Tarifa de metrô, trem e ônibus metropolitanos em São Paulo deve aumentar de acordo com a inflação em 2026 como os ônibus da capital

Segundo Governador Tarcísio de Freitas, ainda não houve uma definição, mas esta tem sido a prática adotada nos últimos reajustes. Governo faz previsões sobre linhas 6,17 e túnel Santos-Guarujá

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

A exemplo do que disse ao Diário do Transporte ,o prefeito da capital paulista Ricardo Nunes sobre o reajuste da tarifa dos ônibus municipais geridos pela SPTrans (São Paulo Transporte), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, indicou que os valores das passagens dos trens, metrô, monotrilho e ônibus metropolitanos devem ter reajuste no início de 2026, de acordo com a correção da inflação.

O governador disse, nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, que essa tem sido a prática adotada nos últimos anos e que, mesmo repondo as tarifas pelos índices inflacionários, têm sido necessários subsídios aos transportes metropolitanos na ordem de R$ 5 bilhões

Com relação à tarifa, é uma coisa que a gente ainda vai estudar, vai discutir. A linha que nós temos adotado e adotamos nos dois anos passados foi a de considerar a inflação no período como o grande indexador da tarifa para manter a sustentabilidade financeira do sistema, para manter um nível de aporte. Você sabe que, mesmo fazendo isso, você mantém um aporte alto.

Vamos supor que a gente repassasse a inflação do período este ano para a tarifa. Ainda assim, você teria que trabalhar com mais ou menos R$ 5 bilhões de subsídio para manter o transporte. Então, essa é uma discussão que a gente está tendo, não tem nada concluído ainda, mas nós vamos sentar com a Prefeitura para discutir.

A declaração ocorreu em evento sobre balanço de investimentos de 2025 e perspectivas para os próximos anos.

Como havia mostrado o Diário do Transporte, o prefeito Ricardo Nunes, ao se referir sobre a tarifa dos ônibus municipais, já tinha antecipado que as definições vão ocorrer após conversas com Tarcísio.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2025/12/18/aumento-da-tarifa-de-onibus-em-sao-paulo-deve-seguir-inflacao-nunes-diz-que-intencao-e-nao-dar-reajuste-real-mas-valores-para-os-passageiros-devem-subir/

Tarcísio ainda fez previsões sobre obras, projetos e intervenções na área de mobilidade.

Sobre o Metrô da Linha 6-Laranja (Vila Brasilândia/Aclimação), que tinha previsão de inauguração em outubro de 2026, o governador disse que em março começam as primeiras circulações de trem.

Já sobre o monotrilho da linha 17-Ouro, na zona Sul da Capital paulista, servindo a região do Aeroporto de Congonhas, o Governador disse que em março de 2026, também, devem começar as operações.

A respeito do túnel imerso entre Santos e Guarujá, que vai contemplar um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e faixas para ônibus, o contrato deve ser assinado em janeiro de 2026 com obras previstas a partir de março de 2026.

Em março, a gente vai estar andando na Linha 17. Em março, a gente começa a andar na Linha 6. Em janeiro, a gente assina o contrato do túnel Santos-Guarujá. Em março, a gente começa a obra do túnel Santos-Guarujá. Em março, a gente começa a obra do Trem Intercidades Campinas-São Paulo. Por quê? Porque impossível não existe.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Yuri Sena

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