VÍDEO: Que lugar é esse? Tesouros “escondidos” do Transporte em São Paulo
Publicado em: 5 de abril de 2026
O local é passagem de milhares de pessoas todos os dias, mas nem todos contemplam e sentem a beleza
ADAMO BAZANI/ YURI SENA
A cidade de São Paulo e municípios da região metropolitana são conhecidos principalmente pela correria, agitação, transtornos e até pela falta de segurança pública.
O excesso de pessoas e a falta de tempo fazem com que muitas belezas naturais, paisagísticas e arquitetônicas sejam assimiladas internamente, mas muitas vezes passam sem serem percebidas. São assimiladas porque, no fundo, transmitem uma sensação de bem-estar, porém mascarada pelo ritmo frenético.
Ao fazer uma reportagem sobre ônibus elétricos na cidade de São Paulo, o repórter, editor e criador do Diário do Transporte, Adamo Bazani — precisou fazer uma conexão ferroviária em uma das estações mais emblemáticas, históricas, significativas e bonitas: a Estação da Luz.
Sempre saindo pelo acesso mais movimentado, teve a ideia de seguir pela plataforma 1 até o final e, orientado pela placa de saída, prosseguiu em frente. Quando se deparou com um local que certamente agrega valorização ao espaço, mas que poderia ser melhor aproveitado pela população e até mesmo pela CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Trata-se do Boulevard João Carlos Martins, uma estrutura que oferece uma passagem coberta com cerca de 210 metros de extensão, com cobertura de vidro que aproveita a luz natural. O sistema de iluminação foi projetado com lâmpadas LED dispostas em formato horizontal e fitas que percorrem o pergolado, representando os dormentes, componentes que compõem os trilhos de uma via férrea.
Todo o trajeto é ambientado com projeto paisagístico decorado com jardim vertical e bancos de madeira restaurados no mesmo estilo dos utilizados na estação. O espaço também possui sistema de sonorização conectado ao sistema de som da própria estação, criando uma integração entre os ambientes. Após o percurso, a passagem se expande para a saída do acesso à Sala São Paulo e ao estacionamento do espaço cultural.
O espaço foi inaugurado junto às obras de revitalização da Sala São Paulo e oferece um ambiente agradável, sendo uma das opções de acesso à estação. O horário de funcionamento é das sete da manhã às 23h30, de segunda a sexta-feira, incluindo feriados. Aos finais de semana, funciona das sete da manhã até o término do último evento no complexo cultural, limitado também até 23h30.
No intuito de saber se o espaço era conhecido, abordamos rapidamente alguns passageiros que disseram achar o local muito bonito, porém também não haviam prestado atenção. Foi enviada uma foto para colegas, inclusive da imprensa, em um ângulo mais fechado, a mesma imagem de abertura, e também não reconheceram o espaço.

São belezas que, muitas vezes, andar de transporte público proporciona. Entretanto, é necessário estar com um olhar mais atento e aberto.
Para quem não conhece, vale a pena visitar a Estação da Luz. Para quem já conhece, vale a pena fazer como fizemos neste sábado, 4 de abril de 2026, e revisitar com um olhar diferente.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Yuri Sena, para o Diário do Transporte

