Ícone do site Diário do Transporte

Eucatur tem três pedidos negados pela ANTT para operações conjuntas no Norte

Decisões publicadas no DOU desta terça-feira (18) rejeitam integrações envolvendo as cidades de Rondônia Porto Velho, Vilhena e Pimenta Bueno por descumprimento da Resolução 6.033/2023

ALEXANDRE PELEGI

A Eucatur (Solimões Transportes de Passageiros e Cargas), teve três pedidos de operação conjunta indeferidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As decisões foram publicadas na edição desta terça-feira, 18 de novembro de 2025, do Diário Oficial da União e assinadas pelo superintendente substituto da SUPAS, Anderson Lousan do Nascimento Poubel.

Confira os três pedidos negados:

1. Decisão SUPAS nº 1.674/2025

O pedido para integrar a linha Colatina/ES – Porto Velho/RO (prefixo ESRO0018034) com o trecho Vilhena/RO – Porto Velho/RO foi rejeitado.

2. Decisão SUPAS nº 1.675/2025

Novo indeferimento para operação conjunta da linha Colatina/ES – Porto Velho/RO, desta vez no prefixo ESRO0018039.

3. Decisão SUPAS nº 1.676/2025

Também foi negada a integração da linha Pimenta Bueno/RO – Rio Branco/AC (prefixo ROAC0018011) com o serviço Vilhena/RO – Porto Velho/RO.

Em todos os casos, a justificativa foi a mesma: inobservância das regras da Resolução 6.033, norma que tem norteado os indeferimentos recentes da SUPAS.

A Eucatur opera tradicionalmente no eixo Porto Velho – Vilhena – Pimenta Bueno, um dos mais movimentados da Amazônia Ocidental. As integrações solicitadas buscavam otimizar frota e viagens, conectando serviços interestaduais a operações intermunicipais do estado de Rondônia.

Com as negativas, a empresa permanece autorizada a operar suas linhas atuais, mas não poderá unificar trechos ou realizar operações conjuntas até que novos pedidos atendam integralmente às exigências regulatórias.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile