Alguns veículos estavam com idade acima do permitido. Reunião vai tentar definir futuro de trabalhadores
ADAMO BAZANI
A Viação Cidade Real passou neste sábado, 20 de julho de 2024, a operar um conjunto de linhas que eram de responsabilidade da empresa Petro Ita, que teve decretada a caducidade do contrato na última sexta-feira (19).
A prefeitura informou que a Petro Ita não resolveu uma série de irregularidades como descumprimento de horários e itinerários e frota com idade superior ao permitido e em más condições.
A administração municipal diz que, somente no mês de junho, registou nas operações da Petro Ita, 392 falhas mecânicas, com média de 13 quebras por dia.
Além disso, entre 1º de julho e 18 de julho de 2024, foram 243 falhas, uma média de 14 quebras por dia.
LICITAÇÃO:
O contrato da Petro Ita venceria em 2025. Com a medida de decretação da caducidade, a prefeitura anunciou a antecipação de uma licitação para definir uma nova empresa.
As operações da Cidade Real no lugar da Petro Ita se concentram nos de bairros Alto da Serra e Morin com 30 ônibus. (veja ao fim da reportagem a relação)
As demais ligações continuam com a Petro Ita até novas empresas assumirem provisoriamente ou até a conclusão da licitação.
RECLAMAÇÕES:
No primeiro dia de operação da Cidade Real nas linhas que eram prestadas pela Petro Ita, ainda houve reclamações por parte dos usuários.
Além disso, foram colocados quatro coletivos com idade superior ao permitido pelo contrato, que é de oito anos para micro-ônibus e 11 anos para os ônibus convencionais.
Segundo a CPTrans, órgão da prefeitura que regula os transportes na cidade, as operações são emergenciais e ainda vão passar por ajustes.
TRABALHADORES:
Outra questão ainda que precisa ser resolvida com a saída da Petro Ita das linhas é a situação dos trabalhadores.
Com a paralisação dos serviços, haverá um excedente de mão de obra.
Nesta segunda-feira, 22 de julho de 2024, sindicato dos trabalhadores e a prefeitura se reúnem.
A prefeitura diz que criou uma “Mesa Permanente de Negociação para Realocação de Recursos Humanos” para que a Cidade Real e, depois do resultado da licitação, as empresas que vencerem, contratem os trabalhadores da Petro Ita.
No sábado, os funcionários da empresa descredenciada cruzaram os braços ainda nas linhas remanescentes.
A promessa dada aos trabalhadores é que salários e cesta básica sejam quitados até quarta-feira (24).
Caso não haja o pagamento, pode haver greve de ônibus em Petrópolis, diz o Sindicato.
LINHAS COM NOVOS PREFIXOS:
As linhas assumidas pela Cidade Real e que eram operadas pela Petro Ita continuam com os mesmos trajetos e tarifas, mas mudaram os prefixos.
Veja a relação:
- 143 – Lagoinha (antiga 429)
- 144 – Lagoinha via Visconde do Bom Retiro (antiga 455)
- 146 – Pedro Ivo via Visconde do Bom Retiro (antiga 456)
- 147 – Pedro Ivo (antiga 431)
- 148 – Alto Pedro Ivo (antiga 462)
- 149 – Pedro Ivo – Eugênio Werneck (antiga 464)
- 151 – Meio da Serra (antiga 420)
- 142 – Meio da Serra via Santos Dumont (antiga 453)
- 153 – Lopes Trovão – Comunidade São Francisco (antiga 413)
- 154 – Vila Felipe (antiga 415)
- 155 – Vila Felipe via Duas Pontes (antiga 432)
- 156 – Vila Felipe via Vila Real (antiga 458)
- 157 – Praça Catulo via Euclides da Cunha (antiga 451)
- 158 – Oswero Villaça (antiga 445)
- 159 – Noturno – Alto da Serra – Morin – Sargento Boening (antiga 495)
- 161 – Sargento Boening (antiga 419)
- 162 – Sargento Boening via Duas Pontes (antiga 433)
- 163 – Sargento Boening via Rua Paula Aguiar (antiga 457)
- 164 – Sargento Boening – Rua Paula Aguiar via Duas Pontes (antiga 452)
- 165 – Morin x Terminal Bingen (antiga 450)
- 166 – Aldo Tamancoldi (antiga 430)
- 167 – Chácara Flora – Sargento Fontes (antiga 414)
- 168 – Campinho (antiga 426)
- 169 – Oswero Villaça via Aldo Tamancoldi (antiga 468)
- 171 – Dom João Braga (antiga 434)
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
