Usuários afetados terão valores restituídos automaticamente após intervenção da administração municipal
ARTHUR FERRARI
A Viação Raposo Tavares informou que fará o ressarcimento integral dos usuários das linhas municipais de Cotia (SP) que tiveram cobranças superiores ao valor correto da tarifa em seus cartões de transporte. A medida foi anunciada após notificação da Prefeitura, que solicitou esclarecimentos sobre o problema registrado no sistema de bilhetagem eletrônica.
Em resposta oficial encaminhada ao município, a concessionária reconheceu a ocorrência de uma falha operacional e detalhou que o erro aconteceu no dia 13 de junho, durante a atualização dos sistemas para adequação às mudanças estabelecidas pelo Decreto Municipal nº 9.616/2026.
Segundo a empresa, uma falha de comunicação durante a transição de dados provocou a aplicação indevida do valor reajustado da tarifa em algumas viagens realizadas nas linhas municipais.
A concessionária informou que todos os passageiros impactados receberão a devolução dos valores cobrados a mais por meio de recreditamento automático nos cartões utilizados no pagamento das passagens. O procedimento, de acordo com a empresa, será realizado em até 72 horas e não exigirá qualquer solicitação ou cadastro por parte dos usuários.
Como mostrou o Diário do Transporte, o caso chegou ao conhecimento da Prefeitura de Cotia, que notificou formalmente a operadora de transporte e exigiu informações detalhadas sobre o ocorrido, além de medidas para evitar prejuízos aos passageiros.
Relembre
Após receber a manifestação da empresa, o município informou que continuará acompanhando a execução do ressarcimento e a adoção das providências anunciadas pela concessionária para garantir o cumprimento das obrigações contratuais e a proteção dos direitos dos usuários do transporte coletivo.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
