Serviço gratuito com micro-ônibus começou a funcionar em 29 de abril de 2026 e atende áreas com ruas estreitas; percurso de aproximadamente seis quilômetros faz ligação com o Terminal Vila Luzita
ADAMO BAZANI
O Circular Luzitinha, serviço gratuito de micro-ônibus de Santo André, no ABC Paulista, atingiu a marca de 70 mil passageiros transportados em pouco mais de três meses de operação.
O balanço foi divulgado pela Prefeitura de Santo André neste sábado, 08 de agosto de 2026.
O serviço começou a operar em 29 de abril e atende comunidades do Jardim Santo André onde, segundo a administração municipal, ônibus convencionais enfrentam limitações de circulação devido às características das vias, incluindo ruas estreitas e vielas.
A ligação permite o deslocamento dos moradores até o Terminal Vila Luzita, onde é possível acessar outras linhas municipais de ônibus.
De acordo com a prefeitura, o percurso tem aproximadamente seis quilômetros e nove pontos de parada. Sete estão localizados dentro das comunidades do Jardim Santo André.
O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, afirmou que o número de passageiros registrado nos primeiros meses demonstra a demanda pelo serviço.
“Alcançar esta marca mostra que o Luzitinha nasceu para atender uma necessidade real da população. Esse é um projeto que leva dignidade, inclusão e mobilidade para moradores que, durante muitos anos, ficaram sem acesso ao transporte público por viverem em ruas estreitas e comunidades de difícil acesso. Quando aproximamos as pessoas dos serviços, do comércio, do trabalho e das oportunidades, estamos transformando vidas. O sucesso do Luzitinha reforça que investir em soluções inovadoras e voltadas para quem mais precisa é o caminho para construir uma Santo André cada vez mais humana e eficiente”, disse.
O secretário de Mobilidade Urbana de Santo André, Almir Cicote, informou que a prefeitura acompanha o funcionamento da linha e avalia possíveis ajustes no serviço.
“O Circular Luzitinha já faz parte da rotina de milhares de famílias e seguimos em um processo permanente de avaliação e melhorias para tornar o serviço cada vez mais eficiente. Estamos acompanhando a operação de perto, ouvindo os moradores e buscando otimizar o percurso, os horários e a qualidade do atendimento, porque sabemos o quanto essa linha é fundamental para a mobilidade e para o dia a dia de quem vive na região”, afirmou.
ITINERÁRIO E HORÁRIOS
O itinerário inclui a Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, Estrada do Pedroso, Rua Renascer, Rua da Conquista e Rua dos Missionários.
Segundo a prefeitura, o Circular Luzitinha funciona de segunda-feira a sábado, das 5h às 22h.
Aos domingos e feriados, a operação ocorre das 7h às 15h.
O transporte é oferecido sem cobrança de tarifa aos passageiros.
Como noticiou o Diário do Transporte em primeira mão, o levantamento independente realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, em dezembro de 2025, mostrou que a linha é a que recebeu melhor avaliação entre os sistemas de todo o Brasil, com 91% de aprovação.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
