Veículo opera em rota entre Estrutural e Guará para avaliar desempenho, autonomia e viabilidade da eletrificação no transporte escolar
YURI SENA
O Distrito Federal iniciou neste mês de maio os testes com um ônibus escolar totalmente elétrico na rede pública de ensino. A iniciativa é conduzida pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília em parceria com a iniciativa privada e busca avaliar a viabilidade da tecnologia no transporte escolar do DF.
O veículo começou a operar na rota entre a Estrutural e o Guará, atendendo estudantes do Centro de Ensino Especial 01 do Guará. A operação ocorre de forma assistida, com acompanhamento técnico da TCB para análise do desempenho do ônibus em condições reais de circulação.
Segundo a diretora-presidente da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília, Maria Cecília Martins Lafetá, o projeto representa o início do processo de eletrificação da frota escolar do Distrito Federal.
Durante o período de testes, serão avaliados critérios como autonomia energética, consumo de energia, tempo de recarga das baterias, conforto dos passageiros, acessibilidade, desempenho do ar-condicionado, comportamento em tráfego intenso, além da redução de ruídos e emissão de poluentes.
As equipes técnicas também irão monitorar indicadores relacionados à manutenção e eficiência operacional do modelo elétrico em comparação aos ônibus convencionais atualmente utilizados no sistema escolar.
A TCB informou ainda que discute alternativas de financiamento com instituições financeiras para viabilizar a futura ampliação da frota elétrica no transporte escolar do DF.
A iniciativa acompanha movimentos já observados em cidades como Curitiba e São Paulo, que vêm ampliando testes e projetos voltados à eletrificação do transporte coletivo.
Além da redução do impacto ambiental, o projeto busca oferecer mais conforto, segurança, tecnologia e acessibilidade aos estudantes atendidos pela rede pública, incluindo alunos com deficiência e mobilidade reduzida.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte
