Distrito Federal terá primeira rota turística com ônibus a hidrogênio do Brasil. China aposta pesado em coletivos deste tipo
Publicado em: 24 de março de 2026
Apresentação ocorre nesta quarta-feira (25) e veículo, com baterias elétricas, vai rodar no chamado Eixo Monumental
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
A partir desta quarta-feira, 25 de março de 2026, o Brasil deve ter a primeira rota turística servida por um ônibus movido a hidrogênio.
O veículo vai circular no chamado “Eixo Monumental”, em Brasília, no Distrito Federal.
Trata-se de um modelo de fabricação da empresa chinesa Higer.
A marca, além de ser uma das líderes globais em ônibus elétricos do tipo plug in (carregamento de baterias por fonte externa), com veículos desta configuração já em operação comercial e oficial no Brasil, como em Cascavel (PR) e no Aeroporto de Congonhas (na cidade de São Paulo), também oferece ao mercado modelos a hidrogênio.
Já são cerca de 3,5 mil ônibus a hidrogênio da marca Higer no mundo, a maioria na China, que, além dos elétricos, decidiu apostar pesadamente nesta fonte de energia para coletivos.
Somente a Higer, já atua neste segmento desde 2000. Já com ônibus elétricos com bateria, a atuação da empresa é desde 1999.
O modelo que vai operar experimentalmente no Distrito Federal possui células de hidrogênio da Toyota, outra empresa que tem apostado também neste tipo de tecnologia.
A Toyota, inclusive, possui um modelo próprio de ônibus a hidrogênio, o Toyota Sora (ZBC-MUM1NAE), fabricado no Japão desde 2018. O modelo é dotado de dois motores de acionamento síncrono CA de 114 kW (153 hp; 155 PS).
A Higer Bus, por sua vez, está com tecnologia de sexta geração de ônibus a hidrogênio.
Os veículos são dotados de sistemas de 215 kW, autonomia de mais de 450 km e capacidade operacional em temperaturas variadas, desde ambientes extremamente frios, como em regiões de calor.
Um dos modelos é série Haiyue de 12 metros. Estes ônibus são utilizados no transporte público em cidades como Pequim e Xangai, na China, por exemplo.
Já a operação no Distrito Federal é uma parceria entre a empresa Neoenergia, a TEVX e o GDF (Governo do Distrito Federal).
A apresentação ocorre na base operacional da Neoenergia Brasília – Pistão Norte, Taguaparque (ao lado da Subestação Taguatinga)
“Estamos investindo em inovação e sustentabilidade para transformar Brasília em referência nacional em mobilidade limpa. Essa iniciativa alia tecnologia, turismo e qualidade de vida para a população”, afirmou o governador Ibaneis Rocha, por meio de nota ao Diário do Transporte.
A rota vai ligar os principais pontos turísticos de Brasília e um dos objetivos é testar a viabilidade do modelo para eventualmente utilizar no transporte coletivo regular.
ELÉTRICOS CHINESES DA PIRACICABANA
Enquanto isso, a Viação Piracicabana, uma das concessionárias do transporte do Distrito Federal traz 90 ônibus chineses da CRRC. A empresa pertence ao Grupo Comporte, do fundador da GOL Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira, parceiro da fabricante na linha 7-Rubi de trens metropolitanos de São Paulo e no TIC (Trem Intercidades) São Paulo – Campinas.
O Diário do Transporte noticiou que os veículos devem estar em uma nova garagem da Piracicabana no DF em maio de 2026.
Relembre:
Como mostrou o Diário do Transporte, em 22 de janeiro de 2026, a companhia, que também é operadora do sistema municipal de Santos, no interior paulista, apresentou uma unidade do modelo.
Relembre:
A aquisição de ônibus da CRRC foi facilitada pela parceria firmada entre o Grupo Comporte e a fabricante por causa da concessão da linha 7-Rubi e do TIC – Trem Intercidades entre a capital paulista e o interior de São Paulo, que formaram o Consórcio TIC-Trens.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

