existe maus motoristas e maus cobradores, mais isso existe em qualquer profissão… Temos que lutar pela melhoria da nossa cidade, sendo com ou sem lotação. Não é justo estarmos pagando 3 reais de passagem e eles estarem recebendo mto menos que isso, pois não vemos pra onde vai toda essa grana. Quanto mais o “prefeito Kassab” aumenta a passagem, menos transporte temos!!!!
    O Prefeito deveria tomar vergonha na cara e investir mto mais em transporte público, pois ele tem o carro “dele” (que nós pagamos com nossos impostos) e não depende do transporte público!!!! Seu tempo de glória esta acabando Kassab!!!!!

  18. olá amigos gostaria de saber uma coisa…
    é verdade que a prefeitura não está repassando o dinheiro de direito dos donos dos carros da transcooper ?
    E porquê está acontecendo isso,
    meu marido trabalha jardim hebron x parada inglesa ele é apenas o motorista, o patrão dele sempre alega que está atrasando o pagamento por causa da prefeitura desde novembro vem acontecendo isso.
    desde já fico grata..

  19. e quem depende de ônibus pra ir pra escola ?

    amanhã tem prova pra mim e se tiver greve já era ¬¬ ‘

    Bom eu não entendo muito de valores mais se eles recebem 1, 15 por passageiro

    1.15 x 200 passageiros = 230 reais por dia
    230 x 30 dias do mês = 6.900 por mês
    6.900/2 = 3.450 reais

    e isso dividido por dois, esse salário é pouco ? Tem muito trabalhador por ai que depende de lotação e recebe bem menos do que isso ! sinceramente

    é claro que eles levam bem mais passageiros do que isso !

    a única coisa que sei é que o salário do cobrador é R$. 510,00

    Tudo isso é culpa do governo, se o governo não fizer esse acordo logo, quem vai sofrer as conseqüências é a população.

  20. rogerio castro lemos // 30 de Março de 2011 às 23:26 // Responder

    DUVIDO E MUITO QUE PERUEIRO FAÇA ALGUMA GREVE! NUNCA VAO FAZER! SOU MOTORISTA DE LOTAÇAO, TRABALHO HÁ 6 ANOS EM UM CARRO DE UM COOPERADO DA ALIANÇA PAULISTANA G3 ( ANTIGA COOPERALFA), E SEI COMO A “BANDA TOCA”…PERUEIRO RECLAMA DE BARRIGA CHEIA, E BEM CHEIA! EM SÃO PAULO EXISTEM CERCA DE 5.000 LOTAÇOES, CADA UMA TEM EM MEDIA 4 OPERADORES, 2 MOTORISTAS E 2 COBRADORES, LOGO SE VERIFICA QUE SÃO 20.000 MOTORISTAS E COBRADORES SEM FERIAS, 13º SALARIO, ADICIONAL INSALUBRIDADE, ADICIONAL NOTURNO, DSR, FGTS, HORA EXTRA, ASSISTENCIA MEDICA ENTRE OUTROS DIREITOS GARANTIDOS POR LEI.

    • engraçado né não tem nenhum beneficio, agora me responde se é tão ruim assim porque vç está nesse serviço a tanto tempo assim? no minimo é falta de capacidade para arrumar coisa melhor ah! outra coisa espertão insalubridade é um beneficio dado a serviço de alto risco esse é? filho vai estudar antes de falar merda em um blog.

      • A 7ª Turma do TRT-MG, acompanhando o voto da relatora, juíza convocada Mônica Sette Lopes, deferiu a motorista de transporte coletivo urbano, que conduzia ônibus equipados com motor dianteiro, diferenças salariais relativas a adicional de insalubridade, em grau médio (20%), com reflexos nas verbas trabalhistas de direito. Isto porque os veículos emitiam ruídos contínuos com níveis de pressão sonora superiores ao limite de tolerância previsto em norma técnica.

        A empresa de ônibus, em sua defesa, negou a exposição do reclamante a agentes nocivos capazes de caracterizar a insalubridade alegada e argumentou que, ao contrário do narrado na inicial, o trabalho era prestado predominantemente em veículos de motor traseiro, sendo fornecido protetor auricular capaz de neutralizar o ruído excessivo.

        Mas a prova pericial foi conclusiva quanto à caracterização da insalubridade por ruído contínuo superior ao limite de tolerância previsto no Anexo I da NR-15, da Portaria nº. 3.214 /78 do Ministério do Trabalho e Emprego. A medição realizada em segunda diligência apurou que os motores de dois dos veículos que eram conduzidos pelo reclamante emitiam níveis de pressão sonora de 88,7dB e 87,2dB, o que caracteriza insalubridade em grau médio.

        “A condução dos veículos em que se constatou a presença de insalubridade por um único mês seria bastante para conferir ao reclamante o direito à percepção do adicional respectivo, pela configuração da situação-suporte tipificada como dano à saúde do trabalhador” – ressalta a juíza relatora. “A exposição a níveis de ruído superiores ao limite normatizado, embora intermitente, como é o caso, enseja a obrigação da empresa de pagar o adicional de insalubridade ao trabalhador, nos termos da Súmula 47 do TST” – conclui.

        Por esses fundamentos, a Turma deu provimento ao recurso do reclamante, condenando a empresa ao pagamento do adicional de insalubridade, em grau médio, cuja base de cálculo deve ser o piso salarial previsto nas normas coletivas aplicáveis (Súmula 17 do TST), com reflexos em férias, 13º salários e FGTS pagos no período abrangido pela condenação.

        AGORA MEU FILHO, APRENDE O QUE É INSALUBRIDADE. E MELHOR VOCE IR ESTUDAR UM POUCO!!! SE VOCE NAO PODE, PORQUE SEI QUE SE EU TE VIRAR DE PONTA CABEÇA NAO CAI NEM UM REAL O PROBLEMA É SEU??? SUA NAMORADA PEGA QUAL LINHA MESMO QUANDO VC TA MOSCANDO???

        ME AVISA SEU GORDINHO NERD…

  21. Acabar com as lotações não é a solução, acho que ruim com elas pior sem elas, mas se a passagem são R$ 3,00, o repasse deve ser maior que R$ 1,15, mas deve ter ações dentro das cooperativas, pois tem muitas coisas obscuras. E conheço donos de lotação que são sérios, tratam os usuários com respeito e respeitam as leis de trânsito.
    Galera não vamos generalizar!!!!

  22. sou dono de lotacao, devido a falta de repasse e pessima administracao da cooperativa que pertenco ja vendi 2 casas para contrinuar no sistema os carros sao carissimos o crediario e de 5 anos temos que pagar de qualquer jeito mais o maior culpado e a sp trans do sr kassab o generoso kkkkk

  23. tudo sempre acaba em pizza,conversa para boi durmi qualquer acordinho mixuruca vizando os grandes empresarios não tem paralização nenhuma sempre a mesma balela.

  24. o sol nasceu pra todos. a água de coco, só pra alguns.

  25. um absurdo um motorista dirigir e cobrar passagem . como que pode isso

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