Sorocaba (SP) vai proibir circulação de motocicletas nos corredores do BRT a partir de janeiro de 2026
Publicado em: 19 de dezembro de 2025
Medida entra em vigor no dia 5, com período de adaptação de 60 dias antes do início das autuações
YURI SENA
A Prefeitura de Sorocaba anunciou que o tráfego de motocicletas nos corredores exclusivos do sistema Bus Rapid Transit (BRT) será proibido a partir de 5 de janeiro. A medida será adotada como ação preventiva voltada à redução de acidentes e à preservação de vidas, especialmente de motociclistas. Apesar do início da vigência na data prevista, haverá um prazo de 60 dias para adaptação antes do início das autuações.
A proibição será regulamentada por uma nova resolução da Secretaria de Mobilidade (Semob), que deverá ser publicada em janeiro no Jornal “Município de Sorocaba”. O tema foi apresentado pelo Executivo municipal a representantes do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região durante reunião realizada na sexta-feira (19), no Paço Municipal.
Atualmente, motocicletas podem acessar os corredores do BRT apenas para manobras de ultrapassagem, assim como veículos de transporte escolar com passageiros. O uso contínuo da faixa exclusiva configura infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Essa regra seguirá válida, com exceção mantida para os casos de ultrapassagem permitidos.
Segundo a Semob, faixas informativas serão instaladas nas 25 estações do BRT, nos dois sentidos, e agentes de trânsito irão orientar os condutores sobre a mudança durante o período de adaptação. A fiscalização será realizada tanto por equipes em campo quanto por meio do sistema de videomonitoramento.
Dados da secretaria indicam que, na Avenida Ipanema, foram registrados 47 acidentes envolvendo motocicletas e um óbito nos nove meses posteriores à liberação parcial da faixa do BRT, contra 51 acidentes e nenhuma morte no período anterior. Na Avenida Itavuvu, houve 61 acidentes e dois óbitos após a liberação, ante 58 ocorrências e duas mortes no intervalo equivalente anterior.
Além das medidas de fiscalização, a Semob informou que mantém ações educativas permanentes voltadas a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, com atividades em corredores do BRT, cruzamentos e instituições de ensino e empresas. Em 2024, foram registradas 733 autuações por uso irregular dos corredores do BRT; em 2025, até o momento, foram contabilizadas 479.
A prefeitura reforça que a observância da sinalização, dos limites de velocidade e das restrições de tráfego é fundamental para a segurança viária, especialmente em corredores exclusivos de transporte coletivo.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte

