Diadema (SP) contrata FIPE por R$ 2,5 milhões para avaliar contrato atual e estruturar nova concessão de ônibus
Publicado em: 4 de março de 2026
Consultoria vai analisar equilíbrio econômico-financeiro do contrato de transporte coletivo e apoiar modelagem da futura delegação do sistema municipal
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo, firmou contrato com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para prestação de assessoria técnica especializada voltada ao transporte coletivo urbano do município. O extrato do Contrato nº 12/2026 foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quarta-feira, 4 de março de 2026.
De acordo com o documento, a contratação foi realizada por dispensa de licitação (Dispensa nº 003/2026) e prevê a realização de estudos para avaliação do equilíbrio econômico-financeiro do Contrato nº 170/2003, que rege a operação do transporte coletivo municipal.
Além da análise do contrato vigente, a consultoria também terá a missão de estruturar a nova delegação dos serviços públicos de transporte coletivo urbano de passageiros em Diadema, etapa que normalmente antecede processos de licitação ou reestruturação contratual do sistema.
O acordo foi firmado entre o Município de Diadema e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), instituição ligada à Universidade de São Paulo e frequentemente contratada por administrações públicas para elaboração de estudos econômicos, modelagem de concessões e avaliação de contratos.
Prazo e valor
O contrato tem vigência de 12 meses, no período de 27 de fevereiro de 2026 a 26 de fevereiro de 2027.
O valor total da contratação é de R$ 2.555.720,00.
Com os estudos, a prefeitura deverá obter diagnósticos técnicos sobre a sustentabilidade financeira do sistema atual e subsídios para a definição de um novo modelo de prestação do transporte coletivo municipal, incluindo parâmetros operacionais, econômicos e regulatórios.
Suzantur
Em 2020, o sistema de transporte coletivo de Diadema passou por uma mudança operacional quando a Suzantur firmou contrato de compra e venda com a Benfica para assumir o lote de linhas atendido pela empresa no município.
Com a entrada em Diadema, a Suzantur passou a ampliar sua presença no ABC Paulista, onde já operava em Mauá e no sistema tronco-alimentado de Vila Luzita, em Santo André, além de atuar em São Carlos, no interior paulista.
A operação marcou uma transição importante no sistema municipal e antecede agora o processo de reavaliação contratual e estruturação de uma nova delegação do transporte coletivo, objeto do estudo contratado pela prefeitura junto à FIPE em 2026.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes