EM PRIMEIRA-MÃO: Trólebus do Corredor Metropolitano ABD terão nova padronização visual, inclusive os já em operação
Publicado em: 14 de janeiro de 2026
Veículos vão seguir a pintura das unidades 0 km e dos modelos a diesel convertidos em elétricos. BRT-ABC também terá design na mesma linha
ADAMO BAZANI
Todos os trólebus intermunicipais do sistema que liga a capital paulista ao ABC terão uma nova pintura.
O Diário do Transporte verificou que um trólebus, que já estava em operação, prefixo 8177, ano 2013, do Corredor Metropolitano ABD está com uma nova pintura: toda verde, a exemplo dos veículos deste tipo 0 km que foram inseridos recentemente nas linhas e dos ônibus a diesel que foram convertidos em trólebus.
O veículo 8161, do mesmo modelo e lote de fabricação, também foi repintado.
Padrão visual na mesma linha de design também vai ser adotado pelos veículos E-Trol (Trólebus mais bateria) ou puros a bateria do BRT-ABC, corredor que está em construção e deve ter o primeiro trecho inaugurado entre março e abril deste ano de 2026.
A reportagem entrou em contato com a empresa NEXT Mobilidade, responsável pelos dois corredores, e questionou se estes veículos ano 2013 foram pintados de forma isolada com o novo padrão ou se todos os trólebus vão passar a ter a cor inteiramente verde. Hoje, os modelos usados são nas cores branca e verde.
Segundo a concessionária, em nota, este será o padrão fixo visual de todos os trólebus.
Ainda de acordo com a resposta da NEXT Mobilidade, em 2025, foram comprados 10 trólebus 0 km com 21,5 metros, que substituem os modelos antigos de 12 metros, mais que dobrando a capacidade de transportes, e 11 ônibus a diesel articulados, de 18 metros, que seriam aposentados, foram transformados em trólebus, ganhando sobrevida e também ampliam o atendimento do Corredor.
Veja a resposta:
No ano passado, compraram 10 trólebus que já vieram com a pintura nova. Depois, foi feito retrofit de mais 11 veículos, também adesivados com o novo padrão. E, de agora em diante, os trólebus todos vão adotar a nova pintura


CORREDOR ABD:
O Corredor Metropolitano ABD é operado pela empresa NEXT Mobilidade, transporta 290 mil passageiros por dia e tem 45 km, sendo 12 km entre a cidade de Diadema e a região do Brooklin, na zona Sul da capital paulista, e 33 km entre o bairro de São Mateus, na zona Leste da capital, ao Jabaquara, na zona Sul, passando pelas cidades de Santo André, Mauá (Terminal Sônia Maria), São Bernardo do Campo e Diadema.
BRT-ABC:
Ao todo, serão 16 estações em um percurso de 17,5 quilômetros, entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e São Paulo.
Além do E-Trol, um tipo de ônibus que reúne as tecnologias trólebus (conectados à fiação) e baterias (podendo rodar por trechos maiores sem estar ligado à fiação) e que seria o único modelo, o BRT-ABC também vai ter coletivos de 21,5 metros de comprimento somente a baterias, os chamados elétricos plug-in.
O BRT-ABC informou que serão 20 unidades com baterias somente por causa da rede de distribuição.
Assim, em vez de 92 E-Trol, a frota será de 72 E-Trol e 20 somente com baterias.
Relembre:
BRT-ABC EM NÚMEROS (segundo a concessionária)
- Capacidade de até 600 mil passageiros/dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros/dia.
- Operação com 92 ônibus totalmente elétricos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive baterias, por meio de parceria entre empresas como Eletra, Mercedes-Benz, WEG, Caio e outras; (72 E-Trol e 20 com baterias)
- Veículos de piso baixo, não poluentes, silenciosos e confortáveis, com wi-fi e ar-condicionado;
- Trajeto em via segregada, com 16 paradas fechadas e mais três terminais;
- Bilhetagem realizada nas paradas, antes do embarque nos veículos, facilitando o acesso; embarque em nível e ampla acessibilidade;
- Custo total estimado em R$ 950 milhões, inteiramente a cargo da empresa privada operadora (Next Mobilidade); – atualizado para R$ 1,2 bilhão;
- Trajeto de 18 km, atendendo diretamente três municípios do Grande ABC (São Bernardo, Santo André e São Caetano), mais Diadema e Mauá (via Corredor ABD).
- Interligação com três terminais: São Bernardo (Paço Municipal), Tamanduateí (Linha 2-Verde do Metrô e Linha 10 Turquesa da CPTM) e Sacomã (Linha 2-Verde do metrô e Expresso Tiradentes).
- Três opções de linhas: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa (só os terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã); a linha Expressa fará o trajeto em menos de 35 minutos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes


Sábado eu peguei um Trólebus em Santo André sentido Ferrazópolis que na primeira porta de saída tinha uma goteira que molhou todo o banco reservado para idosos,especiais e um segundo banco que fica ao contrário dentro do mesmo e isso após a chuva que caiu e o ônibus lotado por volta das 19 horas 19:30 horas ou seja precisa urgentemente revisar todos esses veículos antigos pois os passageiros não podem ficar pagando uma passagem cara e andar sem conforto.
No Corredor Diadema – Brooklin, não possui eletrificação, hoje operado por ônibus Diesel, eles serão convertidos para trólebus elétricos com bateria?
Alguns serão