Ícone do site Diário do Transporte

Buser, por meio da São Pio de Pietrelcina, acumula mais indeferimentos da ANTT e já soma centenas de linhas negadas em dois dias

Foto ilustrativa

Decisões publicadas nesta quarta-feira (15) negam novas solicitações de operação em rotas que partem de Niterói (RJ) com destino a cidades paulistas como Santa Isabel, Arujá, Mongaguá, Jacareí, Salto e São José dos Campos

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) negou nesta quarta-feira, 15 de outubro de 2025, mais seis pedidos de emissão de Termos de Autorização (TAR) apresentados pela empresa São Pio de Pietrelcina Transporte de Pessoas Ltda., pertencente ao Grupo Buser.

As decisões — SUPAS nº 1.460, 1.461, 1.462, 1.463, 1.464 e 1.468 — foram assinadas por Juliano de Barros Samôr, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da ANTT, e publicadas nas páginas 178 e 179 do Diário Oficial da União.

Em todos os casos, a Agência indeferiu os pedidos com base no mesmo fundamento:

“Os mercados objetos do pleito não são autorizados à requerente, em inobservância ao disposto na Resolução nº 6.033, de 21 de dezembro de 2023.”

A norma citada rege o regime de autorização para o transporte rodoviário interestadual de passageiros e tem servido de base para uma série de negativas recentes envolvendo a operadora da plataforma Buser, que utiliza a São Pio de Pietrelcina como razão social nos processos regulatórios.

Repetição de negativa: mais 6 decisões após 242 linhas recusadas

As decisões publicadas hoje reforçam o movimento iniciado ontem (14/10), quando a ANTT indeferiu 242 pedidos de linhas solicitadas pela mesma empresa.

Como mostrou o Diário do Transporte (leia aqui), a São Pio de Pietrelcina — usada pela Buser como razão social para pedidos de autorização junto à Agência — havia pleiteado mercados em diversos estados, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Distrito Federal.

Somando os novos indeferimentos publicados nesta quarta-feira, o número de solicitações rejeitadas configura um dos maiores volumes de negativas a uma única operadora na história recente da ANTT.

As decisões e os trechos negados

A seguir, os principais mercados incluídos em cada uma das decisões publicadas:

Resolução nº 6.033/2023 e o endurecimento da regulação

A Resolução nº 6.033/2023, publicada em dezembro de 2023, modernizou o modelo de autorizações, exigindo das empresas comprovação de capacidade técnica, operacional e financeira, além de critérios de planejamento de mercado e compatibilidade de rotas.

A norma também determina que novas autorizações só podem ser concedidas se não houver sobreposição injustificada com mercados existentes e se a empresa demonstrar condições efetivas de operação, regularidade fiscal e infraestrutura mínima.

No caso da Buser/São Pio, a ANTT vem aplicando de forma reiterada esses critérios para indeferir os pedidos, sustentando que a empresa não atende às exigências do marco regulatório.

Todas as seis decisões — SUPAS nº 1.460, 1.461, 1.462, 1.463, 1.464 e 1.468 — entram em vigor na data de sua publicação, mantendo suspensas as autorizações solicitadas pela São Pio de Pietrelcina Transporte de Pessoas Ltda.


Relação de Linhas Indeferidas – São Pio de Pietrelcina Transporte de Pessoas Ltda. (Buser)

DECISÃO SUPAS nº 1.460, de 8 de outubro de 2025

Trecho principal: Santa Isabel /SP

Linhas indeferidas:


DECISÃO SUPAS nº 1.461, de 8 de outubro de 2025

Trecho principal: Arujá /SP

Linhas indeferidas:


DECISÃO SUPAS nº 1.462, de 9 de outubro de 2025

Trecho principal: Mongaguá /SP

Linhas indeferidas:


DECISÃO SUPAS nº 1.463, de 9 de outubro de 2025

Trecho principal: Jacareí /SP

Linhas indeferidas:


DECISÃO SUPAS nº 1.464, de 9 de outubro de 2025

Trecho principal: Salto /SP

Linhas indeferidas:


DECISÃO SUPAS nº 1.468, de 9 de outubro de 2025

Trecho principal: São José dos Campos /SP

Linhas indeferidas:

Sair da versão mobile