VÍDEO: Imagens mostram rede elétrica em chamas na linha 9-Esmeralda na noite de terça-feira (30); operação é normal nesta quarta (31)
Publicado em: 31 de dezembro de 2025
Circulação chegou a ser interrompida entre as estações Osasco e Presidente Altino
ARTHUR FERRARI
Imagens que circulam nas redes sociais mostram parte da rede elétrica da linha 9-Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, em chamas na noite de terça-feira, 30 de dezembro de 2025. As cenas foram registradas durante falha no sistema de energia que chegou a interromper a circulação de trens entre Osasco e Presidente Altino por volta das 21h.
Apesar do estrago capturado nas imagens, o problema foi solucionado e a operação é normal nesta quarta (31).
O vídeo mostra uma grande quantidade de faíscas saindo da ligação entre a rede elétrica e o pantógrafo de uma composição e, em seguida, o fogo gerado pelos curtos na rede.
Em nota, a concessionária afirma o trem que aparece no vídeo estava vazio e realizava manobras na região, entre as linhas 8 e 9.
Nota da ViaMobilidade na íntegra
A ViaMobilidade informa que a operação da Linha 9-Esmeralda ocorre normalmente na manhã desta quarta-feira. Na noite de ontem, uma intercorrência de energia provocou a interrupção da operação no trecho entre as estações Osasco e Presidente Altino, que registrou intervalos maiores entre os trens. Equipes de manutenção atuaram para restabelecer o trecho o mais breve possível.
A concessionária esclarece que o trem que aparece na imagem em questão estava vazio, realizando manobras na região de enlace entre as linhas 8 e 9, portanto não havia nenhum cliente no trem no momento do vídeo.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

