Objetivo é corrigir deficiências na frota e garantir transporte mais eficiente para a população
YURI SENA
A Prefeitura de Volta Redonda anunciou, nesta quinta-feira, 7 de novembro de 2024, uma intervenção emergencial em duas linhas de ônibus municipais operadas pela Viação Pinheiral.
As linhas 415 (Belo Horizonte-Ponte Alta) e 450 (Nova Esperança-Circular) passarão a ser administradas por outra empresa durante um período de 60 dias, com o intuito de melhorar o serviço prestado à população. A operação emergencial deve ter início nos próximos dez dias, de acordo com o prefeito Antonio Francisco Neto.
O prefeito destacou a importância da ação para permitir que a Viação Pinheiral concentre esforços em recuperar a frota e reforçar outras linhas. “A Pinheiral está tendo a oportunidade de reforçar as demais linhas que opera. Esperamos sinceramente que isso aconteça e a população sinta a melhora”, afirmou Neto.
A decisão foi tomada após a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) identificar falhas na operação da Viação Pinheiral.
Um levantamento apontou que, nos últimos 15 dias, a empresa vinha operando com uma frota reduzida em relação ao número exigido, em média, cinco veículos a menos do total necessário de 28, além de três ônibus reservas para assegurar a continuidade dos serviços. A redução de frota foi confirmada por meio de um relatório baseado em dados de GPS e também pelo aumento das reclamações sobre o estado de conservação dos veículos e frequentes interrupções de viagens devido a falhas mecânicas.
O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, informou que a prefeitura está em contato com outras operadoras para verificar a disponibilidade imediata de cinco veículos adicionais e mão de obra para garantir o serviço nas duas linhas afetadas. Caso a Viação Pinheiral não cumpra a determinação de recuperar a frota até o fim dos 60 dias, outras providências serão adotadas.
Além da intervenção nas linhas, a prefeitura destacou novos investimentos no transporte público. A Viação Elite adquiriu recentemente cinco ônibus zero quilômetro, com ar-condicionado, que serão incorporados à frota municipal na próxima semana. “É o que estamos precisando para a população ter um transporte digno”, enfatizou o prefeito.
A STMU está realizando uma vistoria completa dos veículos da Viação Pinheiral, com previsão de término até a próxima segunda-feira (11). A intervenção, segundo o prefeito, é necessária para assegurar um transporte de qualidade e cumprir o dever do poder público em atender às demandas da população.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte
