Secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo diz que não há data definida para integração do transporte coletivo de Vila Velha ao Sistema Transcol, na Grande Vitória (ES)
Publicado em: 14 de janeiro de 2026
Município conta com atendimento da Viação Sanremo, atualmente operando sem licitação
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
Em entrevista ao portal Folha Vitória, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do Espírito Santo, Fábio Damasceno informou que ainda não há data estabelecida para a integração do transporte coletivo do município de Vila Velha ao Sistema Transcol, que atende a região da Grande Vitória.
Em Vila Velha, o sistema de mobilidade por ônibus municipais é gerenciado pela Viação Sanremo, que no momento presta o serviço de transporte de passageiros sem licitação.
De acordo com o secretário, para que a integração seja possível, é necessária a autorização da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/ES).
Mesmo sem prazo, Damasceno comunicou que, quando o processo for realizado, as linhas da empresa Sanremo serão assumidas pelo Transcol e deverão seguir com os mesmos itinerários, algo que já aconteceu na capital Vitória. Além disso, os usuários também passarão a pagar apenas uma passagem, diferente do momento atual, no qual necessitam pagar uma segunda passagem quando migram de um veículo da Transcol para um do sistema municipal de , e vice-versa.
É previsto também que a frota do transporte coletivo seja reforçada com novos ônibus, equipados com ar-condicionado.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte

