Fortes chuvas colocam São Paulo e ABC Paulista em alerta e afetam trânsito e transporte neste domingo (1º)
Publicado em: 1 de fevereiro de 2026
Defesa Civil emite Alerta Severo diante do risco de alagamentos, transbordamento de córregos e rajadas de vento acima de 50 km/h
YURI SENA
A cidade de São Paulo e os municípios do ABC Paulista entraram em estado de atenção para alagamentos na tarde deste domingo, 1º de fevereiro de 2026, conforme informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE). Com a intensificação das chuvas, a Defesa Civil também emitiu um Alerta Severo para a região.
O alerta foi registrado às 14h40 e abrange todas as regiões da capital paulista — zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Sudeste, além do Centro — incluindo as marginais Tietê e Pinheiros, áreas historicamente vulneráveis a alagamentos.
Segundo o CGE, áreas de instabilidade formadas pela combinação de ar quente e úmido provocam chuvas de intensidade moderada a forte em municípios da Grande São Paulo, como Cajamar, Santana de Parnaíba, Ibiúna, São Lourenço da Serra e Juquitiba. Esses núcleos avançam em direção à capital e ao ABC Paulista, elevando o potencial para alagamentos, enxurradas e transtornos no sistema viário e no transporte público.
Na capital, foi registrada iminência de transbordamento do Córrego Morro do S, na Avenida Carlos Caldeira Filho, na altura da esquina com a Rua Túlio Mugnaini. Até o momento, quatro pontos de alagamento foram contabilizados em diferentes regiões da cidade.
A Subprefeitura da Vila Prudente permanece em estado de alerta desde às 14h40, em razão do transbordamento do Córrego Mooca, na Avenida Luís Inácio de Anhaia Melo, na altura da Avenida Salim Farah Maluf. Já a Subprefeitura do Campo Limpo está em alerta desde às 14h13, também devido ao risco de transbordamento do Córrego Morro do S, na Avenida Carlos Caldeira Filho, próximo à Rua Joaquim Nunes Teixeira.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, não atravessar vias com correnteza e redobrar a atenção durante deslocamentos, especialmente em regiões próximas a córregos e fundos de vale. A previsão indica que o tempo segue instável ao longo de toda a tarde, com possibilidade de novos temporais.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte

