Trecho 1 do Rodoanel Norte é liberado para veículos nesta terça-feira (23)

Conexão entre rodovias federais entra em funcionamento com monitoramento integral, faixas duplicadas e pedágio eletrônico

ARTHUR FERRARI

O tráfego foi liberado às 6h desta terça-feira (23) no trecho inicial do Rodoanel Norte, ligando as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias. A abertura ocorre um dia após a inauguração oficial pelo Governo de São Paulo e marca a entrada em operação de 24 quilômetros de via entre os quilômetros 129 e 153, com acesso a partir do Rodoanel Leste. O primeiro deslocamento ocorreu em comboio organizado pela Polícia Militar Rodoviária.

A nova ligação tem capacidade para retirar cerca de 40 mil veículos por dia das marginais e vias urbanas da capital paulista, incluindo aproximadamente 10 mil caminhões. A expectativa é de redução do fluxo na Marginal Tietê e melhora da circulação em municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

O segmento entregue possui pistas duplas e três faixas de rolamento em cada sentido. O limite de velocidade é de 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para pesados. O pacote de obras inclui quatro túneis, com extensão total de dois quilômetros, além de viadutos e dispositivos de acesso.

A infraestrutura conta com 32 câmeras inteligentes distribuídas ao longo do trajeto, inclusive nos túneis, cinco painéis de mensagens variáveis e cobertura de telefonia móvel 4G em toda a extensão. As imagens são acompanhadas em tempo real por um Centro de Controle Operacional localizado no quilômetro 156, responsável pelo gerenciamento do tráfego e atendimento a ocorrências.

Há ainda uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário no quilômetro 135, equipada com banheiros, área de descanso e água potável, além de uma unidade da Polícia Militar Rodoviária dedicada à segurança viária.

O pavimento utilizado é o SMA (Stone Mastic Asphalt), tecnologia aplicada em rodovias de alto desempenho, com maior resistência e aderência em relação aos revestimentos convencionais. O trecho também opera com cobrança automática pelo sistema Siga Fácil, sem praças físicas. Dois pórticos, um em cada sentido, realizam a leitura de placas e tags, ambos instalados em Guarulhos (SP).

As obras foram retomadas em abril de 2024 após seis anos de paralisação e tiveram conclusão antecipada em cerca de seis meses em relação ao cronograma contratual. O trecho integra o programa SP pra Toda Obra, que prevê intervenções em 21,2 mil quilômetros de rodovias estaduais, com investimento total de R$ 30,5 bilhões, sob supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte

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