Veículos foram incendiados e apedrejados; imagens mostram momento da ação
ADAMO BAZANI / ARTHUR FERRARI
Criminosos atacaram mais cinco ônibus na zona Sul da capital paulista na noite de quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026.
No bairro Americanópolis, dois ônibus da concessionária Mobibrasil, que operavam pela linha 5175/10 Baln. São Francisco – Pça. da Sé, foram incendiados na Av. Yervant Kissajikian, sentido bairro. Outros dois coletivos da A2 Transportes, das linhas 5759/10 Pq. Primavera – Metrô Conceição e 5752/10 Vl. Missionária – Metrô Conceição, foram apedrejados e um terceiro teve a chave roubada, sendo deixado no local.
Imagens obtidas pelo Diário do Transporte mostram o momento de um dos ataques. No vídeo é possível ver um dos criminosos jogando objetos em um ônibus já em chamas.
As causas dos ataques ainda não foram esclarecidas.
Em nota, a SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento das linhas do transporte coletivo na cidade de São Paulo, disse que repudia as ações e que desviou 17 itinerários na região dos ataques até esta manhã por motivovs de segurança.
Já na noite de terça-feira (17), outra ação semelhante ocorreu na Avenida Guarapiranga, também na zona Sul. O ônibus vandalizado desceu de ré em chamas desgovernado e só parou após bater em imóveis.
Relembre
Em todos os casos, não há registro de feridos.
Nota da SPTrans na íntegra
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans repudiam e lamentam o caso criminoso registrado às 20h de quarta-feira (18). Dois ônibus da Mobibrasil, que operavam pela linha 5175/10 Baln. São Francisco – Pça. da Sé foram incendiados na Av. Yervant Kissajikian, Americanópolis, sentido bairro. Outros dois coletivos da A2 Transportes, das linhas 5759/10 Pq. Primavera – Metrô Conceição e 5752/10 Vl. Missionária – Metrô Conceição foram depredados e um terceiro teve a chave retirada, sendo deixado no local. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados e não há registro de vítimas.
A operação já foi normalizada no local. Em razão da ocorrência, 17 linhas foram desviadas até o início da manhã desta quinta-feira (19), por medidas de segurança.
- Linhas desviadas até a manhã desta quinta-feira (19)
- 5013/10 Jd. Luso – Sto. Amaro
- 5015/10 Jd. São Jorge – Metrô Jabaquara
- 5018/10 Shop. Interlagos – Jabaquara
- 5018/31 Shop. Interlagos – Jabaquara
- 502J/10 Est. Autódromo – Metrô Sta. Cruz
- 502J/22 Est. Autódromo – Vl. Sta. Catarina
- 509J/10 Jd. Selma – Pq. Ibirapuera
- 5106/21 Jd. Selma – Term. Água Espraiada
- 5175/10 Baln. São Francisco – Pça. da Sé
- 517J/10 Jd. Selma – Term. Água Espraiada
- 546J/10 Jd. Selma – Sto. Amaro
- 546L/10 Jd. Luso – Term. Sto. Amaro
- 5752/10 Vl. Missionária – Metrô Conceição
- 5759/10 Pq. Primavera – Metrô Conceição
- 5759/31 Pq. Primavera – Metrô Conceição
- N634/11 Term. Sto. Amaro – Jd. Luso
- N637/11 Metrô Jabaquara – Vl. Missionária
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
