Evento está marcado para segunda-feira (28), e resulta de iniciativa conjunta do Insper e do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR
ALEXANDRE PELEGI
O Observatório Nacional de Mobilidade Sustentável (ONMS), uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper e do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, anuncia o lançamento de sua Rede de Cidades. O evento de lançamento da Rede está marcado para o dia 28 de abril, ocorrendo de forma virtual, via Zoom.
Criado em setembro de 2023, o ONMS tem como missão consolidar, gerenciar e analisar dados de mobilidade urbana de municípios de médio e grande porte em todo o país. O objetivo é construir um banco de dados robusto para subsidiar a produção de pesquisas, relatórios e artigos técnicos, contribuindo para aprimorar a tomada de decisão por parte de gestores públicos e outros atores do ecossistema de mobilidade. O foco principal abrange transporte público, segurança viária e logística urbana.
A criação da Rede de Cidades representa um novo passo para o projeto. A iniciativa busca ampliar o compartilhamento estruturado de dados sobre mobilidade urbana e fomentar a colaboração entre administrações municipais brasileiras. A meta é engajar cidades na geração e troca de informações confiáveis e atualizadas, rumo à democratização do acesso a esses dados.
Durante o evento de lançamento da Rede, serão apresentados os avanços conquistados, os desafios enfrentados e será feito um convite formal para que outras cidades se juntem à iniciativa.
Sérgio Avelleda, coordenador do ONMS e do Núcleo Mobilidade Urbana do Insper, destaca que “dados bem geridos e acessíveis são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e sustentáveis” e que a Rede “amplia esse compromisso, promovendo uma cultura de colaboração entre os entes urbanos”.
A importância da colaboração e do compartilhamento de dados é reforçada pela recente parceria firmada entre o ONMS (junto ao Insper e Grupo CCR) e a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) do Rio de Janeiro. O extrato deste acordo de cooperação foi publicado no Diário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro em 12 de fevereiro de 2025. Relembre:
O acordo com o Rio de Janeiro tem como objetivo promover o desenvolvimento da mobilidade urbana, facilitando a troca de informações e dados, especialmente em transporte público, segurança viária e logística urbana. Essa colaboração busca melhorar serviços, incentivar pesquisas, qualificar a rede privada e promover atividades como eventos e a formação de um grupo de trabalho entre as cidades.
O compartilhamento de dados entre o Observatório e o Rio de Janeiro servirá de base para a Plataforma de Dados do ONMS, cujo lançamento está previsto para o primeiro semestre deste ano. O Insper garante a segurança dos dados, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa colaboração também prevê a criação de uma plataforma digital do Observatório com dados da SMTR, estudos relacionados e a apresentação dos resultados em um seminário aberto ao público.
A parceria com o Rio de Janeiro é citada como um exemplo, podendo servir de modelo para outras metrópoles que venham a integrar a Rede. Outras cidades brasileiras poderão se juntar à rede, compartilhando dados e participando de atividades como benchmarking e acesso a análises do Observatório.
Os participantes da Rede ONMS, tanto do setor público quanto privado, terão acesso à base de dados (com anonimização), participarão de uma rede de colaboração com especialistas, terão descontos em cursos do Insper Cidades e oportunidades de networking. O setor privado também pode contribuir com dados e apoio financeiro, obtendo acesso a eventos exclusivos e participação na definição de pautas de pesquisa.
O evento de lançamento da Rede de Cidades contará com a participação de Tomas Alvim, coordenador-geral do Centro de Estudos das Cidades – Laboratório Arq.Futuro do Insper; Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana; e representantes do Grupo CCR, além de Sérgio Avelleda e Helena Coelho, coordenadora-adjunta do Núcleo Mobilidade Urbana do Insper.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
