Aquisição é em parceria com o Governo Federal e faz parte do pacote de R$ 4 bilhões que engloba reestruturação do Metrô
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A partir da próxima terça-feira,05 de maio de 2026, começa a ser testado um modelo de ônibus elétrico no sistema metropolitano de transportes da Grande Recife.
O anúncio foi feito pelo Grande Recife Transportes, consórcio liderado pelo Governo do Estado de Pernambuco, responsável pelo gerenciamento das operações.
O coletivo vai circular na linha 1981 – TI (Terminal de Integração) Rio Doce / TI Joana Bezerra na Região Metropolitana do Recife.
As saídas do TI Rio Doce acontecem nos horários de 06:10, 09:25, 13:10, 15:30 e 18:25, ao longo do dia.
O veículo chega como parte dos testes para um transporte mais moderno, silencioso e sem emissão de poluentes, um avanço importante para a mobilidade e para o meio ambiente. – diz nota da entidade.
Como mostrou o Diário do Transporte, a intenção do Governo de Pernambuco é comprar de 100 a 110 ônibus elétricos por meio de licitação e os testes fazem parte da pesquisa para entender melhor o comportamento dos veículos disponíveis do mercado diante das condições operacionais do sistema e, assim, fazer um edital mais adequado às realidades das linhas locais.
O modelo é moderno, silencioso e não emite poluentes, contribuindo para um transporte mais limpo. Com autonomia de cerca de 250 km por dia, ele pode realizar até 5 viagens diárias na Região Metropolitana do Recife, com tempo de recarga entre 3h e 3h30. Por dentro, a experiência também muda: ar-condicionado, suspensão que reduz os impactos do trajeto e entradas USB para mais comodidade durante a viagem. – prossegue parte do comunicado.
O modelo tem carroceria Caio, plataforma Mercedes-Benz e tecnologia Eletra.
A licitação, que ainda será lançada, e a compra fazem parte do pacote de R$ 4 bilhões que engloba reestruturação do Metrô e foi anunciado em dezembro de 2025 pelo Governo Federal e Governo de Pernambuco, como noticiou o Diário do Transporte.
Relembre:
A liberação dos recursos integra um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a União, o Governo de Pernambuco e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) para conceder por 30 anos o Metrô na Grande Recife. O acordo prevê ainda a abertura de consulta pública e audiências para a posterior publicação do edital.
Relembre:
Quanto aos ônibus elétricos, a modelagem será semelhante a que tem ocorrido em outras partes do País. O poder público assume o financiamento, adquire os coletivos e repassa para as empresas como subsídios ou desconta da remuneração das viações.
É o quarto teste desde 2018 com modelos elétricos, mas desta vez, a diferença é a garantia de recursos financeiros para a aquisição.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Vinícius de Oliveira
