ENTREVISTA: Presidente da TIC Trens, Pedro Moro, destaca que Estação Piqueri, da Linha 7-Rubi, deve ser uma das primeiras a receber obras de melhorias em 2026

Foto: Divulgação/TIC Trens

Em entrevista ao Diário do Transporte, executivo pontua que empresa estuda melhores formas de iniciar serviços também na Estação Água Branca, que será, em um primeiro momento, o único ponto de interligação da Linha 7-Rubi com a nova Linha 6-Laranja de metrô

VINÍCIUS DE OLIVEIRA / YURI SENA

Para os próximos anos, a população da capital paulista e Região Metropolitana pode esperar novidades no sistema de transporte sobre trilhos.

O novo TIC Eixo Norte abrange o Trem Intercidades (TIC), Trem Intermetropolitano (TIM) e operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi.

Nesta terça-feira, 27 de janeiro de 2026, em entrevista ao Diário do Transporte, o presidente da TIC Trens Pedro Moro informa que a Estação Piqueri será uma das primeiras neste ano a receber obras de melhorias.

O executivo ressalta que a companhia obteve a licença de instalação para as obras da Estação Água Branca no final do ano passado. Foi debatida a ideia de fechar temporariamente o terminal para a realização dos serviços, e durante o período fossem implementados ônibus gratuitos do sistema Paese. Contudo, a equipe da TIC Trens tem reavaliado a questão e crê que não seria a melhor opção, tendo em vista que a Estação Água Branca será o único ponto de interligação com a nova Linha 6-Laranja de metrô.

Já sobre as falhas que vem ocorrendo na rede aérea, à nossa equipe de reportagem Moro disse que, dentre as iniciativas tomadas, está a última grande poda de árvores realizada, como forma de prevenir que as vegetações ao redor dos trilhos possam prejudicar o sistema de energia.

Neste período de chuva intensa em São Paulo, o presidente reforça que foi assinado um contrato com uma empresa de meteorologia para fiscalizar o clima e evitar possíveis problemas na rede aérea.

Felipe Alvarez, gerente de manutenção de material rodante e oficinas na TIC Trens, destaca que desde que a empresa assumiu a operação da Linha 7-Rubi, conta com um trem equipado com a tecnologia PCDS (Pantograph Collision Detection System).

Trata-se de um sistema de detecção de colisões do pantográfo, que registra e mapeia imperfeições na via férrea em tempo real. Com isso, são agendados os serviços de reparo, e dependendo da gravidade, equipes são enviadas imediatamente para corrigir as falhas.

Segundo Alvarez, a operadora também já estuda a adoção de uma nova tecnologia, que deverá ser importada de outro país, e prevê de forma mais precisa falhas que podem vir a ocorrer.

Ainda sob o guarda-chuva da TIC Trens e do programa SP Nos Trilhos, do Governo Federal, o TIC Eixo Norte conta com investimento de R$ 14,2 bilhões. O início das obras está previsto para este primeiro semestre de 2026, e a expectativa é de que sejam gerados mais de 10 mil empregos.

Quando concluído, o trajeto deverá ser realizado em cerca de 60 minutos, com integração ao TIM (Trem Intermetropolitano) e à Linha 7–Rubi, esta que teve a operação repassada da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para a TIC Trens.

Vinícius de Oliveira e Yuri Sena, para o Diário do Transporte

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Jr. disse:

    As estações Lapa, Água Branca e Pirituba precisam ser reconstruídas com urgência. Nem tem como realizar melhorias, elas precisam de um novo projeto e principalmente de acessibilidade – a escada de acesso à estação Pirituba na Av. Paula Ferreira é totalmente inadequada. Enquanto isso, o terreno onde poderia ser feito um acesso térreo, ao lado da escada, está ocupado por uma organização religiosa.

    1. Sebá Andrade disse:

      Perfeito. Não há o que acrescentar nesse comentário. A estação Pirituba não existe para quem necessita acesso especial.

      1. rosangela Alves disse:

        Bom dia a estação de Francisco. OrTo tá abandonado e precisa de limpeza as escadas sempre paradas os deficientes largados e se tem uma passagem na. Parte de cima tão grande pra que serve se vive fechada para cadeirantes e chuvas fortes precisa ser feito uma cobertura da saída da catraca até a escadaria que dá acesso à escada rolante às pessoas ficam todas tumultuadas dentro da estação esperando a chuva passar e os trens chegando e as pessoas ali dentro

  2. Wal disse:

    Infelizmente a segurança dentro dos trens da linha Rubi deixa a desejar. Os seguranças não ficam circulando dentro dos vagões, como a antiga empresa fazia. A sujeira é nítida dentro dos vagões.

  3. Zilda disse:

    Engraçado né começar com a Piqueri, as que mais necessitam de uma reforma urgente tá lá alagando em dias de chuva. 🤔

  4. Elizabete disse:

    Bom dia sou Elizabete, aproveito a oportunidade para expor nossa indignação, parabéns por melhorar estação Piqueri, mas temos estações sem escada rolante, sem um elevador como por exemplo a estação Pirituba, isso e um absurdo!.
    A quem for capaz de ler meu texto, gratidão.

    1. Marcelo Serafinelli disse:

      Sinto muito Elizabeth,só nos usuários sabem os problemas,os olhos de quem administra estão em puxar saco para melhores benefícios.

  5. SHIRLEI APARECIDA DA CONCEICAO TOLEDO disse:

    Se funcionar no horario, e wem ambulantes seria otimo, desde que assumiu, nunca cumpre os intervalos corretos, e o comercio dentro um.inferno.

  6. Izilda Santis disse:

    Bom dia! Exatamente concordo com o comentário acima. A estação Piqueri precisa ser modernizada mas Lapa e Pirituba é até vergonhoso o descaso pela falta de acessibilidade uma vez que recebem um fluxo gigantesco de clientes passageiros. Pirituba é ponto de transferência do terminal de onibus para o trem e de pessoas vindas de bairros mais distantes que necessitam do transporte ferroviário, bem como o bum imobiliário com dezenas de prédios no bairro e aumento de população.
    Passageiros com dificuldade de locomoção são humilhados por terem que ser carregados pelos colaboradores escada acima (ou abaixo)
    MODERNIZAÇÃO URGENTE PARA ESTAÇÕES PIRITUBA E LAPA.
    PRIORIDADE JÁ!!!!

  7. Bruno Marcelo disse:

    As privatizadas querem começar sempre do lado mais fácil, piqueri estação que não tem muita demanda, é mais fácil e barato, lamentável. Queremos de volta a extensão Jundiai- Rio Grande da Serra, sem a terrível baldeação na estação Barra funda.

  8. Cleberton Amaral disse:

    Tem que colocar segurança dentro dos trem tá pior que feira dia de domingo.
    Já vi vários segurança com celular na mão de vez está trabalhando.
    Fica difícil assim
    E já que vai fazer uma obra no Piqueri coloca mais uma entrada do lado direito pra melhorar.

  9. Tabata Cristina Drumond Faustino dos Santos disse:

    Infelizmente depois que a tictrens entrou na linha rubi, a estação de Francisco Morato você imunda, com vendedores ambulantes quase dentro das catracas, sem sacos de lixo nas lixeiras, ralos entupidos de sujeira, moradores de rua em toda parte, banheiros sem papel ou sabonete, o jardim horrível. Depois que você passa a catraca para fora parece um inferno. Antes de via pessoas limpando e lavando por fora, sacos de lixo coloridos para o descarte correto. Agora as canaletas estão entupidas. Bancos imundos e pessoas dormindo em toda parte. Terra pura onde era para ter um jardim. Horrível

  10. Tabata Cristina Drumond Faustino dos Santos disse:

    A

  11. Tabata Cristina Drumond Faustino dos Santos disse:

    A estação Francisco Morato está repleta de sujeira, ambulantes quase dentro das catracas, bancos sujos, lixeiras sem sacos coloridos para descarte correto, o que era pra ser um jardim é pura terra, sem vegetação, ralos entupidos de sujeira e moradores de rua em todos os pontos. Antes se via eles lavando o acesso a estação até mesmo chicletes sendo retirados do chão. Hoje está tudo largado. Banheiro sem papel e sabonete, um descaso total.

  12. Regina disse:

    Eu daria prioridade também para perus, Baltazar fideliz, botujuru, campo limpo paulista, várzea paulista e jundiai.

  13. Valter Rodrigues Souza disse:

    A estação Vila Clarice está uma CALAMIDADE a plataforma sentindo Barra Funda está caindo.

  14. Juliana Gaspar de Lima disse:

    Espero que se lembrem das estações que não tem acessibilidade como a de Campo Limpo Paulista

  15. Murilo disse:

    PRIVATIZA QUE MELHORA DISSE O CARA ESTRAGADA TARCISETE. RIDÍCULO …. OS AGENTES DE SEGURANÇA FICAM DESFILANDO NAS ESTAÇÕES SE ACHANDO MODELOS, ENQUANTO ISSO ROUBOS DE CELULARES DENTRO E FORA DAS COMPOSIÇÕES. LIXO DE EMPRESA, LIXO DE PRIVATIZAÇÃO. QUEREM VER UMA PORCARIA ???? VERÃO AS COMPOSIÇÕES CAMPINAS-CAPITAL !!!!

  16. Everton disse:

    Já passou da hora, de melhorar o acesso, da estação Pirituba, aquelas escadas são uma vergonha, principalmente, para pessoas com pouca mobilidade…. Cadeirantes, deficiente visual….

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading