ARTESP aprova criação de viagens semiexpressas entre Barueri e Santana de Parnaíba

Nova linha 534EX1 integrará fisicamente e de forma tarifária os principais serviços metropolitanos operados pelo Consórcio Anhanguera

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) publicou nesta terça-feira (05) a Deliberação nº 585/2025, aprovada na 1171ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor, que autoriza a criação de novas viagens semiexpressas na Região Metropolitana Oeste de São Paulo, sob operação do Consórcio Anhanguera.

De acordo com o documento, a decisão cria o serviço 534EX1 Barueri (Centro) – Santana de Parnaíba (Gênesis II), com atendimento via Estação Antônio João.

As novas viagens terão integração física e tarifária com outras seis linhas metropolitanas já em operação, reforçando a conectividade entre os municípios de Barueri, Jandira, Carapicuíba, Itapevi, Osasco e Cotia.

Integração com a rede existente

As viagens semiexpressas 534EX1 serão integradas aos seguintes serviços:

  • 346TRO Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville) via Santana de Parnaíba (Residencial Valville) e Barueri (Centro);
  • 498TRO Carapicuíba (Jardim Novo Horizonte) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville);
  • 559TRO Carapicuíba (COHAB V) – Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville);
  • 860TRO Itapevi (COHAB/Jardim Paulista) – Osasco (Vila Yara) via Jandira (Centro);
  • 870TRO Osasco (Vila Yara) – Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia);
  • 870EX1 Jandira (Centro) – Cotia (Terminal Metropolitano de Cotia) via Estações Engenheiro Cardoso e Sagrado Coração.

Com isso, a nova linha 534EX1 passa a atuar como eixo de articulação entre os sistemas oeste e sudoeste da rede metropolitana, favorecendo deslocamentos intermunicipais com menor tempo de viagem e mais opções de integração.

A criação do novo serviço busca reduzir o tempo de percurso entre Barueri e Santana de Parnaíba, com um modelo de operação semiexpressa — ou seja, com menos paradas intermediárias e maior regularidade nos horários de pico.

A integração tarifária também deve permitir melhor aproveitamento do Bilhete Metropolitano e reduzir custos para quem realiza conexões múltiplas entre os municípios.

A medida reforça o processo de requalificação da rede operada pelo Consórcio Anhanguera, que atende os eixos mais adensados da Região Metropolitana Oeste — especialmente as áreas de Barueri, Alphaville e Santana de Parnaíba, que concentram grande volume de viagens pendulares para polos de trabalho e estudo.

A proposta foi analisada pela Superintendência de Transporte Coletivo (SUCOL) e fundamentada na Nota Técnica SUCOL/GPLA nº 0087031592, que apontou ganhos de eficiência e conectividade regional.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. Nei Romao disse:

    Em 60 dias ha ARTESP, já fez mais que a EMTU em 40 anos

  2. Tulio Bock disse:

    A partir de quando os servicos serão prestados?

  3. CLAYTON EDUARDO RIBEIRO DA SILVA disse:

    Sugestão de um engenheiro de civil, para a Artesp; criação de uma linha que vai de Taboão da Serra saindo do terminal municipal passando por Embu das artes no terminal rodoviário, Cotia SP, no terminal municipal em Itapevi no ponto próximo a Anhanguera, e Santana de Parnaíba.

  4. Murilo disse:

    Pelo visto, assim como nas linhas suburbanas (agora semiurbanas) vai depender de cada empresa divulgar mudanças e novidades. Mas pelo menos, fico mais tranquilo vendo que estão em busca de melhorias

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