VÍDEO: Disputa sindical causa fechamento de terminal de ônibus na capital paulista nesta quinta-feira (12)
Publicado em: 12 de fevereiro de 2026
No Parque D. Pedro, o maior da cidade, veículos superarticulados foram colocados no acesso
ADAMO BAZANI / ARTHUR FERRARI
Por causa de uma disputa sindical, passageiros de ônibus da capital paulista mais uma vez sofrem. O terminal Parque D. Pedro, principal da cidade, foi fechado no final da manhã desta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026.
Informações iniciais dão conta que o protesto ocorre por conta de eleições na entidade. Ônibus superarticulados de grande porte foram parados nos acessos para impedir a entrada e saída de outros coletivos.
Em nota, a atual presidência do sindicato (SINDMOTORISTAS) diz repudiar as ações as quais atribuiu à oposição.
Veja a nota
A direção do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SMTTRUSP) repudia veementemente os tristes atos de vandalismo (12) ocorridos na manhã desta quinta-feira no Terminal Parque Dom Pedro, região central da capital.
Esta ação criminosa é orquestrada por um grupo de oposição, denominado “Oposição e Luta”, encabeçado pelo candidato apelidado de Preguinho, que procura tumultuar o processo eleitoral no Sindicato, marcado para os dias 10 e 11 de março deste ano.
DE FORMA ALGUMA compactuamos com atos vis, arbitrários e violentos, que prejudicam os trabalhadores e os usuários do transporte por ônibus da capital.
Apoiamos e defendemos ampla investigação e punição rigorosa por parte dos órgãos de segurança pública competentes.
O Diário do Transporte procurou a SPTrans (São Paulo Transporte), responsável pelo gerenciamento do sistema de ônibus na capital, que disse por meio de nota que repudia os atos de vandalismo cometidos. “A SMT e SPTrans acionaram o policiamento e irão registrar Boletim de Ocorrência junto à polícia pedindo a devida responsabilização e punição pelos atos do dia de hoje”, completa a nota.
Nota da SPTrans na íntegra
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans repudiam os atos de vandalismo praticados na manhã desta quinta-feira (12) no Terminal Parque D. Pedro II, impedindo o acesso da população ao serviço essencial de transporte público sem aviso prévio. A SMT e SPTrans acionaram o policiamento e irão registrar Boletim de Ocorrência junto à polícia pedindo a devida responsabilização e punição pelos atos do dia de hoje.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte


Sempre esses bandidos sindicalizados agem com violência e nunca, absolutamente nunca, são punidos.
Sim este criminosos já agem a várias Administração Municipal O Ministério público e a polícia nada Faz contra estes criminosos
Este sindicato já está acostumado e sabendo que A Justiça nada faz contra os crimes que eles praticam contra a População de São Paulo e omissão da prefeitura de São Paulo contra estes crimes. Que está na lei da Greve
Os motoristas desses coletivos devem ser demitidos imediatamente ! As empresas não podem deixar que usem seus onibûs desse jeito.