Problema com pantógrafo causa interrupção parcial em sentido da Linha 5-Lilás de metrô neste sábado (03); ônibus do Paese reforçam atendimento
Publicado em: 3 de janeiro de 2026
Imagens recebidas pelo Diário do Transporte mostram defeito em um dos trens
ADAMO BAZANI
Problema em um pantógrafo afeta a operação da Linha 5-Lilás de metrô, na zona Sul de São Paulo, neste sábado, 03 de janeiro de 2026.
Segundo os canais oficiais da concessionária ViaMobilidade, a circulação ocorre por via única entre as estações Capão Redondo e Largo Treze.
De acordo com a empresa, ocorreu uma falha no sistema de energia elétrica na região de Santo Amaro.
Os ônibus da Operação Paese foram acionados para atender o público no trecho afetado.
O Diário do Transporte procurou a ViaMobilidade para mais detalhes.
Os passageiros precisam enfrentar trens e estações com lotação e intervalos maiores.
Segundo a concessionária, em nota, a intercorrência foi na rede aérea, mas a ViaMobilidade não detalhou o problema.
“São Paulo, 3 de janeiro de 2026 – A ViaMobilidade informa que a Linha 5-Lilás opera em via única entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, em razão de uma falha na rede aérea da região de Santo Amaro. A medida foi adotada para que as equipes de manutenção da concessionária possam trabalhar em segurança para normalizar a operação o mais breve possível. Para complementar o atendimento da demanda de clientes, ônibus da Operação Paese também circulam no trecho. Agentes de atendimento e segurança orientam os clientes nas estações sobre a operação. No trecho entre Largo Treze e Chácara Klabin, os trens circulam normalmente.”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

