VÍDEO: Primeiro trem da Linha 17-Ouro de monotrilho chega em Santos (SP) neste sábado (29)
Publicado em: 29 de junho de 2024
VÍDEO: Primeiro trem da Linha 17-Ouro de monotrilho chega em Santos (SP) neste sábado (29)
Projetado especialmente para o projeto da linha de monotrilho, composição foi enviada ao Brasil por navio há dois meses
ALEXANDRE PELEGI
O primeiro trem que irá operar na Linha 17-Ouro de monotrilho de São Paulo chegou ao Porto de Santos, no litoral paulista, neste sábado, 29 de junho de 2024.
A composição foi entregue ao Metrô de São Paulo no dia 26 de maio deste ano, na cidade de Guang’an, na China, onde foi fabricado.
Projetado especialmente para o projeto da linha de monotrilho, o trem foi enviado ao Brasil por navio e chegou ao Porto de Santos neste sábado, 29 de junho de 2024.
Após os procedimentos de liberação aduaneira e pagamento de taxas, o que deve demorar alguns dias, o trem será transportado ao Pátio Água Espraiada para a montagem e início dos protocolos de testes.
O protocolo garante os certificados de segurança e a liberação para a operação, no processo chamado de comissionamento.
A composição faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô junto à BYD, que fabrica as composições na China.
O cronograma estabelecido define a chegada do segundo trem ainda este ano e os demais sendo entregues no Brasil gradativamente em 2025.
“Os trens têm o modo de operação automática (UTO), utilizando tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC, que, por meio de comunicação via rádio digital, forma blocos móveis entre os trens, permitindo maior aproximação entre eles e a redução do intervalo de circulação”, informou o Governo de São Paulo.
Cada composição do monotrilho é formada por cinco carros. Os que ficam na extremidade contam com 21 assentos cada, e os intermediários com 24 assentos, totalizando 114 assentos, com capacidade total para 616 passageiros. Esse número inclui assentos prioritários e áreas para deficiente.
A composição possui passagem livre entre os carros, sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO).
Com 3,2 metros de largura, os carros de extremidade possuem 13,5 metros cada e os intermediários 10 metros de comprimento cada, além da área de passagem 0,95 metros, totalizando 60,8 metros de comprimento.
Cada carro possui quatro portas, duas em cada lado, medindo 1,6 metros de largura que respeitam as normas e critérios de acessibilidade.
As paredes laterais estão equipadas com janelas panorâmicas tipo basculantes, que podem ser abertas caso necessário, garantindo ventilação de emergência para os passageiros.
O monotrilho opera sobre vigas de concreto de 800mm de largura e possui dois truques por carro, sendo cada um equipado com um motor de tração, duas rodas de carga, quatro rodas-guia e duas rodas estabilizadoras.
O monotrilho opera com uma tensão nominal de 750 Vcc, com velocidade operacional de 80 km/h, e está equipado com baterias de tração, que funcionam como fonte de energia reserva para o veículo, garantindo assim que o trem chegue à próxima estação, mesmo que haja interrupção no fornecimento de energia. Esse expediente proporciona segurança maior para o usuário em caso de emergência operacional.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

