Marcas como BYD, Siemens e WEG, entre outras, apresentarão suas mais recentes inovações em tecnologias e soluções para o transporte limpo
ALEXANDRE PELEGI
De 22 a 24 de outubro, o São Paulo Expo, na capital paulista, será palco do E-MOB – Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes.
Marcas como BYD, Moura, Brasol, Siemens, WEG, entre outras, apresentarão suas mais recentes inovações em tecnologias e soluções para o transporte limpo, eficiente e integrado.
Um dos destaques será a parceria entre a Eletra e a Caio, que apresentarão os primeiros ônibus escolares 100% elétricos fabricados no Brasil. Os modelos, de 9,6m e 11,3m, prometem viagens mais confortáveis, silenciosas e seguras para estudantes, além de contribuir para a superação dos desafios de mobilidade no país.
O modelo de 9,6m, com capacidade para 41 passageiros sentados e uma vaga para cadeirante, oferece autonomia de até 140 km, também utiliza recarga regenerativa para aproveitar a energia da frenagem.
Já o modelo 11,3m (amarelo), que estará no estande da Caio/Eletra, no E-Mob 2024, comporta até 52 passageiros sentados e uma cadeira de rodas, possui autonomia de 110/120 km e recarga em movimento. Os modelos são equipados com ar-condicionado e carrocerias Foz Super da Caio, motor e baterias da WEG, tração e integração da Eletra.
A marca russa Cartrek também marcará presença, exibindo sua plataforma de mobilidade compartilhada, compatível com diversos tipos de veículos e hardwares.
Paralelamente à exposição, acontecerá o C-MOVE – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos, com curadoria da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). Durante três dias, especialistas e líderes do setor discutirão temas cruciais como as inovações em sistemas de ônibus elétricos, como as políticas públicas para a mobilidade sustentável, o futuro das baterias, infraestrutura de carregamento e micromobilidade urbana, dentre outros
A segurança e prevenção de incêndios em recargas de veículos elétricos também será tema de destaque.
A Arena de Conteúdo do E-MOB oferecerá workshops para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o setor.
O E-MOB é gratuito e aberto ao público. O credenciamento pode ser feito pelo site http://www.salaoemob.com.br.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
