Ícone do site Diário do Transporte

Ministério Público se opõe a mais uma tentativa de Sidnei Piva de tomar a Itapemirim de volta

Para promotor, empresário teve uma gestão temerária e é investigado por cometer crimes durante o comando da Itapemirim. Piva usou bons resultados da Suzantur para tentar tirar a própria Suzantur das linhas

ADAMO BAZANI

Colaborou Vinícius de Oliveira

O pedido do empresário Sidnei Piva de Jesus para voltar ao controle do Grupo Itapemirim de ônibus rodoviários sequer deve ser recebido pela Justiça.

Piva teve uma gestão temerária e é investigado por cometer crimes durante a gestão da Itapemirim

Esse foi o posicionamento formal no processo do promotor Joel Bortolon Junior, da Promotoria de Justiça de Falências, do MPSP (Ministério Público de São Paulo) sobre o pedido do empresário.

O documento foi protocolado nesta terça-feira, 23 de julho de 2024, no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e é trazido de forma exclusiva pelo Diário do Transporte (blogs e canais de vídeo que copiarem a informação, favor, respeitem os créditos)

Como mostrou o Diário do Transporte, em 15 de julho de 2024, Piva e sua empresa Piva Consulting entraram com uma petição na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Justiça de São Paulo, usando os bons números obtidos pela Suzantur para tirar a própria Suzantur do arrendamento das linhas e estruturas da Itapemirim, reverter a falência e tomar de volta o controle do Grupo Itapemirim.

Com dívidas atualizadas em R$ 2,6 bilhões, o Grupo Itapemirim, que era administrado por Sidnei Piva de Jesus, teve a falência decretada em 21 de setembro de 2022 pela Justiça de São Paulo. Como forma de recuperar ao menos uma parte do que os credores têm direito, a mesma decisão autorizou a Suzantur, empresa de Santo André, do ABC Paulista, a operar por meio de arrendamento as linhas e estruturas das empresas Viação Itapemirim e Viação Kaissara (Caiçara). As operações começaram em 04 de março de 2023 e, até maio de 2024, segundo a EXM Partners, administradora judicial da falência, têm sido um sucesso. A arrecadação cresceu substancialmente, acumulando R$ 154 milhões, a frota já conta com 152 ônibus, sendo cerca de 80 comprados 0 km e o número de funcionários, do início do arrendamento em março de 2023 a maio de 2024 (balanço mais recente) passou de 69 para 700.

Piva usou os números bem-sucedidos da Suzantur para tomar as operações das mãos da Suzantur e controlar a Itapemirim de novo. A alegação de Sidnei Piva de Jesus é que a falência não deveria ser decretada porque os números da Suzantur mostram a viabilidade das empresas.

Para o promotor, não se deve esquecer que Piva foi alvo de medidas de natureza penal pelas investigações sobre crimes no comando da Itapemirim e que sua gestão levou o Grupo Itapemirim à bancarrota

O quadro desenhado pelo administrador na resposta aos embargos ilustra com precisão a condução temerária pelos embargantes das sociedades pertencentes ao Grupo ITAPEMIRIM ao longo de anos. Comente-se que a plêiade de eventos entremeados de ilicitude e perpetrados pelos responsáveis à época ensejou, até mesmo, medidas de natureza penal em detrimento do principal administrador e ora embargante Sidnei Piva de Jesus, a ponto de ter sido afastado da gestão da ITAPEMIRIM. Não se descure que foram deflagradas investigações criminais a partir disso e, por conseguinte, o retorno deste à frente do Grupo não se mostra adequado, pois, sabidamente, levou-o à bancarrota.

Assim, o Ministério Público de São Paulo mais uma vez se coloca contra a volta de Sidnei Piva, contra a retirada da Suzantur das operações e contra a reversão da falência.

A Justiça ainda vai decidir.

O ARRENDAMENTO:

Desde 04 de março de 2023, a Transportadora Turística Suzano (Suzantur) opera por meio de arrendamento as linhas que eram autorizadas às viações Itapemirim e Kaissara, do Grupo Itapemirim, que teve a falência decretada pelo juiz João de Oliveira Rodrigues Filho, da 1ª Vara de Falências Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo no dia 21 de setembro de 2022. Na mesma decisão da falência, o magistrado autorizou o arrendamento das linhas e estruturas, como guichês, com o objetivo de angariar recursos para os credores do Grupo Itapemirim, uma vez que a Suzantur se comprometeu a repassar 1,5% da receita de vendas de passagens, com garantia de R$ 200 mil fixos por mês. Em valores atualizados, as dívidas do Grupo Itapemirim são de R$ 2,6 bilhões, contando débitos tributários, trabalhistas, com bancos e financiamentos e com fornecedores.

A arrecadação cresceu substancialmente, acumulando R$ 154 milhões, a frota já conta com 152 ônibus, sendo cerca de 80 comprados 0 km e o número de funcionários, do início do arrendamento em março de 2023 a maio de 2024 (balanço mais recente) passou de 69 para quase 700.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2024/07/12/arrecadacao-da-nova-itapemirim-apos-arrendamento-salta-de-r-11-milhao-para-164-milhoes/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Sair da versão mobile