Ícone do site Diário do Transporte

Via Metro, Princesa e Guanabara vão operar linhas intermunicipais no Litoral Leste e Vale do Jaguaribe após abertura de mercado pela ARCE

Foto: Divulgação/ ARCE

A partir desta sexta-feira (29), regiões passam a contar com “lote espelho”, permitindo que novas empresas operem horários semelhantes aos já existentes da São Benedito Autovia

YURI SENA

O transporte rodoviário intermunicipal nas regiões do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe, no Ceará, vai contar, a partir desta sexta-feira (29), com o chamado “lote espelho”, modelo que permitirá o espelhamento das linhas atualmente operadas pela São Benedito Autovia por outras empresas do setor.

O anúncio foi confirmado pelo deputado estadual Guilherme Bismarck, que informou a entrada das empresas Via Metro, Princesa e Guanabara na operação das linhas da região.

Segundo o parlamentar, o novo modelo permitirá que outras empresas operem horários semelhantes aos atualmente realizados pela São Benedito. Na prática, caso exista uma viagem programada para determinado município às 8h, por exemplo, outra empresa poderá oferecer um serviço próximo deste horário, como às 7h50, 8h10 ou 8h20.

A implementação ocorre em duas etapas, com início nesta sexta-feira (29) e ampliação prevista para a próxima sexta-feira, dia 5 de Junho.

Como noticiou o Diário do Transporte nesta terça-feira (26), a Agência Reguladora do Estado do Ceará anunciou a abertura do bolsão operacional do transporte rodoviário intermunicipal nas regiões do Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, mercado que até então possuía atendimento exclusivo da São Benedito Autovia.

Relembre: 

Novas empresas poderão atender Litoral Leste e Vale do Jaguaribe, no Ceará, após ARCE anunciar abertura do mercado rodoviário

A medida deve beneficiar passageiros que utilizam as ligações entre Fortaleza e cidades do interior, como Aracati, Beberibe, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Russas.

De acordo com a agência reguladora, a abertura do mercado busca ampliar a concorrência e aumentar a oferta de horários e rotas aos passageiros.

Ainda segundo Guilherme Bismarck, as três empresas escolhidas já fazem parte do sistema intermunicipal do estado e participaram do processo licitatório realizado em 2009. Por isso, receberão aditivos contratuais e ordens de serviço para atuar nos bolsões em que anteriormente não operavam.

O parlamentar também afirmou que a decisão ocorre paralelamente ao processo de fiscalização envolvendo a São Benedito Autovia, que responde a um procedimento relacionado à possível caducidade da concessão. Segundo ele, o processo chegou a prever o cancelamento da licença operacional, mas a empresa obteve decisão judicial suspendendo temporariamente a medida.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Sair da versão mobile