Regras e políticas do site

O Diário do Transporte, que surgiu do Blog Ponto de Ônibus, é um site destinado a informações sobre os assuntos relacionados aos transportes nas suas mais diversas abrangências, como história, modelos, mercado, mobilidade urbana, informações jurídicas, licitações, sistemas, entre outros aspectos.

Não há conotações político-partidárias ou de qualquer outra ordem que não seja a informação sobre transportes.

A participação do leitor é essencial, mas para que o ambiente seja democrático e respeitoso é necessária atenção a algumas regras para os comentários:

 

– Todo comentário passará por moderação prévia, independentemente do seu autor, e se o leitor comentou pela primeira vez ou se já participou em ocasiões anteriores.

 

– O Diário do Transporte se reserva ao direito de excluir comentários, não publicá-los ou editá-los, de acordo com as políticas de boa conveniência na internet que são adotadas por este site.

 

– Pelo fato de haver moderação prévia, haverá a possibilidade de os comentários aparecerem somente depois de algumas horas da postagem.

 

– Não serão admitidas, em hipótese alguma, ofensas de qualquer ordem e para qualquer pessoa, sejam entrevistados, quem foi citado nas matérias ou outras leitores que comentaram anteriormente.

 

– Também não serão toleradas ofensas a pessoas jurídicas, empresas em geral, e esferas do poder público. Isso não significa que reclamações e destaques a eventual má prestação de serviço, falta de qualidade de produtos ou gestões inadequadas serão impedidos. Muito pelo contrário, as denúncias e os apontamentos de eventuais erros dos prestadores de serviços, produtos e gestores são importantes para discussão da mobilidade. No entanto, tudo deve ser feito de maneira respeitosa e para enriquecer o debate.

 

– Não serão tolerados comentários com palavrões. Independentemente do conteúdo, se o comentário tiver palavrão, não irá para o ar.

 

– Incitações ao ódio, violência, racismo, preconceito e intolerância, além de pornografia,  serão banidos na moderação. Se este é o seu intuito, não perca seu tempo nesse site.

 

– O contraditório e a discordância aos textos são muito bem-vindos e enriquecem os debates. No entanto, isso deve ser feito de maneira respeitosa, sem ataques e observações pessoais.

 

– O Diário do Transporte não é local de propaganda de outros sites e produtos, mesmo que relacionados ao assunto. Se for de interesse alguma parceria ou divulgação, favor entrar em contato particularmente por meio de comentários. Ressaltamos que os links de outros sites poderão aparecer nas matérias em caso de créditos pelas informações e imagens.

 

– Comentários postados de forma anônima não serão aprovados. Vale lembrar que usar nome ou apelido de outras pessoas é crime de falsidade ideológica nas formas da lei e o Diário do Transporte não se responsabiliza por esses atos.

 

– Comentários postados integralmente com letras maiúsculas (caixa alta) não serão aprovados.

 

– Somente serão aprovados comentários relacionados a notícia ou a postagem. Se for outro assunto, não haverá aprovação; se for sugestão, o tema será avaliado antes de ir ou não para o ar.

 

– O Diário do Transporte não possui vínculo com nenhuma empresa, partido político ou prestador de serviços. Reclamações pontuais, pedidos de emprego, encaminhamento de currículos ou dúvidas específicas não serão aceitos. Procure diretamente a empresa ou gestor citados na postagem.

 

– É possível reproduzir ou replicar as informações e fotos do Diário do Transporte, desde que mantidos os créditos, preferencialmente junto com o link.

 

– Os contatos podem ser feitos por meio de comentários. Se o assunto for particular, não será levado para o ar e, na medida do possível, haverá respostas.

 

Agradecemos o prestígio e nos esforçaremos para continuar fazendo o melhor trabalho.

Gratos,

Os Editores